terça-feira, 19 de junho de 2012

A MAIOR DE TODAS AS PREOCUPAÇÕES!

Confesso que não estou bem informado sobre os rumos da Conferência que está acontecendo na cidade do Rio de Janeiro, denominada "Rio + 20", pretendo ler algo daqui a alguns instantes na revista Veja desta semana que tem uma chamada alarmante: "As reais questões ambientais que afetam as pessoas aqui e agora foram esquecidas".

Aproveitando-me apenas dessa chamada, analisando suas frases e sentido, e não o conteúdo das mesmas, uma vez que não li a reportagem, gostaria de tecer algumas considerações sobre o fato de que na realidade as questões que vão influenciar decisivamente a vida das pessoas em nosso Planeta não são as de ordem ecológica (para desespero dos ambientalistas e dos "ecochatos"), mas são as de base espiritual! Saber onde se vai passar a eternidade é bem mais urgente do que tentar preservar o que sobrou do nosso já combalido (há controvérsias!) sistema ecológico.

A Palavra de Deus nos adverte que "a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus", Paulo completa seu argumento: "Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou (Deus), na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus". (Romanos 8.19,20)

Não se pode elaborar uma teologia sobre preservação do meio ambiente sem levar a sério esse texto. Vamos as evidências:

1) Toda a natureza caminha para um desbotamento natural. Em outras palavras, nada mais natural do que o envelhecimento da natureza, isso para a ideia de que haverá um fim, um "eschaton" que não poderá ser antecipado ou adiado. As pessoas debatem sobre politicas ambientalistas numa conferencia como a "Rio + 20" com discussões, ideias, projetos, e alguns planos que jamais serão plenamente estabelecidos pelo simples fato de que é inevitável admitir que caminhamos para um fim previsível. Viver já é uma tragédia anunciada! E, por mais que isso soe como fatalismo, me diga: não é nessa direção que o Senhor Jesus disse em seu "sermão do monte": "quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?", Mateus 6.27.

2) Também, mais importante do que o questionamento de políticas públicas e novos hábitos individuais para a preservação do meio ambiente o homem deveria se preocupar com a seguinte pergunta: no dia final eu serei revelado como filho de Deus? A criação aguarda com ardente expectativa, e a ideia aqui é de uma "impaciência" (Biblia na Linguagem de Hoje) pelo aparecimento dos que realmente foram adotados na familia de Deus, pelo preço do sangue de Jesus Cristo na cruz do Calvário! Não adianta sonhar com um "mundo melhor" enquanto no coração, houver um vazio de governo. Há pessoas que pensam que podem preservar o mundo exterior, sem se preocuparem com o interior, onde definitivamente Jesus precisa ter acesso ao trono do coração! Preocupa-me quando vejo crentes levantando bandeiras ecológicas e sendo negligentes na prática da evangelização! Porque mais importante do que o mundo que nos cerca é o coração que decide ou não por Jesus!

3) Por fim, um dia a natureza criada será redimida e isso não acontecerá por conta de nossa luta, será obra soberana do Senhor da nossa História! O mundo não será salvo pelo "Homem de Ferro", "Incrível Hulk", um dos "X-Men", e qualquer um dos super-heróis ou "vingadores". A impressão que tenho é que algumas pessoas lutam tanto pelo verde que acabam se tornando místicos como Leonardo Boff que abandonou (ao menos em ênfase) a luta pelos pobres (bem como todo o pessoal do PT desde que ocupou o poder!) para agora endeusar a natureza, chamando o sol e a lua de irmãos e a terra de mãe! Tenha santa paciência!

É fato que temos de ser militantes da beleza e da mordomia (boa administração) dos recursos naturais que o Senhor Deus tem nos presenteado, agora é uma linha muito fina que separa o zelo pela criação do culto à própria natureza! O criador não pode se misturar à sua criação! Logo, Deus continua no controle soberano de todas as coisas e, por isso, não precisa de nossa ajuda para manter o mundo funcionando! Apenas, nos portemos preocupados com o que realmente interessa: a propagação do evangelho que é poder para a salvação de todo aquele que crê! Deus só tem uma causa: vidas! E, cabe a nós também termos essa causa como nossa maior ambição de vida! Façamos coro com George Whitefield: "Ó Senhor! Dá-me almas ou tira a minha alma!".

É o que penso.