quarta-feira, 16 de março de 2011

QUANDO A TERRA TREME!

Estamos assistindo esbaforidos os relatos das incontáveis vítimas dos tremores de terra no Japão. Hoje eu parei a fim de pensar do papel da igreja nesse contexto de destruição, e, enquanto eu refletia nessa direção iniciei uma conversa com o pr. Mário de Freitas, diretor da missão M.A.I.S. ("Missão de Apoio a Igreja Sofredora"), www.maisnomundo.org , e ele me pediu que eu orasse por sua visita ao Japão na segunda feira agora, dia 21/03. Nesse ponto me veio um pensamento: enquanto os estrangeiros que estão no Japão estão fugindo do país que treme, os missionários (representantes das igrejas brasileiras) estão indo para o "olho do furacão".

Por isso eu creio que missões é "estar no olho do furacão". Tenho um grupo de discipulado aqui em nossa igreja com os nossos pastores e respectivas esposas onde estudamos o livro "Conhecendo Deus e fazendo a sua vontade". E, o Dr. Henry T. Blackaby desenvolve o princípio de que nós precisamos estar sensíveis para a identificação do que o Senhor vem fazendo em nosso meio para nos juntarmos a Ele nessa obra. Cito agora textualmente o que ele colocou em um dia de devocional: "Neste momento, Deus está agindo ao seu redor e na sua vida. Uma das maiores tragédias entre o povo de Deus é que, enquanto as pessoas anseiam profundamente ter uma experiência com Deus, elas, na verdade, estão tenho experiências diárias com ele, só que não se apercebem disso."

Estar onde as pessoas estão sofrendo precisa ser a essência da agenda da igreja do Senhor Jesus, uma vez que não podemos absolutamente deixar de romper o nosso comodismo para avançarmos na direção do que o Senhor está trabalhando em nosso meio. Vejo que quando a terra treme no Japão, precisamos aqui, enquanto igreja do Senhor Jesus nesse país tremermos juntos em nossas estruturas confortavelmente aplainadas pelas nossas tradições, mas distante do ideal de envolvimento com as reais necessidades das expressões cristãs no mundo que encontram-se desesperadas no clamor por mãos estendidas para ajudar.

O valor da cooperação entre os cristãos e não cristãos precisa ser tão forte em nosso conceito de status de vida a ponto de nos incomodarmos para estarmos onde o Senhor está agindo, mesmo que isso represente perigo à nossa integridade física e desconforto de perda de alguns privilégios pessoais! Há uma letra de uma música que pode perfeitamente encerrar esse meu curto artigo que serve ao propósito de simplesmente apelar ao seu coração para que você ouça a direção que o Senhor Deus deseja dar a sua vida para que, você saia da inércia e parta para uma vivência de entrega e comprometimento aos desafios missionários deste tempo que denominamos "hoje" e também "presente".

A música é de Don Moen, e a versão em português que tenho acesso é a de Marcos Goés:

Eu só quero estar onde Tu estás
Todo tempo em Tua presença 
De longe eu não quero te adorar 
Leva-me para onde estás

Eu só quero estar onde Tu estás 
Morar contigo eternamente 
Oh leva-me ao lugar onde Tu estás
Contigo quero estar Senhor
Eu só quero estar contigo
Vivendo em Tua presença 
Comendo em Tua mesa 
Rodeado por Tua glória,
Senhor Em Tua presença
  é onde eu desejo sempre estar 
Eu só quero estar
Contigo quero estar Senhor