quarta-feira, 23 de maio de 2012

DEUS VAI MUDAR A HISTÓRIA DO HAITI!

Desde 2010 tenho ido ao Haiti uma vez ao ano para participar de projetos de treinamento de lideres, visitação aos orfanatos, construção de templos e orfanatos e apoios aos pastores daquele tão sofrido país. O quadro que sempre presenciou é de "uma grande lixeira em forma de país", mas o que me chama a atenção é de que em meio a esse quadro caótico há uma igreja viva e alegre. Seus líderes são carentes de formação acadêmica, com pouco preparo teológico, e por conta disso são reféns de um maniqueísmo bem primitivo, numa espécie de luta entre duas forças antagônicas mas com ímpetos semelhantes (cristianismo x vodu). E, isso torna-se terreno fértil para o crescimento de superstições e sincretismos bem perigosos.

Esse ano estarei liderando um grupo que irá ao Haiti para contribuir com a formação de lideres jovens com uma visão mais saudável do Evangelho, em uma cosmovisão correta do que vem a ser a batalha espiritual que eles estão envolvidos em seu contexto. Vamos contribuir com palestras com o seguinte tema geral: "Fazendo a diferença num mundo indiferente", tendo como textos básicos, Mateus 5.13,14 e Filipenses 2.15. Os subtemas explorados por mensagens ministradas por mim, pr. Eliel Marins (Igreja Batista Central em Seropédica, RJ), Débora Marins (Igreja Batista Central em Japuiba), Rosi Lessa (Igreja Batista Nova Aurora, Campo Grande, RJ) e Enilze Lucena (Igreja Assembleia de Deus, Ministério Belém, Angra dos Reis, RJ) seguirão a seguinte ordem: "Diferença na adoração", "Diferença nos relacionamentos", "Diferença na sociedade", "Obedecendo a Palavra para ser diferente", "Diferença nos sentimentos" e "Avivados para fazer a diferença".

Serão ao todo, um grupo de 50 jovens que serão treinados em um Seminário que começará na sexta, dia 20/07 às 19:30 e terminará no sábado, dia 21/07 às 21:00. Nós estamos levantando recursos para custeio de transporte, acomodação, alimentação e todo o material das palestras (apostilado em francês) e pasta contendo brindes aos congressistas. Inicialmente pensei em custos aproximados de R$ 1000,00, mas na realidade essa projeção foi em muito subdimensionada, pois precisei me recordar de que, com essa alta do dólar, aquilo que precisamos adquirir lá tem de ter um considerável aumento. Sem contar que, todo o material de gráfica estaremos fazendo aqui no Brasil, e teremos também de dar uma oferta para cada interprete haitiano que nos ajudará nos dias do Congresso.

Em suma, precisamos levantar ofertas específicas para o Congresso de Jovens no Haiti 2012. Em havendo interesse seu em participar, me contate pelo email: ezequias@ibacen.com.br ou pelo telefone (24)33775560 para maiores informações. Venha você também, contribuir para que o Haiti tenha a sua história mudada!