sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A IGREJA TEM DONO, OK?

Nesta semana que passou, nossa igreja esteve envolvida nas comemorações dos seus 16 anos com senso redobrado de afeição pelo Senhor e desejo de mudanças estruturais e relacionais visando o cumprimento de nosso propósito enquanto agência do Reino de Deus nessa cidade.

Foram cultos efusivos, espirituais e espontâneos onde apresentamos o nosso melhor em termos humanos para um Deus que é sobrenatural e que tem agido de modo marcante em nossa curta história neste lugar.

Interessante foi a unidade de propósitos das mensagens que ouvimos neste tempo. Eu preguei na quinta, dia 13/11 no pré aniversário em Mateus 16.15-19 onde trabalhei sobre valores que precisamos retomar enquanto igreja, sobretudo no entendimento de que estamos em processo de edificação pelo fato do Senhor Jesus ter dito "edificarei a minha igreja". Citei Mattew Henry que afirmava que "nós somos construção de Deus, e uma construção é uma obra progressiva; a igreja neste tempo está em formação, como uma casa em construção".

No sábado, o pr. Luis Fernando trabalhou com base em Galátas 2.20, falando do sonho do apóstolo Paulo por uma igreja que exerça influência no mundo a partir da cruz, ele repetiu várias vezes, "não existe cristianismo sem cruz". Sua fala foi feliz, até mesmo porque veio de alguém que é filho da igreja, foi convertido aqui, chamado ao ministério aqui, preparado sob o investimento da igreja e ordenado à pedido de nossa igreja para pastorear em uma cidade próxima daqui.

Ontem, o pr. Elhiabe Antunes, pastor há 40 anos da Igreja Evangélica Congregacional aqui de nossa cidade, Angra dos Reis, foi feliz em expor a mensagem a partir de I Timóteo 3.15: "para que, no caso de eu tardar, saibas como se deve proceder na casa de Deus, a qual é a igreja do Deus vivo, coluna e esteio da verdade."

Sobre essa última mensagem, ainda com a mente fresca e o coração aquecido pelo calor das Escrituras me ponho a escrever esse artigo na pretensão de despertá-lo ainda mais para essa verdade taxativa: "a igreja tem dono".

Pr. Elhiabe disse ontem que a igreja do Senhor Jesus é bela, é forte, é valiosa, custou o sangue do próprio Jesus (I Pedro 1.18,19) e que como Rebeca foi para Isaque, Sulamita para Salomão, a noiva para o noivo, Jesus é da igreja e a igreja é de Jesus. E ela deve ser protetora, preservadora e propagadora da verdade.

A igreja é algo tão valioso, que os homens tem tentado hà séculos acabar com ela e não conseguem. J.C.Ryle dizia que "coisa alguma poderá arruiná-la ou destruí-la. Seus membros podem ser perseguidos, oprimidos, encarcerados, açoitados, degolados ou queimados, mas a verdadeira Igreja nunca se extinguirá."

Tudo isso é fascinante! Eu olho para a minha caminhada com a igreja do Senhor Jesus nestes meus 34 anos de vida e fico encantado o quanto o Senhor tem me preservado de jamais, tê-la ridicularizada a despeito das lutas e privações que já passei e ainda passo nestes presentes tempos. Entendo de que as decepções vem dos homens, é como o tapete persa invertido (como o pr. Elhiabe nos disse) parecem fios sem expressão e nexo, mas que quando colocado do modo certo expressa beleza e deleite aos olhos.

Tenho sido também parte desse tapete feio do lado errado, mas belo do lado certo! E dou as mãos para aqueles que desejam amar a igreja, por conta do seu dono, o Senhor Jesus! Não adianta tentarmos assumir as rédeas da igreja, com o nosso governo humano a igreja não teria sobrevido à primeira década de existência. Eu não tenho dúvidas de que o fundamento da sobrevivência da igreja é a ação preservadora do Senhor Jesus dando graça e favor para que os homens não acabem enfeiando aquilo que Deus idealizou de mais lindo na face da terra!

