sexta-feira, 9 de abril de 2010

MALAFAIA E IGREJAS-GENÉRICAS... EXPLICANDO....

Resolvo responder a dois comentários feitos recentemente. Um por Douglas Soares que passo a citar textualmente: Até onde o senhor não está jugando o coração do Malafaia e vendo apenas o cisco no olho dele?

Olha, Douglas, vamos reverentemente ao "sermão do monte", que eu considero juntamente com um autor querido, o irmão Pentecost, como "exigências de um Deus santo para uma vida santa!". Ao texto:

(Mateus 7:1) - NÃO julgueis, para que não sejais julgados.
(Mateus 7:2) - Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós.
(Mateus 7:3) - E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
(Mateus 7:4) - Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu?
(Mateus 7:5) - Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.

O julgamento a que Jesus nos proibe no texto é o "juizo condenatório", trata-se do tom que só pode advir de um juiz que "bate o martelo", definindo em seu verecdito o destino do réu. Não temos definitivamente o direito de condenar ninguém arbitrariamente quer seja para o céu ou para o inferno, essa decisão é prerrogativa exclusiva de Jesus, o justo juiz (II Timóteo 4.8).

Agora o que não nos é proibido, isso porque o próprio Jesus disse que devemos ser criteriosos em relação ao que ouvimos ou prestamos atenção honrosa para não sermos achados como os que lançam pérolas aos porcos, ou dando aos cães o que é próprio dos santos! E esse princípio encontra-se no verso imediatameante após a seção em que Jesus comenta sobre a proibição do "juízo condenatório".

(Mateus 7:6) - Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.

O que eu entendo é que já esse juizo aqui é plenamente autorizado por Jesus, e a esse eu chamaria de "juizo discriminatório". Temos de saber dis-criminar, examinar detidamente o que está sendo dito e feito por alguém que se denomina de Deus para sabermos com exatidão o que é verdade e o que é mentira, isso porque como diz um ditado popular, "nem tudo que reluz é ouro".

Pelo grego eu aprendo que a palavra "krinete" pode significar tanto pode significar "separar, distinguir, discriminar" que é bom para todo crente cuidadoso com a doutrina certa do Senhor Jesus, quanto "crítica injusta, censura prejudicial" que precisa ser evitada fortemente, e é severamente condenada por Jesus.

Para reforçar ainda mais o meu argumento digo junto com Calvino que "é preciso entender que cães e porcos são nomes que foram dados, não a toda espécie de homens debochados, ou àqueles que são destituídos do temor de Deus e da verdadeira piedade, mas àqueles que, através de evidências claras, manifestaram um desrespeito obstinado para com Deus, de modo que sua condição parece ser incurável". Logo, não há nada de errado em criticar obreiros que tem com sua conduta e atitudes impias pervertido o bom nome de Deus com ações como as já vistas pelo sr. Malafaia em seu programa de TV.

O outro comentário é de Marcelo Pereira, em um longo texto que também cito na íntegra aqui (a bem da verdade e da ética): O que é isso companheiro?
Pastor Ezequias li o seu comentário a respeito do Silas Malafaia e achei bem equilibrado, baseado na palavra, com discernimento de que o nosso amado irmão realmente está se desviando do rumo, corrompendo-se pela vaidade e pelo poder (velhas armadilhas do inimigo que já derrubaram tantos pastores de denominações históricas e "genéricas"). Fiquei curioso em conhecer mais a respeito do irmão "sapiente" e me deparo com um disparate como esse que você escreveu e me espantei. Que é isso companheiro? Leia Mateus 9.38-40 e caia na real. Há muitas igrejas históricas que são uma benção sim, mas há outras que estão frias e geladas, onde o Espírito já não sopra. Há igrejas novas e independentes que são verdadeiros absurdos, mas há os que com temor e tremor pregam a sã doutrina, cheias da alegria do Espírito. Você agora também vai querer questionar se as vidas que são transformadas nessas igrejas realmente se converteram também? Não faça isso! Quem separa o joio do trigo é o Senhor e não nós, os trabalhadores que estão semeando. Uma marca importante nos homens de Deus é o reconhecimento de suas próprias falhas e o arrependimento. Creio que você errou em querer fechar igrejas, por que não tem o direito de querer nada, pois é somente servo.

A minha "sapiência" de fato, Marcelo é pobre e irrelevante, apego-me à verdade de um texto das Escrituras que diz tacitamente: "Onde está o sábio? ONde o escriba? Onde o questionador desse século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?

É fato que tentei ler o texto que o amado me indicou, Mateus 9.38-40 e não encontrei em minha Bíblia, pois o capítulo 9 de Mateus termina justamente no verso 38 que diz: "Rogai, pois ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara". E, eu explico porque eu oro para que as "igrejas-genéricas" fechem!

