sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

VELHAS VERDADES EM UM NOVO ANO!

Quero neste artigo dar uma contribuição na valorização das Escrituras Sagradas para um novo ano. O nome "velhas verdades" eu tomo emprestado de Eduardo Mano, um adorador-cantor que preza em suas composições pelo rigor autoritativo da Bíblia. Na realidade "colo" algumas frases sobre a Bíblia e tomo esse artigo como uma despedida de 2011, e aproveito para me dar um "repouso sabático" de 30 dias para descanso e reflexão sobre desafios maiores que o Senhor me reserva em 2012.

Deixo aqui essas impressões, e reafirmo o meu compromisso de ser fiel não aos ditames de nosso tempo e muito menos às imposições do estado hodierno da igreja evangélica brasileira, em outras palavras, não tenho compromisso com homens, mas sim com Deus. Seguem as frases, e a reafirmação de minha postura de submissão ao texto bíblico:

O que já foi dito a respeito da Bíblia:

Isaac Newton (Físico e Matemático)

“Considero as escrituras Sagradas a filosofia mais sublime. ”

“Todas as descobertas humanas parecem ter sido feitas, com o único propósito de confirmar cada vez mais fortemente as verdades contidas nas Sagradas Escrituras.”

D. Pedro II (Imperador Brasileiro)

“ Eu amo a Bíblia. Eu a leio todos os dias, e quanto mais a leio mais a amo. Há alguns que não gostam da Bíblia. Eu não os entendo, não compreendo tais pessoas; mas eu a amo; amo a sua simplicidade, e amo as suas repetições e reiterações da verdade. Como disse: eu leio-a cotidianamente e gosto dela cada vez mais.”

George Washington (Presidente dos Estados Unidos)

“É impossível governar bem o mundo sem Deus e sem a Bíblia.”

Abraham Lincoln (Presidente dos Estados Unidos)

“ Creio que a Bíblia é o melhor presente que Deus já deu ao homem. Todo o bem da parte do Salvador do mundo, nos é transmitido mediante este livro.”

Napoleão Bonaparte (General Francês)

” O evangelho não é simplesmente um livro, mas uma força viva, um livro que sobrepuja a todos os outros. A alma jamais pode vaguear sem rumo se toma este livro por seu guia.”

“ A Bíblia não é um simples livro, senão uma criatura vivente dotada de uma força que vence a todos quantos se lhe opõem.”

Billy Graham (Pregador do evangelho)

“ A Bíblia é mais atual do que o jornal que irá circular amanhã.”

Goethe (Escritor e poeta alemão)

“ Se estivesse a ser posto em prisão e pudesse levar um livro, somente escolheria a Bíblia.”

Immanuel Kant (Filósofo alemão)

“ A existência da Bíblia, como livro para o povo, é o maior beneficio que a raça humana já experimentou. Todo o esforço para depreciá-la é um crime contra a humanidade.”

C. H. Spurgeon (Pregador britanico)

“A Bíblia, toda a Bíblia e nada mais do que a Bíblia, é a religião da Igreja de Cristo.”

Bettex

“ A Bíblia é o livro que responde às perguntas de uma criança e resiste à sabedoria dos sábios.”

W. H. Seward (Governador de Nova York)

“ Toda esperança do progresso humano depende da influência sempre crescente da Bíblia.”

John Q. Adams (Diplomata americano)

“ Há muitos anos que adoto o costume de ler a Bíblia toda, uma vez por ano.”

Raymond L. Cox (Evangelista internacional)

“ A Bíblia irá lhe dar vida se a ler! Muitos que começaram a lê-la criticamente, renderam-se ao poder sagrado e substituíram o ceticismo pela fé.”

Robert Lee (General americano)

“ Em todas as minhas angústias e perplexidades a Bíblia nunca deixou de me fornecer luz e vigor.”

Lord Tennyson (Poeta inglês)

“ A leitura da Bíblia já de si é uma educação.”

Sônia M. Coelho (uma leitora da Bíblia)

“ Quem já concluiu a leitura da Bíblia, passou pela mais esplêndida universidade e conheceu o mais capacitado professor: Deus.”

Anônimo

“ A Bíblia é Deus falando ao homem; é Deus falando através do homem; é Deus falando como homem; é Deus falando em prol do homem; enfim, é sempre Deus falando.”

A PREGAÇÃO BÍBLICA ESTÁ MORRENDO!


"No fim dos tempos, o Senhor não julgará a igreja pela qualidade de sua música, e sim pela fidelidade de sua pregação". (R. Albert Mohler, Jr.)

Quando escrevi sobre o festival "Promessas" da Globo um leitor do blog disse que já participou de cultos em nossa igreja aqui em Angra e viu que cantamos músicas de Fernandinho, Eyshilla, Apascentar, dentre outras, e que não entendia a minha crítica ao momento da música evangélica brasileira por conta disso. Eu explico agora:   primeiramente eu não tenho nada contra a individualidade desses artistas, alguns deles são de fato excelentes naquilo que fazem, e já tive inclusive contatos mais próximos com alguns deles, e também em segundo plano não questiono que algumas de suas letras são edificantes e avivalistas. Em suma, cantamos aqui na IBACEN não o que o povo quer, mas sim o que for bíblico! Se é bíblico não importa quem escreveu, e muito menos quem canta!

