quarta-feira, 5 de setembro de 2012

MENTIRAS NO PULPITO!

"Deus não salpica milagres na Natureza a torto e a direito, como se saíssem de uma pimenteira". (C. S. Lewis)

O excelente livro, "caçador de pipas" de Khaled Hosseini merece a minha indicação. Recentemente citei em nossa igreja, uma declaração de um dos protagonistas do enredo que comenta que o maior de todos os pecados é roubar, e começa então a descrever que mentir, por exemplo, é roubar do direito que as pessoas tem da verdade! Apego-me a essa sucinta e pertinente questão para refletir nesse espaço sobre as verdades que tem sido roubadas das pessoas através de pastores e políticos, esses dois "p's" que somados aos policiais, formam o triste grupo dos que a sociedade moderna não vê com bons olhos!

E, semana passada vi uma cena que chamou-me a atenção. Antes, quero dizer que tenho todo o respeito aos meus leitores que vão pensar diferente de mim, pois creio que a discordância é uma das belezas da espécie humana, uma vez que através dos prismas diferentes que contemplamos o fascínio do arco-íris da complexidade social que vivemos. Mas, não me furto ao direito de me estarrecer quando vejo um pastor que propangadeia o seu suposto dom de curar pessoas, dividindo o mesmo espaço sagrado de um candidato a prefeito em nossa cidade! Logo me pergunto: o que está acontecendo?

Tenho dito que o movimento de curas e milagres é um sinal do espírito do anticristo. E, explico: creio na contemporaneidade dos dons e na ocorrência de milagres ainda hoje, apenas me coloco no patamar da cautela ao analisar os supostos milagreiros que, à custa de popularidade pessoal acaba criando verdadeiras cruzadas prometendo aquilo que não vêm deles próprios: a intervenção sobrenatural do Espírito Santo de Deus. Trata-se de um fenomeno que poderíamos chamar de "privatização do sagrado". Afinal de contas, se o doador é o Senhor, ele é que tem de receber a honra e não o homem a quem é doado da graça! Algo está invertido na cosmovisão evangélica! Hoje o pregador recebe mais cartaz do que a sua pregação!

Lembro-me perfeitamente de uma passagem em que Spurgeon encontrou um homem bêbado que lhe disse, "sou um dos seus convertidos". E Spurgeon disse, "realmente dá para ver que você é um dos meus convertidos! Certamente você não é um convertido do Senhor Jesus!". Uma das mais convincentes demonstrações de que uma pessoa foi genuinamente curada é o fato dela sair falando não do instrumento da cura, mas da fonte de sua cura! Quando Filipe batizou o eunuco, Atos 8, encontramos no texto a menção que lhe foi anunciado a Jesus, e quando sairam da água, cada um foi para um canto e o texto diz: "o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe,  não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho".

Repare que o eunuco não ficou com nenhuma fixação em Filipe, não houve absolutamente um marketing apontando o seu mentor como alguém que abala estruturas ou pessoas! Em outras palavras, quando o eunuco encontrou-se com Jesus, a partir da evangelização feita por Filipe, ele não precisou mais de Filipe, pois ele já tinha tudo o que precisava. Filipe tornou-se dispensável!

Não sei como seria isso hoje em dia, mas creio que o ideal do pastor (quer seja de igreja local, e ainda mais desses "itinerantes") é se tornar desnecessário! Quando o pregador amarga o ostracismo é porque cumpriu a sua verdadeira missão: tornar Jesus conhecido, somente Ele! Mas, o que vemos hoje são pregadores mais famosos que Jesus! Alguns ousam a dizer com seus ternos importados, relógios Rolex ao pulso, carros modernosos nas garagens que, como filhos de Deus merecem ter o melhor! E, tudo às custas de quem?

Mas, preciso voltar a cena que vi: pastor milagreiro e um político oportunista! O que deduzimos desse quadro? Parece-me que o evangelho como temos visto por ai serve como plataforma de sustentação do orgulho humano, da sede exagerada que alguns grupos de nossa cidade tem em relação ao poder temporal (dos homens, mesmo!). Acredito que faltam homens como Elias que tenham coragem de apontar o dedo para os "Acabes" de nosso tempo, "não sou eu que tenho perturbado a Israel, mas és tu e a casa de teu pai, por terdes deixado os mandamentos do Senhor, e por teres tu seguido os baalins." (I Reis 18.18)

Onde estão os que denunciaram a idolatria de nossa cidade? Quantos vão identificar os poderosos de nossa cidade como sendo todos ligados a um sistema pagão que limitam o acesso aos verdadeiros evangélicos das propostas para o bem de nossa cidade? Por que merecem tanto destaque àqueles que, somente em tempos de eleição se convertem em "evangélicos"? Onde estão os perturbadores de nossa cidade? Por que se dá tanta importância a pregadores que vêm e vão enquanto os profetas de nossa cidade são ridicularizados? Onde estão os verdadeiramente evangélicos?

Perguntas que não querem calar!

PS. Esse artigo é uma homenagem ao "Encontro de Teologia Reformada" que acontecerá em nossa cidade nos dias 22 e 23 de setembro no SERENAR. Preletores da estirpe de Franklin Ferreira, um dos mais renomados teólogos bíblico brasileiros e Adauto Lourenço, um físico que têm defendido o criacionismo em debates universitários no Brasil e fora dele estarão no evento, e você não pode perder! Creio que o avivamento em nossa cidade será recebido com Bíblias abertas e corações rasgados e não promessas de curas e milagres temporais! Por isso, participe, acesse o site www.petra-angra.weebly.com