sexta-feira, 3 de setembro de 2010

ORANDO PELO BRASIL NO DIA 07 DE SETEMBRO

Por iniciativa da Junta de Missões Nacionais, da Convenção Batista Brasileira, estaremos mobilizados como Batistas Brasileiros a elevarmos um clamor a Deus ao meio dia no dia sete de setembro pela evangelização de nosso país.


Eu consigo ver alguns movimentos positivos nos contextos de várias denominações acerca de um despertamento para a evangelização de nossa Pátria. Já é possível ver alguns sinais, mesmo que diminutos de que um avivamento pode estar à caminho. E eu reitero, pode estar a caminho, pois o avivamento não é só o crescimento do fervor evangelístico, obviamente existem outras marcas que não podemos desconsiderar.


Missões em solo pátrio é o desafio de toda igreja que deseja fazer com que a luz do evangelho brilhe forte aqui perto de nós. O Brasil é um país que viveu em sua história sucessivos golpes e não possui uma identidade empreendedora e, com isso o evangelho por aqui sempre foi "estrangeirado" e caracterizado por divisões internas. Temos de crer de que um novo tempo precisa chegar para o nosso país!


Ariovaldo Ramos segue uma tese em seu livro, "nossa igreja brasileira", ele diz que após passarmos as comemorações de nossos quinhentos anos de descobrimento e os 150 anos de presença evangélica corremos o risco de repetir a história de golpes que ocorreram no Brasil, pois segundo ele, "nossa geração está sendo caracterizada pela ascenção de maus pastores que, a partir de uma colheita que, de fato, tem a ver com a qualidade de semeadura dos pioneiros, têm praticado o despotismo e o tráfico de influências, entre outras coisas".


Temos de romper com os "caudilhos" das nossas principais denominações e partirmos para o entendimento de que a maior riqueza da nossa igreja são as pessoas e não o seu patrimônio ou nome denominacional! Pensando assim, iremos investir naquilo que realmente importa para Deus que é a plantação de novas igrejas no solo nacional, seguindo os princípios do apóstolo Paulo, quando disse: "ora, tudo faço por causa do evangelho, pra dele tornar-me co-participante." (I Corintios 9.23)


Temos alguns conselhos a dar para não apenas orarmos no dia 07 de setembro ao meio dia, mas fazermos mais pela evangelização na nossa Pátria: 


01) Invistamos nos seminários que não estão nos grandes centros, e sobretudo os que não são apadrinhados pelas grandes denominações. Precisamos parar de manter verdadeiros "elefantes brancos", que são seminários mantidos pelas nossas juntas à custos exorbitantes e servindo de cabide de empregos para pastores mal sucedidos no ministério. Invistamos em seminários onde os nossos membros irão se sentir atraídos pelo ambiente piedoso, simplicidade e currículos voltados para o exercício do ministério pastoral "à moda antiga", onde o cuidado com as pessoas se antepõe ao amor pela estrutura.


02) Levemos nossos jovens para conhecerem o campo missionário. Disse ontem aqui para um dos meus líderes, creio que é tempo dos nossos jovens terem uma experiência de campo missionário. Mas, não seria algo como um final de semana, que eles vão ter mais como intercâmbio, passeio ou mero entretenimento, mas sim algo como no mínimo uma semana comendo o que o missionário come, dormindo a hora que ele dorme, visitando, orando, pregando, andando no meio das gentes, enfim um "mergulho encarnacional"!


03) Designemos uma porção generosa do orçamento pessoal para investimento em vidas! Isso mesmo, estou propondo aqui uma mudança de valores no modo como administramos nosso dinheiro. Paremos de comprar coisas que não precisamos para impressionar pessoas que não gostamos! A avareza é uma desgraça que precisa ser expurgada do nosso coração, pois ela tem impedido ofertas generosas de crentes mesquinhos que, só contribuem quando algum dinheiro sobra! Chega de sonegação ao Senhor! É tempo de fidelidade à qualquer custo!


