sábado, 29 de novembro de 2008

ESTOU ENCANTADO!!!

Escrevo esse curto artigo (isso já é algo incomum para mim, acostumado a escrever textos mais longos...) da secretaria de nossa igreja com o coração emocionado com o que Deus vem fazendo em nosso meio nesse fim de semana. Estão sendo dias de pura benção e contentamento espirituais!

Estamos sediando o VI Congresso de Mulheres aqui da região Costa Verde... e com o grupo expressivo de quase 100 irmãs batistas temos toda uma programação voltada para a unidade e confraternização das mulheres santas das cidades de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e Mangaratiba.

Ontem tivemos a abertura do Congresso com um momento de cânticos e hinos espirituais, conduzidos por nosso ministério de música e também uma irmã especial de Monsuaba. Orações, dramatizações para conscientização de nossa unidade e devocionalidade sadias, fincadas no solo fértil da espiritualidade cristã.

O que me encanta é que tudo está sendo organizado por uma santa irmã de nome Mary, que a despeito de suas limitações (todos nós as temos) que tem apresentado uma capacidade incrível de delegação de responsabilidades e poder de agregação (o que costuma ser raro em nosso meio!). E, além disso, temos por aqui mulheres que abriram mão de dois dias do convivio familiar e eclesiástico para compartilharem umas com as outras um tempo maduro de reflexão bíblica e informações úteis para a vida cotidiana das mulheres.

Agora mesmo, às 16:38, as mulheres estão ouvindo uma palestra sobre "reaproveitamento de alimentos" dada por um funcionário da rede de hotéis Meliá, aqui de nossa cidade. E estão atentas, cerca de 40 vigorosas mulheres!

Como nossas igrejas seriam melhores se houvesse um investimento ainda mais pesado na união dos crentes! Pela manhã tivemos a Marilene Vieira que falou da necessidade de investirmos nas crianças de nossas comunidades, já diria C.H. Spurgeon que precisamos zelar dos "cordeirinhos de Jesus" para que eles não voltem até nós, já machucados, com suas lãs roupadas e suas gorduras retiradas para satisfação do "lobo dos lobos", o diabo, nosso adversário!

Estou encantado! Até mesmo porque percebo que é possível sim, trabalharmos juntos, e crermos no avanço do Reino de Deus apartir do nosso engajamento na Obra de Deus. Sem apedrejamentos, brigas por posição e doenças da alma egoísta e insatisfeita em si mesma!

Não sei não... mas, percebo já o frescor do avivamento em nosso meio! E, parece-me que as coisas começam a mudar em nosso meio... Que o Senhor Deus seja louvado em nosso meio!!!

Soli Deo Gloriae

terça-feira, 25 de novembro de 2008

NÃO OUÇA A VOZ DE ESTRANHOS!

"... mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos." (João 10.5)

Homero (e não Heródoto, como eu disse erroneamente em minha mensagem no domingo passado) escreveu uma epopéia intitulada "Iliada e Odisséia", nela ele conta uma das façanhas do mitológico Ulisses. Certa feita temendo ser assediado por sereias e acabar caindo no encanto delas e sendo consequentemente morto, ele resolveu pedir que o amarrassem numa haste dentro do navio, para que, mesmo ouvindo o canto sedutor não fosse possível sua ida até elas. Uma estratégia que acabou lhe preservando a vida.

Lembrei domingo passado dessa historieta para ilustrar a "voz dos estranhos" que precisamos estar atentos para não darmos ouvidos, caso estejamos interessados em nossa saúde espiritual. Dentre tantas "vozes de estranhos" lembro-me agora dos seguintes:

(1) A voz do consumismo irresponsável.

O governo federal vai lançar uma propaganda nos principais meios de comunicação (e isso foi anunciado ontem, após reunião ministerial na "Granja do Horto)incentivando o consumo do brasileiro. A fala é num tom de messianismo econômico uma vez que, tem sido dito e re-dito por autoridades vindas de Brasilia de que no Brasil não haverá efeitos destrutivos dessa crise internacional, por isso, "vão às compras nesse fim de ano!".

