sábado, 7 de fevereiro de 2009

VAMOS CLAMAR POR NOSSA CIDADE!

“Mas sobre a casa de Davi, e sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o espírito de graça e de súplicas; e olharão para aquele a quem transpassaram, e o prantearão como quem pranteia por seu filho único; e chorarão amargamente por ele, como se chora pelo primogênito”. (Zacarias 12.10)

De verdade, gostaria de clamar por um “espírito de graça e de súplicas” em nossa igreja nesse ano de 2009! Diante dos mais intensos desafios ministeriais eu destacaria nesse fim de semana a necessidade que temos de darmos à nossa comunidade em volta, a Grande Japuiba, um vislumbre ainda maior do que Cristo pode fazer com quem se entrega completamente a Ele.

Lembro-me perfeitamente de Pedro e João dizendo ao coxo que ficava junto à porta do templo para pedir esmolas (Atos 3): “olha para nós.” E a igreja em nosso tempo tem tido a credibilidade de pedir que os necessitados de qualquer tipo de ajuda estejam olhando para ela própria?

O mundo carente precisa olhar para a igreja e encontrar um espírito de generosidade a ponto de chorar copiosamente pelas situações calamitosas em que se encontram seres humanos criados à imagem e semelhança de Deus, mas que convivem perto do inferno!

Nesse ano vamos realizar vários programas de cunho social: temos planos de levantarmos de três em três meses, 50 cestas básicas para distribuição às famílias carentes; vamos persistir na assistência com sopão três vezes por semana, já temos conversado na necessidade de termos uma “casa de ressocialização” administrada pela igreja para as pessoas que desejam ter um abrigo. E, ainda vamos realizar em maio e novembro dois eventos que tem como propósito oferecer durante um dia inteiro assistência odontológica, jurídica, espiritual e física a toda a nossa comunidade, uma espécie de “operação cidadania”!

A igreja com esse “espírito de graça e de súplicas” pode até ter poucos recursos, como sabemos que temos, mas o que não pode faltar são lágrimas que, ao seu tempo vão servir de adubo para a germinação de uma semente bem escassa em nosso tempo: a esperança!

Termino esse artigo com uma frase que recebi de um membro de nossa igreja ao fim do ano passado, de William P. Yong: “jamais desconsidere a maravilha das suas lágrimas. Elas podem ser águas curativas e uma fonte de alegria. Algumas vezes são as melhores palavras que o coração pode falar”.

Um abração.

Boletim dominical Igreja Batista Central em Japuiba, 08/02/2009.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

VOCÊ TEM APROVEITADO BEM A SUA VIDA?

"Respondeu Jesus: Não são doze as horas do dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo; mas se andar de noite, tropeça, porque nele não há luz." (João 11.9,10)

Ontem, pregando em nossa igreja aqui em Angra na chegada do mês de minhas férias, ao me deparar com esses versos em minha exposição vários pensamentos me vieram à mente sobre o uso inadequado de nossas vidas no serviço do Senhor.

Lembro-me do comentarista biblico Mattew Henry que disse: "a vida de um homem é um dia. Este dia é dividido em diversas idades, condições e oportunidades, como em horas mais curtas ou mais longas, como Deus indicou".

Como é verdade que a nossa vida passa tão rápido, e as nossas doze horas de trabalho definitivamente precisam ser vividas com intensidade, praticidade e fidelidade ao chamado particular que o Senhor tem com cada um dos seus santos e santas. De verdade temos de aproveitar as oportunidades de crescimento em nossa vida hoje.

Quantos sonhos, planos e projetos pessoais ficam enterrados durante toda uma vida, embalsamados no peito enquanto poderiam ser postos para fora, como semente para germinar no solo fértil da vontade de Deus? Quantas perspectivas adiadas? Jesus disse: vamos trabalhar enquanto é dia, porque a noite vem quando ninguém vai poder trabalhar (João 9.4).

Jesus estava pretendendo voltar a Judéia por ocasião da morte de seu amigo Lázaro, e seus discipulos temiam as perseguições, oposições e intrigas que lhe aguardavam sobretudo da cúpula religiosa de Jerusalém. Mas, Jesus tinha um amigo morto em Betânia ("casa do aflito") ele não poderia recuar! Ele resolveu correr riscos por amor!

Nisso eu fico a pensar se nós estamos dispostos também a correr riscos pelos nossos ideais pessoais! Não se trata de arroubos românticos, absolutamente, mas de decisão, aquela decisão de romper os obstáculos, afastar o obscurantismo de uma vida apequenada, aquela coragem de dizer: "eu vou para a minha Judéia, mesmo que lá eu tenha de lidar com as pedradas dos invejosos!".

Jesus não admitia ter a sua agenda mudada em função do medo! Ele não capitulava diante das barreiras em seu caminho! Ele seguia em frente porque ele tinha uma missão: conceder vida a Lázaro!

Cabe-nos dia após dia, aprendermos com o Senhor Jesus a nunca desistirmos, mesmo diante das oposições e, no aproveitamento de todas as oportunidades marcharmos sempre, enquanto é dia! Nossa vida consiste em um tempo de grandes possibilidades e saiba que, a vitória não são dos que correm mais, mas dos que correm com constância.

Para você uma semana especial, com grandes desafios, e como eu, grandes pendências, mas, para fazer frente a tudo isso, grandes possibilidades em Deus, o grande germinador de sonhos!