sábado, 21 de junho de 2008

A PROPÓSITO DA VINDA DE RICK WARREN AO BRASIL: MINHA DECEPÇÃO COM “IGREJA COM PROPÓSITOS”!

“O que a igreja precisa hoje não é de mais ou melhores mecanismos, nem de nova organização ou mais e novos métodos. A igreja precisa de homens a quem o Espírito Santo possa usar homens de oração, homens poderosos em oração. O Espírito Santo não flui através de métodos, mas através de homens. Ele não vem sobre mecanismos, mas sobre homens. Ele não unge planos, mas homens. Homens de oração”. (E. M. Bounds)

Em 2005 escrevi um desprentecioso artigo em meu antigo blog (www.ezequiasangra.spaceblog.com.br) onde comento de minha experiência fatídica com o modelo de crescimento de igreja denominado “igreja com propósitos” com base nas argumentações de Rick Warren, pastor de uma igreja norte americana bem sucedida (aos moldes contemporâneos). Nesse artigo eu comentei dentre outros princípios o fato de que “igreja com propósitos” fragiliza a base de ensino bíblico na igreja, uma vez que privilegia a forma e despreza a essência do evangelho que envolve renúncia.

Nas minhas palavras daquele tempo, cito integralmente aqui um excerto do artigo:

“Como igreja local alcançamos píncaros incríveis de crescimento, mas como o discipulado é fraco em qualquer "método de crescimento de igrejas", isso eu digo por que o que se chama de "discipulado" lá na realidade é muito mais um conjunto de princípios para manter no "cabestro" as pessoas, de preferência divirtindo-as e dando-lhes muito entretenimento, do que na realidade "todo o conselho de Deus", que quase sempre não agrada aos ouvidos, porque é palavra que discerne bem os pensamentos e as intenções do coração (Hebreus 4.12). O que me aconteceu foi um duro golpe. Em 2005 eu vivi um ano em que a "transição quase mortífera" estava em pleno vapor. Passei a me "enquadrar" aos ditames de "uma igreja com propósitos", com todo o seu caro aparato de revistas, apostilas, eventos pontes, mensagens enlatadas (eu me arrependo de ter pregado muitas delas!), encontros e tudo o mais. Mas, Deus infligiu a mim um duro castigo. Eu vi a minha liderança desabar com o surgimento de uma mentalidade liberal dentro da minha equipe ministerial. Um líder bem próximo a mim (desfrutando inclusive de minha amizade pessoal) passou a transitar no meio de nossos jovens, adolescentes e casais com um "novo evangelho".”.

Ponho-me a analisar alguns pontos para mim cruciais em minha decepção com “igreja com propósitos”:

01) Só consegue desenvolver um trabalho que seja consistente trabalhando nesse método quem conseguir arrecadar dinheiro, isso mesmo, recursos financeiros à exaustão.

Tudo é muito caro! E de repente, começou-se a cobrar por tudo, cada suspiro de Rick Warren vale uma nota! A impressão que eu tinha é de que em não participando das caras conferências não se poderia jamais trilhar um caminho que fosse condizente com os princípios orquestrados pelo livro. Tudo girava em torno de campanhas que tornaram em pouco tempo o “uma vida com propósitos” o maior best seller da história evangélica no Brasil! Nenhuma apostila poderia ser copiada (baixada da internet, impossível!), tudo precisava de excessiva burocracia para fazer valer os direitos autorais e tudo o mais. Nada de visão de Deus, tudo artimanhas de manipulação financeira!

02) “Igreja com Propósitos” divide pastores e igrejas nas mais diversas denominações evangélicas.

Há na cabeça de cada líder que trabalha nessa metodologia a inquietação de que sua mentalidade de igreja é superior aos dos demais. Há até uma expressão que é bastante usada por um líder deles quando se refere à visão de igreja tradicional, ele a chama de “visão pretérita”. Em suma, eles jogam no lixo da história o modelo da igreja protestante que chegou ao Brasil em 1855 com Robert Kalley e simplesmente admitem ter reinventado a roda, e que antes de Rick Warren, o que se vivia era pretérito (nada perfeito!).

03) A Bíblia é meramente um livro de consulta superficial na estrutura de pensamento de “Igreja com Propósitos”.

Não há mensagens expositivas, todas elas são temáticas, usando textos isolados, hermenêuticas confusas e aplicações utilitárias, a preocupação com as mensagens não é que elas dizem algo de errado, mas sim que elas não dizem tudo que é certo! Há uma seleção de temas, onde assuntos políticos, morais e existenciais tem primazia às questões de pecado, santidade e vida com Deus.

Por fim, neste curto artigo só quero reafirmar o que eu disse há 03 anos atrás, e por ocasião da vinda do Rick Warren ao Brasil, quero desejá-lo boas vindas, mas deixar registrado que nem todos aqui, os que foram enamorados pelo “canto da sereia” de suas pontuações brilhantes ficaram sem refletir acerca do método, e que eu compreendo que “igreja com propósitos” é coisa de homem e não de Deus, e logo, com o tempo será tomado por um outro método, que será por outro e assim por diante, até o momento em que os homens e mulheres de Deus nesse país deixarem de importar modelos para apresentar ao povo sedento de nossas igrejas a orientação certa e segura das Escrituras.

Termino com as palavras registradas nas Escrituras de II Pedro 1.20,21: “sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo”.

(Ezequias Amancio Marins, pastor titular da Igreja Batista Central em Japuiba, Angra dos Reis, RJ).

terça-feira, 17 de junho de 2008

OBRIGADO POR CONTAR COM VOCÊ!

"Uma das coisas mais trágicas que percebemos sobre a natureza humana é que temos o hábito de viver buscando as coisas que estão longe. Passamos nossos dias sonhando com um jardim mágico de rosas além do horizonte em vez de apreciar as rosas que florescem embaixo de nossas janelas hoje." (Dale Carnegie).

Essa frase acima capturou o meu coração no dia de hoje. Eu já vinha insistindo a mim mesmo para escrever um artigo agradecendo os meus colaboradores ministeriais aqui da amada IBACEN (Igreja Batista Central em Japuiba, Angra dos Reis, RJ) e essa frase veio como uma santa provocação.

Ela me fez refletir sobre o fato de às vezes ficamos encantados com as possibilidades de valores humanos extraordinários que estão em outras igrejas como excelentes instrumentistas, exímios expositores bíblicos, valorosos servos e servas de Deus que trabalham com afinco para o crescimento da igreja, e nesse olhar perdido nos esquecemos dos bravos obreiros que temos perto de nós.

Em outras palavras caímos no mito de que a grama do terreno do vizinho é mais verde do que a do nosso!

Ao participar domingo agora, 15/03/2008 de uma homenagem bem à cara de nossa igreja do dia atrasado do pastor (o dia certo foi no domingo anterior!) me emocionei com o presente dado a mim, um CD dos 25 anos do Grupo Logos!!! Toda vez que eu vejo ele eu choro, e emocionado canto junto: “quero pisar sobre essas marcas de valor, pagar o preço de alguém que se dispôs também...”. Revejo passo a passo da excelência do ministério em cada letra desse grupo abençoadíssimo.

E fico também a pensar enquanto ouço músicas como: “quem tem posto a mão no arado, não pode mais olhar pra trás... pois quem no arado põe a mão, trabalho certo e perto, tem serviço e profissão”, dos meus amados e amadas que tem se dedicado como líderes e voluntários das dezenas de frentes ministeriais de nossa igreja.

Lembro-me do M. Música, com a Débora e sua equipe que ensaiam 05 horas por semana para os cultos! Os instrumentistas que não tem medido esforços para expor seus dons e talentos cultos após cultos (mesmo em nossa igreja existindo musicistas sentados nas cadeiras, distantes de uma visão correta de mordomia cristã!).

Lembro-me do HAJA que promoverá na próxima semana um trabalho seriíssimo e extenuante para conscientizar nossa comunidade do uso nocivo das drogas e dos vícios em gerais, na liderança de Douglas Magalhães. Falando em Douglas, lembro-me de Dalva com seu ministério para alcançar os surdos de nossa cidade com a mensagem do evangelho de Jesus, isso com dedicação, denodo e esforço de toda a sua equipe. Esse casal vale ouro!

E o que eu teria de dizer do Agnaldo, Carla Aguiar, Lívia, Sandra, Job, M. Salomé, M. Goreth, Kelly Soares, M. Cirlene, J. Batista, A. Lopes, L. Jerônimo, Edna, Bárbara, Douglas Soares, Carlos Alberto, Alex Dinis, Bianca, Alessandra, Lucia Helena, Ivani, Henrique, Vitor Soares, Victor Almeida, Vantuil, Júlio, e outros varões e varoas que prestam serviços ministeriais aparecendo ou não, o que importa para eles é servir, pura e simplesmente servir! Essa turma é especial e todos são “valentes de Davi”.

E a minha gratidão ao Leonardo Almeida e sua esposa, fieis companheiros de visão e de administração da igreja, bem como o nosso pastor de jovens Egonzir e toda a sua equipe ministerial.

Amados eu quero valorizar quem está perto, sem me esquecer até mesmo dos que eu já esqueci do nome, isso para reforçar o principio de que o que importa de fato não é o holofote da lembrança na mente, mas o aquecimento do coração quando eu imagino rostos tão amigos, de pessoas que, tenho de dizer: “muito obrigado”!

PS. Esse artigo vai em homenagem a Edison Francisco dos Santos. Hoje rescindimos o seu contrato como nosso zelador por razões administrativas, mas ele e sua família têm sido fieis servos do Senhor em nossa igreja!

E, outra observação: quem eu não citei o nome, não fique magoado... talvez os mais excelentes eu me esqueci... somente na mente, mas nunca no coração!