sexta-feira, 8 de julho de 2011

APÓSTOLOS HOJE EM DIA? QUE PIADA!

"... e por derradeiro de todos apareceu também a mim, como a um abortivo. Pois eu sou o menor dos apóstolos, que nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus". (I Corintios 15.9)

Interessante que, ao mesmo tempo que recebo a notícia pelo blog de meu amigo, Renato Vargens, de que já há uma agência aqui no Brasil que vende o título de "apóstolo" por modestos R$ 2000,00, prometendo garantir a quem possui tal título o espirito de sabedoria para lidar com quaisquer questões eclesiásticas, eu repouso neste texto de I Corintios 15 e encontro Paulo, o apóstolo genuinamente bíblico, enviado com a missão de evangelizar os gentios (não judeus) vendo a si mesmo como um "abortivo".

Para entender melhor por que Paulo usa esse termo tão forte, "abortivo", do grego "ektroma" é bom rever como foi o chamado dele para ser apóstolo. O texto está em Atos 9 quanto o Senhor Jesus lança Saulo (nome antigo de Paulo) ao chão e lhe faz uma pergunta incisiva: "Saulo, Saulo, por que me persegues?". E a resposta dele é interessantíssima: "Quem és tu, Senhor?".

Na resposta de Paulo há o reconhecimento de que aquele que estava perseguindo era "Senhor", o governador de todo o mundo, a pessoa a quem ele estaria por toda vida entregue e comprometido. Desse encontro traumático, veio o termo para "abortivo" que ele usa no texto em I Corintios. Preste atenção ao comentário de Champlim:  o vocábulo grego aqui traduzido como "fora do tempo", é "ektroma", forma jônica de "ektrauma", que significa "proveniente de trauma', isto é, de injúria, de dor, e isso é uma alusão à experiência dolorosa da maioria dos abortos.

Aqui em Angra, teremos na próxima semana um evento denominado "Angra Expo 2011", que já foi cristã e hoje está cada vez menos evangélico, que terá como participação especial um apóstolo, o Doriel de Jesus! Um homem que pelo que me consta em leituras em sites e outros meios midiaticos admite receber revelações exclusivas de Deus para os nosso dias! Ai que medo! Fico imaginando se Paulo, o abortivo teria espaço para falar nesse evento, tenho imaginado que não, e sabe por que? Ele admitia por demais a sua situação de "menor dos apóstolos".

Interessante que Paulo via a si mesmo como desqualificado para a função apostólica, bem diferente dos homens hoje em dia que buscam (e alguns pagam ) por esse título. Gosto de pensar que Paulo não reconhecia que obtinha quaisquer atributos notáveis para ser chamado de "enviado de Deus" (esse é o sentido original do termo apóstolo), isso porque ele sabia que o que era, ele o era apenas pela Graça de Deus.

A Graça de Deus tem sido pouco enfatizada em nossos dias, isso porque o que vale a pena hoje em dia é o lucro fácil, são os dividendos que se adquirem por conta da notoriedade de um pregador, de uma igreja ou de uma denominação. Vivemos no tempo das "vedetes do evangelho", onde as pessoas insistem em querer brilhar mais do que o Senhor Jesus!

E, tenho dito que eventos como a "Angra Expo 2011" não contribuem em nada para o crescimento do evangelho em nossa cidade, bem como também outros programas em outras cidades que obedeçam os mesmos critérios desse evento em nossa cidade. Não acredito que o atrelamento ao poder público, materializado na imagem de pastores que subem ao gabinete do prefeito com solicitações de patrocinios integrais de seus eventos seja reflexo da seriedade com que se tem de levar a vida ministerial, em conformidade com o padrão paulino.

Confesso que fico triste quando me lembro do comentário de um funcionário de nossa Prefeitura aqui em Angra acerca de alguns pastores que subiam ás escadas do prédio público para encontrarem-se com o prefeito: "são uns sanguessugas!".

Coisa triste. Eu até diria, deplorável! A propósito: mais uma vez não vou a Expo!