sexta-feira, 11 de setembro de 2009

138 ANOS DE BATISTAS NO BRASIL!

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. (I Pedro 2.9)

Os batistas foram a quarta denominação a se estabelecer em solo brasileiro. Depois dos congregacionais (1855), presbiterianos (1859), metodistas (1867), a primeira igreja batista foi organizada no dia 10 de setembro de 1871, pastoreada pelo americano Alexandre Travis Hawthorne.

Hawthorne era militar e com a derrota dos sulistas na “guerra da secessão”, acabou imigrando para o Brasil com a intenção de organizar uma colônia de americanos no interior de São Paulo, numa cidade de nome “Santa Bárbara d´Oeste”.

E foram esses colonos, os emigrados americanos, que plantaram aquela igreja que, inicialmente realizavam os cultos na língua inglesa. Posteriormente, em 1879 organizaram a segunda igreja, na localidade chamada Estação, onde hoje se situa a cidade de Americana. Mais tarde, pediram a vinda de Missionários dos EUA, para promoverem a evangelização dos brasileiros. Conseguiram êxito no intento, e, com a chegada dos primeiros missionários, Pastor William Buck Bagby e sua esposa, Anna Luther Bagby, além de Zacarias Taylor e Catarina Taylor, unidos ao primeiro brasileiro convertido, Antonio Teixeira de Albuquerque, ex-padre, rumaram para Salvador, Bahia, onde organizaram a primeira igreja batista com o propósito de evangelizar os brasileiros.

O marco pioneiro batista está em Santa Barbara d´Oeste! Hoje somos uma denominação pujante, a maior do ramo tradicional com cerca de 10 mil igrejas e mais de um milhão de membros, duas juntas missionárias, convenções em todos os estados e milhares de pastores formados e atuantes!

Mas eu ainda oro por um avivamento em nossa denominação! Há muita “meninice” em nosso meio! A máquina burocrática é muito grande, e os “administradores” são falhos em compreender que a obra denominacional precisa respirar o ar do Espírito Santo de Deus na multiplicação de recursos para a evangelização de nossa pátria!

Ouço a fazer a seguinte oração puritana, que deve ser acompanhada por todos os crentes batistas de nosso país: "Salva-me de presumir que sou muito e de buscar fazer minha vontade; Rega os corações daqueles que ouvem a tua Palavra, que aquilo que é semeado em fraqueza possa germinar em poder; Faz com que, enquanto aqui, tanto eu quanto aqueles que me ouvem vejamos a ti na luz especial da fé, e, depois daqui, na chama da glória infinita."