Por fim, quero dizer que no dia 07 de setembro ao meio dia, eu, minha esposa e meu filho estaremos orando pela evangelização do Brasil, e estes conselhos são alguns apenas de minha linha ministerial, ainda estou elaborando outros como: pregações em igrejas com conferências missionárias e de treinamento de liderança (me coloco à disposição para servir as igrejas nesse sentido), eu mesmo estarei indo ao Haiti uma vez por ano para apoiar igrejas carentes de uma parceria com nossas igrejas aqui no Brasil), nossa igreja participará ativamente das campanhas missionárias dobrando os seus alvos de um ano para outro, enfim, meu ministério dará um salto de investimento maior em missões e numa paixão que tenho: pelas crianças abandonadas!


À propósito, mais uma vez não irei a "ANGRA EXPO", pois sua direção não representa a totalidade dos evangélicos de nossa cidade e também porque o que a igreja de nossa cidade precisa não é de entretenimento gospel, mas sim de um avivamento que nos faça chorar pela relação espúria que existe entre algumas igrejas e a política partidária! Chega de sermos coadjuvantes, chegou a hora de sermos protagonistas de uma nova história!


É o que penso e sugiro! À disposição para servir a você!





segunda-feira, 30 de agosto de 2010

SEM FLERTAR COM O MUNDO!

“Devemos permanecer firmes durante os períodos de perseguição, visto que a igreja cristã jamais entrou em um túnel sem fim. Muitas vezes, o túnel pode ter sido mais escuro e mais longo do que alguém ousou imaginar, mas os que permaneceram firmes em sua fé, apesar de tudo, eventualmente saíram, de novo, para a luz do sol. No caso da perseguição final, o sol será o da exaltação do Salvador, no fim do mundo.” (Stuart Olyott)

A igreja do Senhor Jesus nesse tempo está sendo convocada a rever suas posições escatológicas sem a preocupação cronológica dos eventos descritos nas Escrituras, mas com o coração aquecido pela certeza de que o Senhor Jesus virá com poder e grande glória buscar os seus eleitos. Em outras palavras não importa o “como” ou o “quando”, mas sim com “quem” virá de entre as nuvens em uma vinda repentina, gloriosa e iminente.

A postura da igreja deve ser de cautela por conta do aparecimento do Anticristo. O Novo Testamento nos conta da vinda de um anticristo pessoal, mas também nos ensina que o espírito do anticristo já está no mundo e que muitos anticristos já surgiram (I João 2.18-19; 4.3; II João 7). Esses anticristos estão na realidade preparando o terreno para o maior deles, aquele que se encontra prefigurado na figura de Antioco Epifanio nas profecias de Daniel. O aparecimento desse cidadão do inferno fará o mundo experimentar uma modalidade excepcional de poder do império das trevas.

Agora é fato que como ministros do evangelho temos a responsabilidade de persistirmos em nossa abordagem sistemática das Escrituras, ensinando “todo o conselho de Deus” (Atos 20.27) sem abrirmos concessões para os poderes estabelecidos deste mundo, pois como igreja ansiamos agradar a Deus e não aos homens.

Com tristeza verifico um flerte indecente entre a igreja apóstata e o mundo. Parece-me que cada vez mais se proliferam na igreja evangélica brasileira um espírito midiático que a faz amar a estética e desvalorizar a ética; privilegiando o discurso e abrindo mão da missão, por fim, vejo que a postura da igreja deve ser beligerante em relação aos valores do mundo, e para tanto não pode compactuar-se com o ouro das propostas indecentes e dos acordos ilícitos! A palavra de ordem de nosso tempo é: santidade!

Termino com a fala do brilhante teólogo puritano, John Owen:

“Não há qualquer imaginação com a qual o homem é iludido, se torna mais insensato; sim, nenhuma imaginação mais perniciosa do que esta: pessoas não purificadas, não santificadas, não tornadas santas nesta vida devem, posteriormente, ser conduzidas a um estado de benção que consiste no gozo de Deus. Essas pessoas não podem desfrutar a Deus, nem Deus será a recompensa delas. A santidade é aperfeiçoada no céu; mas o seu inicio está invariavelmente confinado a este mundo. Ninguém é levado ao Céu por Deus, senão aqueles que Ele santifica na terra. A Cabeça viva não admitirá membros mortos.”