terça-feira, 25 de novembro de 2008

NÃO OUÇA A VOZ DE ESTRANHOS!

"... mas de modo algum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos." (João 10.5)

Homero (e não Heródoto, como eu disse erroneamente em minha mensagem no domingo passado) escreveu uma epopéia intitulada "Iliada e Odisséia", nela ele conta uma das façanhas do mitológico Ulisses. Certa feita temendo ser assediado por sereias e acabar caindo no encanto delas e sendo consequentemente morto, ele resolveu pedir que o amarrassem numa haste dentro do navio, para que, mesmo ouvindo o canto sedutor não fosse possível sua ida até elas. Uma estratégia que acabou lhe preservando a vida.

Lembrei domingo passado dessa historieta para ilustrar a "voz dos estranhos" que precisamos estar atentos para não darmos ouvidos, caso estejamos interessados em nossa saúde espiritual. Dentre tantas "vozes de estranhos" lembro-me agora dos seguintes:

(1) A voz do consumismo irresponsável.

O governo federal vai lançar uma propaganda nos principais meios de comunicação (e isso foi anunciado ontem, após reunião ministerial na "Granja do Horto)incentivando o consumo do brasileiro. A fala é num tom de messianismo econômico uma vez que, tem sido dito e re-dito por autoridades vindas de Brasilia de que no Brasil não haverá efeitos destrutivos dessa crise internacional, por isso, "vão às compras nesse fim de ano!".

Isso se não é irresponsável é imoral! O brasileiro não pode cair nesse "conto de fadas" porque a crise financeira já pode ser percebida no bolso comum das pessoas, o que acontece é que, por estarmos por demais acostumados a vivermos no sufuco, achamos que nada mudou! Mudou sim! Vá ao supermercado, pesquise os preços das roupas, e demais acessórios de vida útil e você perceberá que houve sim, um avanço nos preços e que, com essas taxas de juros sendo ainda uma das maiores do planeta Terra qualquer cuidado e diligência nas compras será bem vindo! Isso para a sua sobrevivência financeira!

Conselheiros financeiros equilibrados têm dito: não entre 2009 com dívidas! guarde parte do 13o. para garantir os primeiros momentos do novo ano, é melhor ter os dois pés no chão e comprar o estritamente necessário sem desperdiçar com quinquilharias eletrônicas ou presentes caros para impressionar pessoas que você nem conhece direito!

Eu já citei nesse espaço a transformação que alguns valores de simplicidade, humildade e temperança têm para influenciar aqueles que, dominados pelo sistema e viciados em compras exorbitantes precisam parar e se perguntarem quando o que é suficiente será de fato suficiente! Lembro-me de um velho hino quacre, citado por Richard Foxter: "quando se adquire a verdadeira simplicidade, curvar e dobrar não é vergonha ou indignidade. Nosso deleite será virar e virar, até que, ao virar, virando vamos a consciência recobrar."

(2) A voz do erro neopentecostal.

Gostei muito de uma entrevista do bispo Robinson Cavalcanti em que ele nomeia os neo-pentecostais de "pseudo-pentecostais"! É isso mesmo! Trata-se de um desrespeito à história pentecostal desse pais, colocá-los juntos com o pessoal da Universal, Poder Mundial, Internacional da Graça, Sara Nossa Terra e outras comunidades congênires, Renascer, dentre outras!!! Essas todas são igrejas-de-mercado que satisfazem seus clientes com um mínimo de compromisso cristão aliado à ganância por enriquecimento mágico. Trata-se de uma fórmula irresistivel para uma parcela considerável da população brasileira que não vê diferença entre Jesus e o gênio da lâmpada!

Os pseudo-pentecostais afrontam o senhorio de Cristo no oferecimento instantâneo de soluções a curto prazo de questões que levariam, se o processo espiritual fosse bíblico, uma vida inteira para se tratar! Seus pastores são executivos da fé que entendem que estão diante de uma verdadeira "cruzada", angariar fundos para implantarem no Brasil um império gospel onde seus interesses vão ser "enfiados guela abaixo" das pessoas sem reflexão critica e muito menos teológica!

Não á a toa que muitos deles, tem seus representantes principais em Brasilia atendendo os seus interesses! Nesse ponto aqui eu faço um destaque preocupante: o Bispo Manuel Ferreira, da importante denominação pentecostal, representante da Igreja Assembléia de Deus, ministério de Madureira anda equivocado (ou mal intencionado) em sua suposta relação com Reverendo Moon, penso que esse fato deveria ser apurado e a sua igreja deveria se manifestar em nota pública para que a população crítica desse país não inclua essa importante denominação no mesmo rol dos pseudo-pentecostais. Esse é o meu recado.

A voz dos pseudo-pentecostais é charmosa, atraente, mas como o pecado, mostra a isca mas esconde o anzol. Não sobrevive à uma mínima hermenêutica bíblica, eu diria para esses, "nem só de pão viverá o homem", pois eles são imediatistas e preocupados por demais com o vil metal. São interesseiros e seus líderes, denominados apóstolos, missinários, bispos, dentre outros, vivem em situações de vida completamente acima da média do povo brasileiro e, demonstram cinicamente seus discursos por uma vida de fé, confundindo pensamento positivo com confiança inabalável nas promessas de Deus! São enganadores da fé simples do povo, ouso a dizer, são "ladrões e salteadores".

Fico por aqui com essas duas vozes de estranhos! Há muito mais! Mas, não quero transformar esse espaço virtual fabuloso em tribuna de protestos pessoais pura e simplesmente. Sou refém das Sagradas Escrituras, a ela me submeto e a minha consciência determina que, antes de confrontar o erro, tenho de pregar o acerto, e isso faço, cotidianamente, na dependência da Graça de Deus!

Um abração.

5 comentários:

Joao Cruzue disse...

.

Vim para visitar e deixar meu abraço.

Ezequias,

Foi muito bom voce ter aceitado o desafio de publicar o legítimo conteúdo cristão nesta Macedônia Globalizada, que é a Internet.

Criar um blog e manter vivo o ânimo de continuar publicando coisas que têm o cheiro de Cristo na WEB é uma atitude completamente doida e maravilhosamente bem-vinda.

Que o SENHOR possa abençoá-lo, sempre, com muita inspiração para manter esta "loucura" em ação trabalhando com as ricas sementes do Evangelho.

Um abraço do colega,

João Cruzué - colaborador da UBE

.

Thais disse...

estava precisando ler uma palavra dessa .. agradeço muito a Deus pela sua vida! Que ele continue te usando a cada dia ++.. bjx my pastor! saudadex!
fica na paz!

Anônimo disse...

Abri esta página li sua mensagem me pre de ajuda o que sinto não posso comenta com ninguem...pode me dar conselhos!!!

Anônimo disse...

Visitando esta página li sua mensagem estou pres de ajuda pode me dar conselhos????

Anônimo disse...

Abri esta página pela primeira vez li sua mensagem, estou muito triste gostaria que me aconselhase tenho que encontrar força,possoconta com vc