sábado, 31 de março de 2012

A HISTÓRIA CAMINHA PARA O SEU FIM! 1

"Eis que cedo venho e está comigo a minha recompensa, para retribuir a cada um segundo a sua obra". (Apocalípse 22.13)

De acordo com os relatos bíblicos (Apocalípse 6.9-17) a vinda do Senhor Jesus será precedida por duas realidades incontestáveis: o aumento considerável do número de mártires cristãos e a irrupção de um tempo de calamidades cósmicas que culminarão no retorno ao caos pré-adâmico.

Vou começar pelos mártires que clamam por justiça "debaixo do altar". O grito deles não é o "grito dos excluídos", de quem é desfavorecido, absolutamente. É o grito de quem deseja que o Reino de Deus faça justiça ao próprio nome de Deus! Em outras palavras é como se eles estivessem dizendo: "Faça algo por ti Senhor! Realiza algo em prol da tua obra, se tens interesse nela!".

Essa figura me assusta e ao mesmo tempo me consola! Trata-se das almas daqueles que foram barbaramente assassinados por conta do testemunho da Palavra de Deus e da vivência plena da vida cristã! Num sentido mais restrito da palavra, mártires seriam "crentes em Cristo que perderam a vida, prematuramente, em situações de testemunho, como resultado da hostilidade humana". Baseado nesta definição a "World Christian Encyclopedia" alega que entre o ano 33 e 2000 d.C, 69420000 cristãos foram martirizados, ou seja 0,8% de todos os cristãos em todos os tempos!

Mas eu entendo que num sentido mais "amplo" podemos incluir como mártires, todas as testemunhas do Senhor Jesus que de forma direta ou indireta sofrem algum tipo de privação ou discriminação pelo fato de serem cristãos! Nesse caso posso incluir o médico inglês que, recentemente foi demitido de seu hospital em Londres, justamente por enviar emails com conteúdo cristão aos seus companheiros de trabalho! E, outros se somariam, percebo que é em relação à esse número incontável de "mártires" que o Senhor Jesus referiu-se quando disse: "Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus", Mateus 5.10.

Não consigo dissociar crescimento da presença evangélica do mundo com aumento de sofrimento por parte dos verdadeiros cristãos. Digo que há uma relação entranhável entre sofrimento e missões. É impensável um cristão que vive um testemunho digno de morrer por Cristo que não suporte uma e outra chacota, privação ou ameaças por causa de sua fé em Cristo. Não é a toa que no texto de Apocalípse os mártires são vestidos com "compridas roupas brancas" (para cobrir todas as suas imperfeições) e são exortados a aguardarem por um tempo a mais para que se "completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos, como também eles o foram", (Apocalipse 6.11)

Em nosso tempo ainda há irmãos e irmãs que precisaram sofrer o martírio, alguns deles indo às raias do derramamento de sangue para que a obra missionária alcance os povos que ainda estão mergulhados no pecado! Por isso que John Piper vai dizer que no Segundo Congresso de Lausanne sobre a evangelização mundial, George Otis Jr chcou a muitos quando disse: "nosso fracasso em prosperar em países muçulmanos deve-se a ausência de mártires?".

Tenho de concordar com a sequência do pensamento bíblico que atesta que se em nossos dias não houver um "avivamento de martírios" não iremos cumprir nossa agenda de evangelização aos povos não alcançados. Há muito conforto em nosso país, o evangelho em nossas terras brasileiras transformou-se em um status a mais na sociedade. Não é a toa ouvirmos testemunhos de pagodeiros, dançarinas, lutadores de MMA, cantores, jogadores de futebol, dentre outros que declaram-se "evangélicos", mas não estão dispostos a abandonar suas profissões antagônicas aos valores do Evangelho, quanto menos perderam suas vidas pelo Cordeiro de Deus!

Minha oração é para que hajam mais mártires em nosso tempo! Por profecia bíblica, o número ainda não foi completado. Falta ainda eu e você! Vamos então caminhar a passos firmes ao nosso cadafalso pessoal, não nos esquecendo que nossa vida não tem nenhum valor em si mesma, e para nós (como já disse o apóstolo Paulo): "o viver é Cristo e o morrer é lucro".

Na próxima semana eu falo sobre a destruição progressiva da natureza criada como mais um alerta a respeito da vinda do Senhor Jesus!