terça-feira, 5 de junho de 2012

A BIBLIA E SEUS PROBLEMAS MARAVILHOSOS!


“A minha alma apega-se ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra”. (Salmo 119.25).

Essa semana recebi um email da missão “Portas Abertas”, e passo a vocês a interessante observação: “No vídeo O Livro perigoso, ouvimos a história de um fazendeiro da antiga Tchecoslováquia recebendo seu primeiro exemplar da Bíblia. Ele abraça e beija o livro e, entre lágrimas, pergunta ao homem que lhe entregou a Bíblia: "Diga-me, que problemas maravilhosos este livro lhe trouxe?".”

A Bíblia tem sido um livro tão ignorado em nossos dias, o seu uso tem se restringido a ser um adereço quando vamos a igreja para os dias convencionais de culto, e nem isso para alguns que nunca trazem o livro sagrado para a igreja! Existem crentes que são verdadeiros “agentes secretos do evangelho”, não gostam de nada que os identifique como cristãos! São medrosos demais para testemunharem de Jesus!

Ai, eu leio esse testemunho acima e não posso deixar de me indagar: “quais os problemas maravilhosos que a Bíblia vem me trazendo?”. E fico envergonhado em admitir que a Bíblia não me tem causado tantos embaraços políticos, e isso me leva a interceder, sobretudo pelos meus irmãos norte coreanos que enterram suas bíblias para serem lidas em um contexto onde serem encontrados em culto ao Senhor poderão lhe custar suas próprias vidas!

Li recentemente que na Coréia do Norte só existem exemplares da Bíblia por conta do contrabando que é feito por instituições cristãs da China e Coreia do Sul. O testemunho de um refugiado cristão, de nome Lee Joo-Chan (com o nome já adaptado à ortografia sul coreana!) é forte: “Todas as noites eles iam até o jardim e desenterravam um pote. Eles tiravam um livro de capa preta e o liam. Eles sempre nos disseram para nunca falar desse livro a outras pessoas. Eu sabia que eles não estavam brincando conosco e que seríamos mortos se outras pessoas soubessem do livro proibido. Às vezes minha mãe dizia que Deus estava vivo e que nós tínhamos que lhe obedecer”.

O fato é que a Bíblia tem trazido vários “problemas maravilhosos” a muitas pessoas em todo o mundo onde o cristianismo tem sido perseguido. E cabe a nós aqui no Brasil, pararmos a fim de valorizarmos mais a Bíblia e nos prepararmos para o tempo de perseguição que chegará também por aqui, e já percebemos alguns sinais de que se não o livro propriamente dito, ao menos o seu conteúdo já tem gerado sérias retaliações aos verdadeiramente crentes em nosso país.

Mas, infelizmente torna-se bem comum ouvirmos de crentes dos mais diversos níveis de maturidade e vivências espirituais as desculpas mais esfarrapadas na tentativa de justificarem o fato de que suas bíblias andam abandonadas nos cantos da casa, ou em cima das estantes empoeiradas! A Bíblia na vida de muita gente é apenas um livro a mais perdido dentro de casa. Isso me faz lembrar o episódio do avivamento que o Senhor Deus provocou no tempo do rei Josias, quando o livro de Deus foi encontrado dentro da casa de Deus! E o texto de II Reis 22.8 diz claramente: "Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da lei na casa do Senhor."

Posso fazer uma aplicação bem específica ao contexto do quadro de nossas igrejas, onde muitos púlpitos estão tomados por mensagens de fundo positivas, triunfalistas, com o uso dos mais diversos truques tecnológicos, mas com pouca exposição das Escrituras verso a verso! Não posso conceber um pastor que não se prepare adequadamente para assomar ao púlpito semanalmente a fim de apresentar uma mensagem cujo cerne seja o texto bíblico e não a última chamada da revista "Veja" ou uma reportagem especial do "Fantástico"! Em linhas gerais, creio que pastor tem de entender de Bíblia e não de política ou de comportamento humano!

A pergunta que não quer calar, e é com ela que encerro esse artigo é: quais os problemas maravilhosos que você e sua igreja vão enfrentando por conta da fidelidade exclusiva às Escrituras Sagradas?

Aguardo respostas.