terça-feira, 14 de outubro de 2008

EM ÁGUAS DE LINDÓIA, EU VI A GRAÇA DE DEUS!

"Uma vida investida em comunhão com Deus, é a vida mais prazerosa no mundo inteiro". (Mattew Henry)

Semana passada, dias 06 a 10 de outubro, ano 2008, eu e minha esposa e mais um casal de amigos aqui da nossa igreja desfrutamos de um tempo agradável na presença de Deus na 24a. Conferência FIEL, um encontro para pastores e líderes patrocinado pela "Editora Fiel" (www.editorafiel.com.br).

Um tempo de derramamento do poder de Deus em relação à mensagens que falaram profundamente ao meu coração, seguem algumas anotações que fiz:

"... a verdadeira fé nasce no ventre da consciência de nossa indignidade diante de Deus". (Sam Waldron)

"... quanto mais piedoso o homem (...) maior é a sua necessidade de lutar em relação ao orgulho..."

Pincei apenas duas das muitas frases e esboços guardados por aqui, e o mais substancial é o que não se pode ver nem tocar, mas só se pode sentir, a certeza de que a minha vida foi impactada profundamente.

Tempos como esse funcionam como refrigério no dia a dia puxado de quem vive em função de cuidar dos outros, enquanto vez por outra amarga uma solidão existencial, ao se ver sugado sem ser alimentado! Mas, posso afirmar com galhardia: a conferência FIEL é um oásis em meio ao deserto! Serve para redefinir linhas ministeriais. Na minha vida eu cito essas áreas como determinantes após a Conferência:

(1) Aceito o desafio de ver a igreja a que pastoreio como "única".

Não estou ignorando os defeitos e as limitações do meu povo, mas sim quero destacar que preciso ver a sua unicidade, em seu aspecto mais completo! Domingo agora, dia 12/10, fiquei observando o nosso povo durante o momento de adoração e vibrei por dentro: que entusiasmo! que vontade! quantos rostos ali representam pessoas que lutam com tanto afinco para vencer a carne diuturnamente! que desafios ambulantes!

A igreja, sem sombra de dúvida, não nos permite viver em deslumbramentos obsessivos, temos que estar certos de nossas próprias situações-limites, mas o fato é que, à luz de todas as nossas possibilidades temos avançado como um povo que deseja marcar esse tempo como um grupo de pessoas que se importam com aqueles que caminham a passos largos na direção do inferno! Pessoas que se importam em adorar a Deus do modo como Ele mesmo já prescreveu nas Escrituras! Pessoas que se importam em viver o cristianismo pelo qual Deus entregou o seu Filho!

Na consciência da especificidade de nossa igreja, tenho de tolerar suas manhas e extravagâncias, e preciso entender o tempo de cada um desabrochar-se em seus dons e talentos postos à dedicação do Espírito. Na formação de algum plano ou projeto ministerial sempre tenho de considerar que, infelizmente muitos começarão e poucos terminarão a corrida. É fato que na igreja, uns veêm em cada oportunidade uma calamidade, enquanto outros veêm em cada calamidade, uma oportunidade! São dois olhares, e duas sentenças!!!

(2) Aceito o desafio de levar a pregação expositiva à sério.

A pregação da Palavra de Deus não pode ser menosprezada em nosso meio como já vem sendo em algumas comunidades de fé no Brasilzão de meu Deus! Vim de Aguas de Lindóia, não apenas com livros para ler, mas com conceitos a serem mudados! Penitencio-me por ver que, ainda tenho de crescer mais, ler mais, estudar com mais afinco, esmerar-me para ser um mensageiro fiel e autêntico da Palavra do Eterno!

A Bíblia precisa ser levada a sério em nossos púlpitos. A saúde de uma congregação depende da dieta de seu púlpito. Não temos como sermos negligentes nesse ponto. Tenho admitido para mim mesmo da necessidade não apenas de zelar do púlpito de nossa igreja como também inspirar outros a fazê-lo também! Olho para meus seminaristas aqui e quero impactá-los para também se encherem do conhecimento do Senhor e da boa fé bíblica (Reformada)e da companhia de homens que levam o conselho de Deus como algo imprescindível para suas decisões em qualquer nível que seja!

Como eu gostaria de ver homens e mulheres consultando mais a Deus antes de tomarem qualquer decisão na vida! Como eu gostaria que a Palavra de Deus tivesse destaque maior na agenda de cada um dos nossos crentes! Teríamos certamente menos entulhos humanos na "casa de Deus" se só permanecessem entre nós os que levam as coisas de Deus à sério!!!

(3) Preciso levar mais pessoas à Conferência FIEL em 2009.

Aceito o desafio de indicar você que está recebendo esse texto em seu email, ou você que está visitando esse blog a participar da conferência de 2009. Já temos data, tema e principais preletores: 05 a 09 de outubro, o tema será "Vencendo o Mundo", e ja estão confirmados os pastores Mark Dever (Igreja Batista Capitol Hill); D. A. Carson (Trinity Evangelical Divinity School);Gilson Santos (Igreja Batista da Graça em São José dos Campos, SP) e Adauto Lourenço (Igreja Presbiteriana de Limeira, SP).

Entre em contato com a Editora Fiel, através do email marilene@editorafiel.com.br e escolha o seu hotel, quarto e pague sua inscrição (R$ 200,00) e vá pagando sua hospedagem (em pagando R$ 100,00 por mês... até julho você quita toda a dívida, e agosto, setembro e outubro você junta valores para a sua viagem e compra de livros na excelente livraria que eles oferecem no evento!

Eu recomendo fortemente! Já fizemos nossa inscrição para o próximo ano! Será mais um tempo de graça de Deus nas nossas vidas! Nossos ministérios não serão mais os mesmos! Nossas famílias não serão mais as mesmas! Nossas vidas sofrerão o tempo do bom avivamento do Senhor em nosso meio!!!

Fique com Deus!

Nenhum comentário: