sábado, 18 de outubro de 2008

A LINGUA É UMA DES-GRAÇA!

"Assim também a língua é um pequeno membro, e se gaba de grandes coisas. Vede quão grande bosque um tão pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniquidade, colocada entre os membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno. Pois toda espécie tanto de feras, como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se doma, e tem sido domada pelo gênero humano; mas a lingua, nenhum homem a pode domar. É um mal irrefreável; e está cheia de peçonha mortal". (Tiago 3.5-8)

Eu fui impelido a escrever algo sobre a maldita língua hoje, neste sábado nublado, em meu escritório de casa com o coração inquieto diante de Deus em imaginar que quanto mais eu conheço o gênero humano, mais eu me conscientizo da maldade que a língua é capaz de fazer, lançando seus improbérios, suas acusações, mentiras e dubiedades, tudo a fim de minar os relacionamentos, mesmo aqueles que são cultivados à longo tempo!

Eu me vejo surpreendido em tendo pessoas que antes desfrutavam da estreiteza de meus relacionamentos mantendo posturas anti-páticas para comigo, simplesmente pelo fato de algumas informações envenenadas terem alcançado os seus corações com a fúria do inferno. E, agora, sinto-me na obrigação de aguardar o tempo do Senhor para uma reconcilição, que, sinceramente, nem sempre se torna possível. Pois, o tempo não cura sentimentos, apenas os cauteriza. A mentira enferma ainda mais com o tempo, e quando acolhida no coração sem a preocupação em se saber "o outro lado", tudo fica mais difícil.

Certo dia, ouvi de um amigo o seguinte: todo fato tem três verdades: a minha, a do outro, e a verdade propriamente dita! É claro que essa frase expressa apenas a intenção da verdade, uma vez que "verdade" só se tem uma, mas o ponto que eu destaco é que, não se pode permitir que Satanás plante qualquer informação desvairada a respeito de alguém (ainda mais quando esse alguém tem crédito de confiança e ainda exerce autoridade espiritual sobre a sua vida!) sem ouvir o outro lado! Isso para mim, é passível de entendimento.

Hoje, como resultado, eu tenho pessoas a quem eu já relevei uns e outros comentários ferinos, que não perdoaram um comentário só, de algo a meu respeito, e prefiriram terminantemente: não se relacionarem comigo! Me parece que como recompensa do tempo de tolerência em amor, colhi intolerância rancorosa.

Mas, não venho aqui neste espaço lido por poucos, ficar me lamentando da sorte pastoral. Apenas quero lhes fazer um protesto: "abaixo a lingua ferina!". Tenho de concordar com Easton, citado por R.N. Champlim: "A língua é uma chama que pode inflamar uma multidão, levando-a a praticar um linchamento. A língua é um pequeno membro, mas pode inspirar uma nação a uma ação heróica. Palavras iracundas iniciam contendas, destroem amizades, destroçam lares, instigam guerras. Por outro lado, palavras consoladoras podem salvar uma alma do desespero; palavras ousadas podem desferir golpes poderosos em favor da justiça; palavras inspiradas podem indicar a marcha na direção do alvo da fraternidade humana...”.

Olha, quando eu olho para a História da humanidade fico assombrado como que grandes homens, como Alexandre, Anibal, Átila, dentre tantos outros querreiros se utilizaram da força do discurso para inflamar seus exércitos, que em um e outro contexto eram minoria mas que encontraram forças no nada para lutarem destemidamente. Foram campeões da palavra!

Mas, também temos na história homens que usaram da lingua para incendiar o ódio, o revanchismo, o racismo e o terrorismo político como Hitler, Id Amim, Stalin, Saddam Hussein, dentre outros facínoras. Isso atesta o ponto de que, na lingua há um peso proporcional de bem e de mal! Há potencial em todos nós de matarmos uma nação inteira só nos utilizando de nossas palavras! As palavras são nocivas ou terapêuticas, depende da fonte, que é o nosso coração! Em suma, corações puros, palavras puras! Corações imundos, palavras imundas!

Quero aplicar algo para a minha vida e para a vida de todos os que, como eu, assustam-se dia após dia com a cretinidade da língua:

01. Coloque freio na sua língua.

Alguém já disse acertadamente que "o potencial da língua para matar é semelhante ao de uma víbora peçonhenta, cuja língua carregada de veneno é irrequieta antes do ataque. A língua mata a alma, a honra, o nome e a reputação de uma pessoa. E o faz com a mesma eficácia de uma serpente venenosa."

Quantas amizades e relacionamentos fraternos, eu quem o diga!, são terminados por conta da lingua de alguém mal intencionado que lança suas críticas e pontos de vista sem o respeito ao direito de resposta ou até mesmo sem consideração à história de quem se fala mal! Fico assustado ao imaginar que se mata mais gente pela língua do que por armas de fogo nesse mundo!

Existem andando por ai, aparentemente livres, homens e mulheres amargurados entre as grades do sofrimento por uma calúnia que não foi comprovada, mas que "caiu na boca do povo" e por isso, sair de casa torna-se uma tortura para esses! Olha, tenho de declarar aqui a verdade bíblica que está exposta em Mt 12:36: "Digo-vos que de toda palavra frívola que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo". Tais pessoas pagarão caro por suas linguas demoníacas!

02. Deixe Deus domar a sua lingua!

Santo Agostinho certa feita disse em um de seus comentários:"... ele não diz que ninguém pode domar a língua, mas nenhum dos homens; de modo que quando ela é domada, confessamos que isto se deu pela piedade, ajuda e graça de Deus". Em suma, só Deus com sua intervenção sobrenatural é que pode fazer uma verdadeira varredura em nosso coração para identificar do por quê fez por outra, nossa lingua trabalha como serva do diabo e não como parte integrante de alguém que é filho de Deus.

Nunca você se parece tanto com o Diabo do que quando você abre a boca e deixa sair tudo aquilo que está dentro do seu coração enfermo. O próprio Jesus, certa feita disse do que o nosso interior é constituído: "... maus pensamentos, homicidios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias." (Mateus 15.19)

03. Tome cuidado com aquilo que você ouve.

Certa feita li algo sobre alguns cuidados que precisamos ter com aquilo que ouvimos, inclusive já apliquei isso em uma de minhas mensagens no livro de Tiago no ano passado. Nessa ocasião eu citei o puritano Thomas Watson que disse em seu famoso "ultimo sermão": "Cuidado com o que ouves. Existem certas pessoas que, com seus modos sutis, aprendem a arte de misturar o erro com a verdade e de oferecer veneno em uma taça de ouro. Nosso Salvador, Jesus Cristo, aconselhou-nos: "Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores" (Mt 7.15)."

Em outro momento, Watson reitera: "aos crentes é mister um ouvido discernidor e uma língua crítica, que possam distinguir entre a verdade e o erro e ver a diferença entre o banquete oferecido por Deus e o guisado colocado à sua frente pelo diabo."

Se em nossas igrejas tivessemos crentes (e na denominação, pastores) que honrassem esse principio, sem dúvida viveríamos tempos maiores de paz. Mas, o que ocorre é algo que nos envergonha: palavras e comentários sendo lançados ao ar, espalhados de modo inevitável e depois... não se procura para se filtrar do que é verdade, do que é mentira, e como fruto temos a discórdia, a indiferença, a frieza espiritual e o desassossego da alma de quem, genuinamente luta pela verdade dos fatos e dos sentimentos!

Mas, ainda bem que há uma esperança: clamarmos por um avivamento que venha em nosso país de modo que todas as linguas sejam ungidas pelo Espírito Santo de Deus a proferirem palavras que sejam para abençoar e nunca para amaldiçoar; para edificar e nunca para destrir; para impactar a sociedade com valores cristãos e nunca para magoar a igreja com valores mundanos!

Que Deus nos livre da lingua mentirosa e iracunda em nossas igrejas e que espelhemos o caráter de Deus nesse Brasil que tem sede de verdade e vergonha na cara por parte de crentes e pastores batistas!

terça-feira, 14 de outubro de 2008

EM ÁGUAS DE LINDÓIA, EU VI A GRAÇA DE DEUS!

"Uma vida investida em comunhão com Deus, é a vida mais prazerosa no mundo inteiro". (Mattew Henry)

Semana passada, dias 06 a 10 de outubro, ano 2008, eu e minha esposa e mais um casal de amigos aqui da nossa igreja desfrutamos de um tempo agradável na presença de Deus na 24a. Conferência FIEL, um encontro para pastores e líderes patrocinado pela "Editora Fiel" (www.editorafiel.com.br).

Um tempo de derramamento do poder de Deus em relação à mensagens que falaram profundamente ao meu coração, seguem algumas anotações que fiz:

"... a verdadeira fé nasce no ventre da consciência de nossa indignidade diante de Deus". (Sam Waldron)

"... quanto mais piedoso o homem (...) maior é a sua necessidade de lutar em relação ao orgulho..."

Pincei apenas duas das muitas frases e esboços guardados por aqui, e o mais substancial é o que não se pode ver nem tocar, mas só se pode sentir, a certeza de que a minha vida foi impactada profundamente.

Tempos como esse funcionam como refrigério no dia a dia puxado de quem vive em função de cuidar dos outros, enquanto vez por outra amarga uma solidão existencial, ao se ver sugado sem ser alimentado! Mas, posso afirmar com galhardia: a conferência FIEL é um oásis em meio ao deserto! Serve para redefinir linhas ministeriais. Na minha vida eu cito essas áreas como determinantes após a Conferência:

(1) Aceito o desafio de ver a igreja a que pastoreio como "única".

Não estou ignorando os defeitos e as limitações do meu povo, mas sim quero destacar que preciso ver a sua unicidade, em seu aspecto mais completo! Domingo agora, dia 12/10, fiquei observando o nosso povo durante o momento de adoração e vibrei por dentro: que entusiasmo! que vontade! quantos rostos ali representam pessoas que lutam com tanto afinco para vencer a carne diuturnamente! que desafios ambulantes!

A igreja, sem sombra de dúvida, não nos permite viver em deslumbramentos obsessivos, temos que estar certos de nossas próprias situações-limites, mas o fato é que, à luz de todas as nossas possibilidades temos avançado como um povo que deseja marcar esse tempo como um grupo de pessoas que se importam com aqueles que caminham a passos largos na direção do inferno! Pessoas que se importam em adorar a Deus do modo como Ele mesmo já prescreveu nas Escrituras! Pessoas que se importam em viver o cristianismo pelo qual Deus entregou o seu Filho!

Na consciência da especificidade de nossa igreja, tenho de tolerar suas manhas e extravagâncias, e preciso entender o tempo de cada um desabrochar-se em seus dons e talentos postos à dedicação do Espírito. Na formação de algum plano ou projeto ministerial sempre tenho de considerar que, infelizmente muitos começarão e poucos terminarão a corrida. É fato que na igreja, uns veêm em cada oportunidade uma calamidade, enquanto outros veêm em cada calamidade, uma oportunidade! São dois olhares, e duas sentenças!!!

(2) Aceito o desafio de levar a pregação expositiva à sério.

A pregação da Palavra de Deus não pode ser menosprezada em nosso meio como já vem sendo em algumas comunidades de fé no Brasilzão de meu Deus! Vim de Aguas de Lindóia, não apenas com livros para ler, mas com conceitos a serem mudados! Penitencio-me por ver que, ainda tenho de crescer mais, ler mais, estudar com mais afinco, esmerar-me para ser um mensageiro fiel e autêntico da Palavra do Eterno!

A Bíblia precisa ser levada a sério em nossos púlpitos. A saúde de uma congregação depende da dieta de seu púlpito. Não temos como sermos negligentes nesse ponto. Tenho admitido para mim mesmo da necessidade não apenas de zelar do púlpito de nossa igreja como também inspirar outros a fazê-lo também! Olho para meus seminaristas aqui e quero impactá-los para também se encherem do conhecimento do Senhor e da boa fé bíblica (Reformada)e da companhia de homens que levam o conselho de Deus como algo imprescindível para suas decisões em qualquer nível que seja!

Como eu gostaria de ver homens e mulheres consultando mais a Deus antes de tomarem qualquer decisão na vida! Como eu gostaria que a Palavra de Deus tivesse destaque maior na agenda de cada um dos nossos crentes! Teríamos certamente menos entulhos humanos na "casa de Deus" se só permanecessem entre nós os que levam as coisas de Deus à sério!!!

(3) Preciso levar mais pessoas à Conferência FIEL em 2009.

Aceito o desafio de indicar você que está recebendo esse texto em seu email, ou você que está visitando esse blog a participar da conferência de 2009. Já temos data, tema e principais preletores: 05 a 09 de outubro, o tema será "Vencendo o Mundo", e ja estão confirmados os pastores Mark Dever (Igreja Batista Capitol Hill); D. A. Carson (Trinity Evangelical Divinity School);Gilson Santos (Igreja Batista da Graça em São José dos Campos, SP) e Adauto Lourenço (Igreja Presbiteriana de Limeira, SP).

Entre em contato com a Editora Fiel, através do email marilene@editorafiel.com.br e escolha o seu hotel, quarto e pague sua inscrição (R$ 200,00) e vá pagando sua hospedagem (em pagando R$ 100,00 por mês... até julho você quita toda a dívida, e agosto, setembro e outubro você junta valores para a sua viagem e compra de livros na excelente livraria que eles oferecem no evento!

Eu recomendo fortemente! Já fizemos nossa inscrição para o próximo ano! Será mais um tempo de graça de Deus nas nossas vidas! Nossos ministérios não serão mais os mesmos! Nossas famílias não serão mais as mesmas! Nossas vidas sofrerão o tempo do bom avivamento do Senhor em nosso meio!!!

Fique com Deus!