Eu não tenho de fato poder para fechar igreja alguma. Ai de mim! Eu apenas estou reforçando o princípio que é caro sobre as marcas de uma igreja genuinamente verdadeira, e acerca desse assunto eu fico com as seguintes características que foram com o tempo sendo consenso entre a igreja reformada. E nesse argumento tripartide não me encontro sozinho, a saber literatura reformada, sendo que uma das referências são "teologias sistemáticas" como a que eu sugiro sempre, a do Dr. Alan Myatt com o Dr. Franklin Ferreira.

A primeira marca é a centralidade no culto na exposição da Palavra de Deus. As igrejas genuinamente verdadeiras prezam pelo princípio de que absolutamente nada no seio da igreja acontece à revelia, quer seja por tradicionalismos ou modismos, e sim por obediência aos princípios caros da Palavra de Deus. E, não estou entrando em pormenores de tradicionais ou pentecostais, eu só excluo os neo-pentecostais por acreditar que, em sua maioria eles são seguidos por personalidades que, arbitrariamente se colocam diante do povo como "apostolos", "pais", "mães", enfim são gurus da fé e logo são infalíveis. E eu creio que infalibilidade somente nas Escrituras! Logo, assumo que deixamos de ter um papa em Roma, para termos um "papa de papel", a Bíblia.

A segunda marca é a prática corrente das ordenanças bíblicas do Batismo e da Ceia do Senhor. E, novamente aqui não entro no mérito da forma, mas sim realço a essência dos "sacramentos", embora minha herança batista me induzo a pensar tanto em um (batismo) quanto em outro (ceia) como símbolos de uma fé já alcançada em Cristo Jesus. Mas, quando vejo movimentos que fazem da Ceia uma espécie de "graça em si mesma" e o batismo como um "entra e sai" do batistério sem qualquer sinal ou evidência de conversão, deduzo que tais posturas descredibilizam tais movimentos de ostentarem o nome santo de "igreja".

A terceira e última marca é a observância do principio da disciplina eclesiástica. As igrejas verdadeiramente evangélicas não permanecem com seus róis de membros inchados de homens e mulheres irregenerados e que mantém mau testemunho público explícito! As "igrejas-genéricas" são as que mantem seus membros por cabresto e não por chamado de missão! São as que não disciplinam justamente para não perderem as ofertas de seus fiéis!

Concluo de que existem "igrejas-genéricas" dentro do ramo tradicional e dentro do ramo pentecostal. E, afirmo mais uma vez que: as neo pentecostais precisam reencontrar o caminho da renúncia e da quebra do espirito de rebelião que culminaram em suas organizações como "projetos", "comunidades", "ministérios", enfim tudo, menos IGREJA.

Tenho dito. Mas, ainda estou aberto. É a minha opinião.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

MALAFAIA, FALA SÉRIO! 02 (O ATAQUE FINAL)

Olha, acabei de ver no youtoube a performance do mago Mike Mordock, assecla do Malafaia para capturar 1000 reais (em 12 vezes) do povo alienado e empobrecido do Brasil! E, olha que ele prometeu um milhão de almas!

Como o Malafaia promete algo que somente Deus pode dar? Amados, em resposta a um comentário, eu não estou julgando o homem, estou julgando suas atitudes e palavras. O crente não pode imiscuir-se de um julgamento crítico, sobretudo em relação aos falsos profetas. A Palavra de Deus é muito clara nesse sentido:

“Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos...” Mateus 24:11

“Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” II Pedro 2:1

“Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” I João 4:1

Não posso me calar diante de tanto descalabro, há muito tempo Silas Malafaia só se preocupa com seu "império pessoal", ele não tem rebanho próprio, é pastor de multidões (o que significa que é pastor de ninguém!). A ninguém presta contas, e ainda chama os Cerullos e Murdocks de profetas e homens sábios.

O comentarista William Barclay diz que "O verdadeiro profeta escuta a Deus antes de falar aos homens. Nunca duvida que ele não é nada mais que uma voz que fala da parte de Deus e um canal por onde pode fluir a graça de Deus. A obrigação do mestre e de um pregador é levar aos homens não sua idéia privada e pessoal da verdade, mas sim a verdade tal como se encontra em Jesus Cristo." Tenho para mim de modo claro que há muito a verdade sobre Jesus tem sido obliterada em relação à mensagens de auto-sugestão e tentativas de se estorquir o povo.

Não consegui ouvir o disparate do Malafaia ao mesmo tempo que via as notícias dos desabrigados de Niterói e fiquei pensando... em um país com tamanhas desigualdades e desmandos, onde a solidariedade e o nosso bem maior, termos gente com coragem de pedir R$ 1000,00 de oferta em programa evangélico é de causar nojo! Estão jogando lama na noiva de Cristo.