Lembro-me de C.S. Lewis quando indagado sobre a sua persistência em frequentar os cultos de uma igreja. Uma vez perguntaram para Lewis: "É necessário freqüentar um culto ou ser membro de uma comunidade cristã para um modo cristão de vida?" Sua resposta foi a seguinte:

"Esta é uma pergunta que eu não posso responder. Minha própria experiência é que logo que eu me tornei um cristão, cerca de quatorze anos atrás, eu pensava que poderia me virar sozinho, me retirando a meu quarto e lendo teologia, e não freqüentava igrejas ou estudos bíblicos; e então mais tarde eu descobri que era o único modo de você agitar sua bandeira; e, naturalmente, eu descobri que isso significava ser um alvo. É extraordinário o quão inconveniente para sua família é você ter que acordar cedo para ir à Igreja. Não importa tanto se você tem que acordar cedo para qualquer outra coisa, mas se você acorda cedo para ir à igreja é algo egoísta de sua parte e você irrita todos na casa. Se há qualquer coisa no ensinamento do Novo Testamento que é na natureza de mandamento, é que você é obrigado a participar do Sacramento e você não pode fazer isso sem ir à igreja. Eu não gostava muito dos seus hinos, os quais eu considerava poemas de quinta categoria com música de sexta categoria. Mas à medida em que eu ia eu vi o grande mérito disso. Eu me vi diante de pessoas diferentes de aparência e educação diferentes, e meu conceito gradualmente começou a se desfazer. Eu percebi que os hinos (os quais eram apenas música de sexta categoria) eram, no entanto, cantados com tamanha devoção e entrega por um velho santo calçando botas de borracha no banco ao lado, e então você percebe que você não está apto sequer para limpar aquelas botas. Isso o liberta de seu conceito solitário."

Não tenho muito o que dizer após esse testemunho. Ele é o meu também. Às vezes, confesso, penso em parar. Em desistir. Mas, ai me lembro dos santos de "sapatos de borracha", e me conscientizo que não posso me dar ao luxo de nem sequer me achar superior a estes, pois, não sou digno! Tenho de continuar. Por amor aos fiéis que não permitiram que as lutas desse tempo mal lhes roubasse a alegria de fazer parte da família de Deus, e dessa "coisa" que é bela, porque tem dono, e o seu dono é nada mais, nada menos do que o próprio Senhor Jesus.

A Ele toda honra e toda a glória! Obrigado, Jesus pela existência da igreja!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

PONHA EM ORDEM TUA VIDA!

"Põe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás". (II Reis 20.1)

Deus, através de seu profeta Isaías disse essas palavras ao rei Ezequias (aproximadamente sec. VIII a.C) por ocasião de uma enfermidade que iria vitimá-lo, caso a providência divina não lhe tivese reservado mais 15 dias, de acordo com a soberana vontade do Senhor!

Essa frase que li em minha devocional de hoje, me fez analisar as coisas que tenho de colocar em ordem na minha vida. É interessante que, o rei Ezequias, ao pensar naquilo que tinha de colocar ordem em sua casa, diz o texto bíblico, no verso seguinte ao destacado: "...E Ezequias chorou muitíssimo".

É fato que, ajustes existenciais sempre acarretam muita dor, aquele desespero da alma de se ter muito o que fazer em tão pouco tempo! Caso eu começasse hoje o meu ministério pastoral, e para trás já ficaram 15 anos, eu faria algumas coisas diferentes, e é a partir desse ponto que quero escrever nessa oportunidade.

(1) Em começando o ministério de novo, eu oraria ainda mais.

A oração é o combustível para um ministerio grandiloquente e cheio de resultados divinos. Perguntado sobre qual o segredo de seu ministério bem sucedido, C. H. Spurgeon não hesitou em responder que era porque ele tinha uma igreja que orava por ele. A impressão (e não é, certamente imaginativa) é de que ministérios que são regados à intensa oração são mais eficazes nos momentos de perdas e fracassos.

Eu já enfrentei fracassos em meus curtos anos de ministério em que eu pensei que o mundo desabaria sobre a minha cabeça. Já me senti desmotivado em subir ao púlpito da igreja, e sobretudo em me relacionar com determinados crentes. Estou sendo franco! Já pensei em desistir!

