sexta-feira, 10 de setembro de 2010

ABRO O MEU VOTO!

"Agora estamos na primavera da igreja cristã esperançosa e otimista- é hora de provação, e Deus está dando carta branca a Satanás, para que ele possa nos provar, para que se possa ver, que tipo de pessoa somos!!! Satanás mexe a peneira, e o cristianismo é jogado para lá e para cá; e quem não está pronto para sofrer e se denomina cristão apenas para com isso ter a esperança de conquistar bom para a sua raça e nação, é soprado como joio pelo vento destes tempos". (Martin Niemoller, 1892-1984)

Essa fala de Niemoller foi pronunciada no calor da Segunda Grande Guerra no ano de 1934 na cidade de Berlim, na Alemanhã. Era um protesto para que a igreja acordasse para um tempo de grandes dificuldades uma vez que a iniquidade estaria sendo institucionada pelos valores nazistas que começavam a cobrir de sangue a Europa e com esperança de chegar até outros lugares com requintes de intolerância, xenofobia e forte perseguição às minorias.

Sei que pode parecer radicalismo, mas a verdade é que temos de ter esse alerta como expressão de nossa realidade no Brasil, neste tempo pré-eleitoral. Eu tenho estado persuadido que somente pela misericórdia do Senhor nós não tornaremos numa "grande venezuela", uma vez que temos vivido um contexto político totalitarista, corrupto e abafador das liberdades individuais. Nessa eleição nós temos um quadro caótico de uma eleição plebiscitária onde parece-se que se "vota para trás" e não "para frente". De um lado, Dilma que representa a retomada da herança lulista e Serra de outro, envergando o retorno da política neo-liberal de FHC. E quem deseja votar por um Brasil melhor, à frente de seu tempo, com esperanças de aliar desenvolvimento econômico com políticas de preservação ambiental? Vota na Marina Silva!

Estou abrindo o meu voto em Marina Silva porque enxergo que essa eleição é por demais emblemática para permanecer em meu silêncio. Temo pelo crescimento da iniquidade em um governo que tem dado evidências claras de franco favorecimento a grupos homossexuais, tem como principal partido um grupo que tem defendido por documentos internos a aceitação de uma política aberta ao aborto e também como se não fosse o bastante tem em seu quadro elementos nocivos à liberdade de expressão! O PT representa o radicalismo que não tem coragem de se expor como radical, o que para mim é bem pior do que aqueles neo-comunistas que vivem expondo suas idéias já fracassadas na Rússia, Cuba, China e na Coréia do Norte!

Quanto a Serra ele não empolga o meu coração pela falta de diferenças em relação às políticas do governo atual e também por representar uma elite paulista que não tem conhecimento do real Brasil, bem como também pela aliança espúria com o DEM, um partido que desde a ditadura militar tem dado apoio a conchavos e apoios que beneficiam apenas um grupo de "iluminados economicamente".

A Marina representa uma esperança! Sei que sua visibilidade não é tão boa! Mas, ao menos por uma questão de fé e coragem deveríamos nos manifestar favoráveis à sua luta! Ela é evangélica, tem contrariado os homossexuais de seu partido por conta de sua declaração explícita de repúdio a "união estável entre pessoas do mesmo sexo". Estive no Haiti e vi pastores orando pela eleição de Marina Silva, me emocionei e gostaria de ver o povo de Deus de nosso país deixar de se aliar aos grupos políticos que se alternam no poder, beneficiando a si mesmos e dessem uma chance para a mudança.

Me manifesto com esse artigo, abrindo o meu voto, e o faço como cidadão brasileiro e não em nome da igreja que pastoreio ou de instituições que presido. É o meu voto!