sábado, 1 de maio de 2010

16 ANOS DE MINISTÉRIO PASTORAL. OBRIGADO, SENHOR!

Há 16 anos, no dia 30 de abril de 1994, eu estava sendo ordenado ao ministério pastoral batista na cidade de Teófilo Otoni, MG, a pedido da Igreja Batista Central em Japuiba, Angra dos Reis, RJ, comunidade que pastoreio até os dias atuais. Ainda me recordo da sensação que tive quando obtive sobre minha cabeça a oração de pastores tão fiéis ao ministério do Senhor Jesus Cristo naquela noite memorável! Como sou feliz por estar no ministério, lembro com exatidão daquilo que o apóstolo Paulo disse:

(I Timóteo 1:12) - E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus SENHOR nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério;

E, ontem para marcar essa data registro três momentos, que me fazem ser grato a Deus imensamente. Logo na hora do almoço recebo uma ligação que não pude atender no momento, pois tenho o compromisso pessoal de não atender ligações nessa que para mim é "hora sagrada", o momento das refeições. Depois mais tarde retornando a ligação soube que era o Gilberto, nosso missionário na cidade de Taquara, um jovem que junto com a sua linda familia começaram o trabalho batista naquela cidade próxima a Novo Hamburgo e a Porto Alegre, antes um vazio evangélico e hoje começando a brilhar com o testemunho da presença de um homem que ama a pregação expositiva e os valores da fé batista. Que presente!

Mas, ainda próximo às 19:30 recebo uma outra ligação. Meus alunos no Seminário Teológico Interdenominacional me colocam a falar no "viva voz" de um celular para saudá-los pois estavam com saudades de mim, isso porque nesse semestre não estou ministrando nenhuma disciplina para eles. Que surpresa ao perceber que sou amado e valorizado como "mestre" para uma turma valorosa de batistas, congregacionais, assembleianos que amam a teologia reformada e são apaixonados pelo crescimento sadio da igreja do Senhor Jesus Cristo.

Depois, já no final da noite e inicio da madrugada estive com um grupo de dezenas de irmãos em nossa vigilia na igreja que pastoreio. Foi um tempo precioso de comunhão, compartilhamento de experiências e orações que momentos e outros nos levaram às lágrimas diante do Senhor. No fim do programa uma mensagem do pr. Hernandes Dias Lopes sobre a recuperação de valores para o nosso ministério. Confesso que me senti mais uma vez desafiado de carregar esse título nobre e cheio das mais intensas responsabilidades: pastor!

Fiz algumas perguntas ao fim da mensagem do Hernandes (em DVD) para o grupo que permaneceu fiel na vigilia até perto das 2:30 da manhã e com elas eu encerro o meu compartilhamento neste artigo propondo uma análise sincera em relação a essas perguntas denunciadoras que servem para avaliar nosso ministério na Obra do Senhor Jesus:

* Temos servido a quem no nosso ministério? A quem queremos agradar? De quem esperamos receber elogios?

* Temos cuidado da nossa vida antes de cuidar da vida dos nossos liderados? Como anda o cuidado com o nosso corpo, a nossa saúde? E nossa apresentação pessoal, temos sido criteriosos com o que vestimos?

* Temos investido em nosso piedade pessoal? Temos dedicado tempo à oração e a leitura devocional das Escrituras? Temos pregado "todo o conselho de Deus"? Ou, temos pregado apenas às biografias bíblicas?

* Amamos a igreja local? Ou fazemos dela o principal assunto de nossas rodas após os cultos, nunca para destacarmos suas virtudes, mas para massacrarmos seus defeitos? Temos feito na igreja apenas aquilo que nós é mandado fazer ou fazemos o algo mais que o Senhor tanto espera de nós? Temos feito a obra de Deus com um sorriso nos lábios ou com "lágrimas da murmuração"?

* Temos policiado em nossos ministérios em relação aos lobos, os falsos crentes? Os promotores de heresias tem sido mantido longe dos nossos rebanhos? Temos pregado com ousadia apologética o verdadeiro evangelho ou estamos amedrontados com as críticas? Com isso, haveremos de nos tornar reféns da opinião dos outros a nosso respeito, e isso é o princípio da derrocada ministerial.

* E, como anda o nosso zelo em relação ao dinheiro? Paulo disse aos pastores de Éfeso: (Atos 20:33) - De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário. Podemos dizer o mesmo? Temos empregado o nosso dinheiro para a glória de Deus? Estamos envolvidos em dívidas impagáveis? Como anda o uso de nosso cartão de crédito? Nossa nome é "limpo na praça" ou é alvo de riso dos ímpios?