Isso se não é irresponsável é imoral! O brasileiro não pode cair nesse "conto de fadas" porque a crise financeira já pode ser percebida no bolso comum das pessoas, o que acontece é que, por estarmos por demais acostumados a vivermos no sufuco, achamos que nada mudou! Mudou sim! Vá ao supermercado, pesquise os preços das roupas, e demais acessórios de vida útil e você perceberá que houve sim, um avanço nos preços e que, com essas taxas de juros sendo ainda uma das maiores do planeta Terra qualquer cuidado e diligência nas compras será bem vindo! Isso para a sua sobrevivência financeira!

Conselheiros financeiros equilibrados têm dito: não entre 2009 com dívidas! guarde parte do 13o. para garantir os primeiros momentos do novo ano, é melhor ter os dois pés no chão e comprar o estritamente necessário sem desperdiçar com quinquilharias eletrônicas ou presentes caros para impressionar pessoas que você nem conhece direito!

Eu já citei nesse espaço a transformação que alguns valores de simplicidade, humildade e temperança têm para influenciar aqueles que, dominados pelo sistema e viciados em compras exorbitantes precisam parar e se perguntarem quando o que é suficiente será de fato suficiente! Lembro-me de um velho hino quacre, citado por Richard Foxter: "quando se adquire a verdadeira simplicidade, curvar e dobrar não é vergonha ou indignidade. Nosso deleite será virar e virar, até que, ao virar, virando vamos a consciência recobrar."

(2) A voz do erro neopentecostal.

Gostei muito de uma entrevista do bispo Robinson Cavalcanti em que ele nomeia os neo-pentecostais de "pseudo-pentecostais"! É isso mesmo! Trata-se de um desrespeito à história pentecostal desse pais, colocá-los juntos com o pessoal da Universal, Poder Mundial, Internacional da Graça, Sara Nossa Terra e outras comunidades congênires, Renascer, dentre outras!!! Essas todas são igrejas-de-mercado que satisfazem seus clientes com um mínimo de compromisso cristão aliado à ganância por enriquecimento mágico. Trata-se de uma fórmula irresistivel para uma parcela considerável da população brasileira que não vê diferença entre Jesus e o gênio da lâmpada!

Os pseudo-pentecostais afrontam o senhorio de Cristo no oferecimento instantâneo de soluções a curto prazo de questões que levariam, se o processo espiritual fosse bíblico, uma vida inteira para se tratar! Seus pastores são executivos da fé que entendem que estão diante de uma verdadeira "cruzada", angariar fundos para implantarem no Brasil um império gospel onde seus interesses vão ser "enfiados guela abaixo" das pessoas sem reflexão critica e muito menos teológica!

Não á a toa que muitos deles, tem seus representantes principais em Brasilia atendendo os seus interesses! Nesse ponto aqui eu faço um destaque preocupante: o Bispo Manuel Ferreira, da importante denominação pentecostal, representante da Igreja Assembléia de Deus, ministério de Madureira anda equivocado (ou mal intencionado) em sua suposta relação com Reverendo Moon, penso que esse fato deveria ser apurado e a sua igreja deveria se manifestar em nota pública para que a população crítica desse país não inclua essa importante denominação no mesmo rol dos pseudo-pentecostais. Esse é o meu recado.

A voz dos pseudo-pentecostais é charmosa, atraente, mas como o pecado, mostra a isca mas esconde o anzol. Não sobrevive à uma mínima hermenêutica bíblica, eu diria para esses, "nem só de pão viverá o homem", pois eles são imediatistas e preocupados por demais com o vil metal. São interesseiros e seus líderes, denominados apóstolos, missinários, bispos, dentre outros, vivem em situações de vida completamente acima da média do povo brasileiro e, demonstram cinicamente seus discursos por uma vida de fé, confundindo pensamento positivo com confiança inabalável nas promessas de Deus! São enganadores da fé simples do povo, ouso a dizer, são "ladrões e salteadores".

Fico por aqui com essas duas vozes de estranhos! Há muito mais! Mas, não quero transformar esse espaço virtual fabuloso em tribuna de protestos pessoais pura e simplesmente. Sou refém das Sagradas Escrituras, a ela me submeto e a minha consciência determina que, antes de confrontar o erro, tenho de pregar o acerto, e isso faço, cotidianamente, na dependência da Graça de Deus!

Um abração.