quinta-feira, 14 de maio de 2009

EU PRECISO APRENDER UM POUCO AQUI...

"Sem os vossos ferimentos e chagas, onde acharíeis esse poder que faz a vossa tremente voz penetrar nos corações dos homens? Os próprios anjos de Deus no céu não podem persuadir os infelizes e errados filhos da terra como o pode fazer a criatura humana atropelada pelas rodas do carro da vida. No serviço do amor, só os soldados feridos conseguem alguma coisa." (Thornton Wilder)

Ao olhar para dentro de meu coração tenho reparado o quanto eu preciso aprender mais de Deus! E entendo que essa caminhada na direção de um conhecimento intimo dos desígnios do Pai a meu respeito passa pelas lágrimas e pela sofreguidão humana. São muitos os momentos em que me enxergo na minha insignificância de ser tendo de apelar para o propósito último da minha existência: glorificar a Deus me satisfazendo em Deus!

Minha vida tem sido um quadro que vem sendo pintado desde o meu primeiro suspiro em vida, no dia 26 de agosto de 1974, e analisando minha história de vida (ainda curta, admito) tenho aprendido que a vida é bem curta para ser pequena, logo eu tenho de ser mais intenso em minha busca por Deus! Venho sendo envergonhado em minha leitura sobre o avivamento que tem varrido a Indonésias desde os anos 60, e o meu constrangimento tem tido origem em minha inadequação diante dos desafios espirituais que um tempo de avivamento propõe ao crente: sobretudo uma renúncia completa de direitos pessoais!

Num contexto de avivamento há uma mortificação do nosso próprio eu, no reconhecimento de nossa fragilidade e também no acorde harmonioso entre luzes e sombras na nossa existência. Aprendo com tudo isso que o som mavioso do Espírito Santo em uma sinfonia com o Pai e o Filho na administração incrível da Trindade Divina só fará coro em mim quando eu aprender a dedilhar as cordas do sofrimento e das penúrias de minha existência paupérima!

Sem dúvida alguma, como diria Cowper em seu poema famoso: por detrás de toda providência divina carrancuda, há um rosto sorridente! Deus tem sorrido para mim em meio ao carranco de uma face bem dura, empedernida e vez por outra marcada por decepções, traições, incompreensões, conspirações e oposições bem vis. Mas, eu não posso absolutamente me dar ao luxo de choramingar pelos cantos, e não é isso que ensino cotidianamente aos meus liderados e ovelhas do rebanho que o Senhor a mim concedeu cuidar! Eu ensino que: "bem aventurados os que são perseguidos por causa da justiça... pois deles é o Reino dos céus." E, em sendo perseguidos, injuriados, caluniados e mal considerados, os discipulos de Jesus serão discípulos dos profetas que, perdiam a vida, mas nunca perdiam a esperança! (Mateus 5.10-12).

Não dá para desistir! Não dá para fazer "corpo mole"! Temos de insistir! A vida na maioria das vezes não é colorida, é bicromotizada em preto e branco, trata-se de uma pintura que envolve luz e sombras, mas, como disse a frase no cabeçalho do artigo, somente os feridos é que alcançam alguma coisa! Os que choram por seus sofrimentos e são rotulados de antiquadros, ridiculos e obstinados serão os que empreenderão vitórias no mundo espiritual, e, não se esqueça: Deus um dia, enxugará dos nossos olhos toda a lágrima, Apocalípse 21.4, e Deus é bom nisso: recompensar os que se permitiram ferir por causa dos valores de Jesus, os mesmos que, deixaram de viver bem diante dos homens, para morrerem bem diante dos olhos de Deus.

"Bem aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, pois as suas obras os acompanham". (Apocalipse 15.13).

Uma boa morte para você!