E sabe a maior? Sabe porque tem gente que doa para sujeitos assim? Respondo: porque tem muita gente doente nas nossas igrejas! Gente que reclama quando é votada ajuda ou benefício para o seu pastor, mas que não acha tão surreal sustentar o "ministério" de um teleevangelista claramente interessado em sua projeção pessoal. Só os doentes seguem os Malafaias da TV Brasileira!

Termino com uma história que reforça esse principio, e me comprometo a ficar por aqui nessa exposição de erro. Certo homem que estava viajando pelo Oeste dos EUA ouviu dizer que havia ali um pastor que ainda conservava o costume de chamar as ovelhas pelo nome. Foi ter com ele e lhe disse: – Permita-me pôr suas roupas e tomar seu bordão, e então vou chamar as ovelhas para virem a mim. O pastor lhe permitiu e o estranho começou a chamar uma ovelha: "Mina, Mina"; porém o rebanho todo pôs-se em fuga. Então disse ao pastor: – Nenhuma me seguirá quando a chamar? Replicou-lhe o pastor: – Sim, senhor, algumas ovelhas hão de seguir. As ovelhas doentes
seguem a qualquer pessoa."

É o que eu penso.

quarta-feira, 7 de abril de 2010

SOBRE IGREJAS GENÉRICAS

Segue a resposta a um comentarista "anônimo" de meu artigo sobre as "igrejas genéricas". Para tornar público, colo aqui o comentário do "anônimo":

Amado Pr. Ezequias, gostaria de fazer algumas colocações para finalizar com algumas perguntas.
a)Ano ano 30 (Pentecostes) Fundação da Igreja.
b) Ano 64 perseguição por Nero.
C) Ano 313 Edito de Milão.
d) Ano 1054 Cisma Igrejas Ortodoxas
e)Ano 1517 Reforma Protestante.
F)Ano 1523 Anabatistas.Luteranismo
g)Ano 1534 Igreja Anglicana.
Os desdobramentos na historia da igreja demontra que foram surgindo subdivisões que deram origens as mais diversas denominações.
Pergunto respeitosamente:
A Igreja não-generica(verdadeira) não seria apenas a Igreja que atuou até o ano 311? Ou na pior das hipoteses aquela que atuou ate 1517 data da Reforma Protestante? Ou ainda a Igreja não-generica não sería a Igreja que dela jamais saiu subdivisões? As Igrejas Historicas são originais de sí mesmas?

Abraço.

Resposta: Mesmo sendo "anônimo" retribo-lhe o seu "amado". Só para constar o que eu penso. Eu considero "igrejas-genéricas" todas aquelas que não vieram de herança reformada, logo fica fácil a identificação de "igrejas neo-pentecostais", "comunidades", "projetos" e "ministérios" nesse bojo que eu desconheço ter algum legado de seriedade bíblica e histórica.

É o que eu penso.

terça-feira, 6 de abril de 2010

MALAFAIA, FALA SÉRIO!

Olha, quando pensamos que já ouvimos de tudo neste mundo, sempre vem mais uma para nos deixar boquiabertos...Quando eu vi o Sr. Morris Cerullo pedindo uma oferta "singela" de R$ 900,00 para receber uma oração e uma Bíblia de presente do Silas Malafaia eu fiquei pensando nos loucos empobrecidos que fariam de tudo para colaborar uma vez que tudo isso seria para a "obra de Deus". E, não é que deu certo, ao menos para a compra do jato particular do pastor tele-evangelista!

Agora, vem o tal Murdock prometendo colheitas sem medida e o atendimento de três pedidos de oração (lembro-me do gênio da lâmpada de Aladin) a quem contribuir com R$ 1000,00!

Olha eu vou ser curto e grosso: o Malafaia ficou maluco ou está endividado! É muita grana e com um despropósito de fazer corar de vergonha os fundadores da nobre "Assembléia de Deus" no Brasil! Uma denominação que completará em 2011 cem anos não poderia permanecer em silêncio diante de tanto disparate! Algo precisa ser dito!

Tenho de me conter e citar as Escrituras para não ficar falando em vão e nem gastando energia intelectual para registrar um fato tão óbvio: o Malafaia foi seduzido pelo deus-Mamon!

(I Timóteo 6:6) - Mas é grande ganho a piedade com contentamento.

(I Timóteo 6:7) - Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.

(I Timóteo 6:8) - Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.

(I Timóteo 6:9) - Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.

(I Timóteo 6:10) - Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.

(I Timóteo 6:11) - Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.

(I Timóteo 6:12) - Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.

(I Timóteo 6:13) - Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão,

(I Timóteo 6:14) - Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo;

(I Timóteo 6:15) - A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso SENHOR, Rei dos reis e Senhor dos senhores;

(I Timóteo 6:16) - Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.

(I Timóteo 6:17) - Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;

(I Timóteo 6:18) - Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis;

(I Timóteo 6:19) - Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o
futuro, para que possam alcançar a vida eterna.

É o que eu penso.