Agora, quanto à fidelidade na pregação da Palavra de Deus, ai me parece que devemos levar bem a sério essa problemática. Eu anunciei com o meu título que a pregação bíblica está agonizando em muitos púlpitos. E, faço essa afirmação com base em relatos de meus alunos de seminário, contatos amigos do Brasil inteiro e também por observação pessoal. Alguns pastores estão partindo das chamadas "necessidades humanas" e indo para o texto bíblico como um supersticioso vai ao seu guru em busca de uma resposta instantânea para a solução de seus problemas. Em outras palavras a Bíblia deixou de ser a referência na busca de mensagens para o povo, para ser apenas aquela que oferece uma cartilha para uma boa vida supersticioso!

Nada poderia ser menos lamentável do que um pastor que sobe ao púlpito de sua igreja citando vários autores ligados à psicologia barata (e mesmo se fosse cara!), sem saber com apropriado entendimento qual a ideia central do seu texto! São pregadores de si mesmos, de seus achismos e de suas manias pessoais! E, como resultado temos rebanhos inteiros formados por homens que não sabem aplicar as verdades bíblicas no seu cotidiano. A dormência do espírito profético nos púlpitos faz com que em muitas das nossas congregações não aja mais um senso de reverência quando a Bíblia é exposta, e sabe por que? Perdeu-se a autoridade!

Ontem mesmo eu compartilhava em nossa igreja sobre Pérgamo, a igreja que amava o mundo, em uma Exposição de Apocalipse 2.12-17 e em dado momento eu falei sobre o perigo do mundanismo. Pensei a partir da definição de "mundanismo" que é explanada por John MacArthur: "é o pecado de permitir que os apetites, as ambições ou a conduta de alguém sejam moldados de acordo com os valores do mundo."

Pense comigo: quando as necessidades humanas e não a Palavra de Deus é a base de nossas mensagens à igreja, o que ouviremos dos púlpitos a não ser expressões egoísticas em discursos de auto-ajuda, neo- psicologia e arroubos de misticismos e historietas para afagar o ego das pessoas? E eu fico triste porque as pessoas estão famintas da presença de Deus, e da sua glória que deve ser superenfatizada em mensagens de poder, mas quando saem dos templos, voltam para seus lares, pigmeus em conhecimento!

Termino com uma frase adaptada de Michael Green: "sermõezinhos formam cristãozinhos"! Que Deus tenha misericórdia dos púlpitos de nosso país!

Tenho dito.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O NOVO ANO PROMETE!

Quero dedicar esse texto aos meus leitores, que me tem acompanhado em todo o ano de 2011. Em meus textos procuro sempre mencionar um apreço que tenho pela eternidade. Parto sempre do pressuposto que a nossa existencia aqui é apenas uma sombra do que viveremos no tempo "oportuno", de Deus. Dai então embaço minha última observação no blog nesse ano, com temor e tremor, na expectativa de que sua vida venha ser tocada pelo nosso Deus, soberano e imortal!


“E muitos do que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno”. (Daniel 12.2)

Tenho para mim que o novo ano promete naquilo que você se compromete! Pode parecer uma frase pronta, mas vem de uma reflexão que há tempos venho fazendo da qualidade dos nossos crentes! Sei que vivemos em um tempo cheio de possibilidades e carências adoecidas de cristãos que insistem em viver um evangelho de “shows globais” ao invés de vivenciar o evangelho da cruz, com suas renuncias de direitos pessoais!

Vejo também nesse tempo um endeusamento do eu, onde homens e mulheres se prestam ao orgulho e se veem pressionados pelo ativismo a serem quem não são e a demonstrarem crer no que não creem, tudo para ganhar o louvor da maioria emburrecida do meio evangélico que parece estar muito à vontade aqui na terra para suspirar pelo céu!

Lembro-me de uma frase de C.S. Lewis sobre nossa expectativa em relação ao céu: "Na atualidade somos muito relutantes em querer mencionar o céu. Tememos ser zombados por causa da "cidade celestial" e que nos digam que em vez de cumprir com o dever de construirmos um mundo feliz aqui e agora, estamos nos "evadindo" na fantasia de um mundo feliz em alguma outra parte. Mas, ou existe uma "cidade celestial", ou não existe. Se não existe, o cristianismo é falso. Pois essa doutrina está entretecida em toda a sua urdidura (seu quadro tecido)".

Interessantíssimo! Temos de viver 2012 com os olhos na eternidade. Antevendo a glória do Cordeiro com face de leão! Crendo que o Senhor tem nos chamado enquanto igreja a sermos militantes, briosos e sobretudo, relevantes em nosso contexto de fé! Não há lugar para covardes no Reino de Deus! Aqueles que não estão dispostos ao sacrifício dos prêmios (e das “promessas”) do mundo em prol dos valores preciosos da vida eterna nunca conseguirão ser bem sucedidos no cumprimento do chamado que como crentes, temos em Cristo Jesus!

Desejo, do fundo do meu coração, um novo ano cheio de desafios e que, Jesus, o nosso Emanuel venha lhe presentear (isso mesmo, ele é o único aniversariante que se encanta em dar presentes em seu aniversário!) com favores incríveis para você investir grandemente na obra missionária que nossa igreja não vai perder de vista!

Estamos juntos?