Mas, o que me agarrou ao ministério, foi a consciência de que eu tenho um chamado! O meu chamado não foi fruto de uma mera combinação de circunstâncias. Quando eu busco reminescências em minha memória eu me vejo em intensa oração no desejo de fazer a vontade do Pai em minha vida, com meus 18 anos, e certo de que, mesmo com parcos recursos eu iria sobreviver na cidade grande (Rio de Janeiro, RJ) e o Senhor iria me fazer prevalecer!

Quando passei por algumas crises por aqui no ministério (algumas que estou em desdobramentos ainda hoje) o que sempre me manteve de pé foi a promessa do Senhor de que "aquele que começou a boa obra, a aperfeiçoará até o dia de Cristo", Filipenses 1.6.

Muitas vezes eu ouvia um "estou orando por sua vida" por pessoas especiais que não sabiam (e nem pretendiam saber, pois não eram interesseiros por fatos novos), e esse fato me animava sobremaneira na esperança de que Deus estaria em breve intercedendo em meu favor na situação apertada que estava passando. Na realidade, em nenhum momento eu poderia em sã consciência sentir-me só, pois Deus sempre enviava os seus anjos-intercessores para estar junto de mim.

(2) Em começando o ministério de novo, eu estudaria mais.

Uma das críticas que eu faço à nossa denominação (Batista, CBB) é que não há um projeto de investimentos para os obreiros alargarem suas fronteiras do conhecimento em cursos de atualização, pós graduação e demais ferramentas de ensino de modo livre, desembaraçado e gratuito. A denominação tinha que, através de seus recebimentos, investir nos pastores no campo e abrir as portas dos seminários para serem centros de excelência. Mas, minha tristeza é saber que liberais podem dar aulas nos nossos seminários, e expandir seus ensinos nocivos, mas obreiros no campo sentem-se impedidos de fazer uma pós, devido aos preços estressantes que são praticados!

Mas, mesmo assim, dá para estudar um pouco mais! Na compra de livros em preços melhores, sendo "comportor" de editoras sérias nesse pais! Ainda há espaço para aqueles que desejam vender literaturas de alto nível a preços módicos, e com isso também abrir espaço para o seu crescimento pessoal, fazendo assim especializações por fora das instituições de ensino teológico que temos por ai!

Uma das bençãos recentes de minha vida é esse trabalho de ser revendedor de literatura teológica. Não tenho lucrado com isso, até mesmo porque esse não é o propósito, mas tenho, em Deus, oferecido saber bíblico à muitos com o propósito de fazê-los refletir mais nas Escrituras, tirando dela princípios para uma vida autêntica e verdadeiramente cristã.

(3) Em começando o ministério de novo, eu treinaria mais novos lideres.

Na realidade, existem determinados crentes que, por virem de outras igrejas, e por terem passado sob a direção (alguns de modo rebelde desde o inicio) de vários pastores nunca poderão se adequar à nossa visão de ministério, não adianta tentar! O néctar da igreja é o novo convertido! Devemos ter sensibilidade para trabalhar com aqueles que vêm sob a nossa liderança ministerial e contar também com crentes que tenham histórico de serviço humilde abnegado e que nunca tenham saido de suas igrejas de origem com um histórico de rebeldia quer seja explícita ou velada!

Vez por outra eu pensei que haveria possibilidade de restauração de líder com caráter arranhado! Mas, me perdoem os que pensam o contrário, não fui bem sucedido, e eu tenho experiências dolorosas para contar! Agora, o investimento em novas lideranças que são nascidas no período de nosso ministério não, o contentamento é claro e evidente! Por isso nesta reflexão eu falo em termos de treinarmos mais pessoas, semana após semana para ocupar posições de liderança em nossas igrejas, desbancando os que já foram arranhados de uma forma ou outra em outras igrejas!

Enfim, penso que essas são reflexões regadas à luz das minhas experiências nesses quinze anos, eu poderia eventualmente fazer uma coisa ou outra diferente, sem dúvida, mas tenho para mim que estes são os três pontos mais salientes que me vêm à mente nesta manhã de terça feira.

Que o Senhor que sonda os nossos coraçãos me visite com graça, e a você leitor(a) também e que possamos viver intensamente o dia de hoje, como se Cristo voltasse amanhã!

Glória a Deus!