* E, por fim, como anda a nossa "saúde afetiva". O pr. Hernandes comenta que não podemos estar engessados nas nossas afeições. Temos abraçado as pessoas com carinho humano? Nossos relacionamentos são fraternos? Usamos as pessoas e amamos as coisas? Qual foi o ponto que você deixou deixou de se emocionar com o crescimento de uma pessoa de seu ministério? O que aconteceu que você deixou de sorrir, de beijar, de amar, enfim de se importar com as pessoas?

São poucas, mas relevantes perguntas. Eu as fiz (algumas delas) ontem e outras me vieram aqui à mente. Nesses dezesseis anos de ministério pastoral sinto-me desafiado a prosseguir, a despeito de algumas lutas sobre-humanas que antevejo nesses próximos dias, mas posso encerrar minha fala aqui, mais uma vez repetindo o apóstolo Paulo:

(II Timóteo 1:12) - Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.

9 comentários:

renato vargens disse...

Parabéns pela data.

Minha oraão é que vc continue sendo este pastor zeloso e compromissado com Deus e sua palavra.

Abraços,

Renato Vargens

Bianca Nelis disse...

Parabéns pastor Ezequias, seu amor por Deus e pela Igreja de Cristo é um exemplo para todos nós e em particular para mim que estou sendo pastoreada pelo pastor ha 12 anos, me lembro ainda do meu primeiro discipulado na classe de novos crentes lá na casa IBACEN! Na vigília de ontem pude recordar de meu batismo ao cantarmos o hino 308 do Cantor Cristão....quantas bençãos!!
Parabéns pelos 16 anos de ministério que tem marcado vidas como a minha!!!Que Deus lhe conceda unção dobrada do Santo Espirito da Verdade!!!

Anônimo disse...

Pastor Ezequias,

Parabéns por esta data tão sublime!

Quero aproveitar para lhe dizer o quanto o seu ministério tem abençoado a minha vida. Enquanto meu mestre no Seminário, pude conhecer a teologia reformada que impactou a minha vida trazendo luz à minha mente e fogo ao meu coração. Enquanto meu pastor emprestado [risos], o senhor tem sido um dos meus exemplos de piedade e fidelidade a Deus como também na exposição das Escrituras.

O tempo que estudei com você, aprendi a amar melhor a Deus e levar mais a sério a Sua Palavra.

Muito obrigado Senhor pela vida do nosso querido pastor Ezequias A. Marins!

Um forte abraço,
Marcos Sampaio

Cátia disse...

Parabéns Queridão.
Que Deus continue lhe dando sabedoria,saúde fisica e espiritual e fé necessaria para continuar cuidando de suas ovelhas.E eu louvo a Deus por fazer parte do seu rebanho.
Fique na Paz!!!
Abraçoss.

Leonardo Almeida disse...

Pastor, só tenho que agradecer a Deus pela sua vida e também pela vida da Débora, pois creio que estes 16 anos de ministério pastoral foram auxiliados por essa grande mulher que Deus lhe deu.
Existem pessoas que não poderiam deixar de fazer parte de nossas vidas, você é uma dessas pessoas, eu e Dani somos gratos pela sua vida e ministério. Temos aprendido muito com vocês. Parabéns! Que nosso Deus continue visitando sua vida e sua familia.
Abraços,

Leo

Anônimo disse...

Parabens pastor,tive a honra de ser batizado enviado e ordenado pelo senhor ao ministério que Deus me deu.

Del Leon disse...

Parabéns pastor,
Que o Senhor continue abençoando sua vida e a sua familia grandemente, como já vem fazendo. Louvo a Deus pela sua vida e oro todos os dias para que você seja uma ferramenta utilizada plenamente pelo Espirito de Deus. Graças e Paz do nosso Senhor Jesus.

Jorge Eduardo Geraldo disse...

Querido mestre e amigo pr. Ezequias, parabéns por mais um ano de um ministério abençoado, que quanto a mim, tanto ajudou. Para o amado deixo uma palavra da parte do Senhor:

Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração... 2Cro 16.9a

Ana Paula Esquivel disse...

Parabéns pr. Queridão!!
Obrigada por nos ensinar tanto!!!
Deus o abençoe, te dê força e consolo sempre que precisar... pois a felicidade de estarmos fazendo aquilo que Deus nos outorgou não nos livra dos espinhos do caminho!!
Um grande abraço!!