terça-feira, 8 de junho de 2010

RECOMENDO: "O LIVRO DE ELI"!

Ontem assisti um filme belicoso, de inicio sombrio, com cenas fortes de mortes sanguinolentas, mas com um bom enredo. Já havia lido sobre ele em um artigo na revista "Cristianismo hoje" em que exaltava a militância evangélica de seu principal protagonista: Denzel Washington!

O filme fala do resultado apocalíptico de um mundo destruido por uma "grande explosão", uma guerra de proporções bíblicas e a promessa de Deus de que apenas um livro daria inicio a uma nova civilização: e o portador desse livro é justamente, Eli, personagem de Denzel.

Como não poderia deixar de ser o filme narra uma luta contra o mal, no filme encarnado por um ator Gary Oldmann que assombra toda uma cidade e lidera uma gangue que se especializa em assaltos e saques na tentativa de recuperar para o seu governo esse livro poderossísimo, capaz de dar autoridade a quem deseja adquirir a alma das pessoas!

Percebo no filme um espaço midiático do que já temos vivido em nossa sociedade onde o caos impera, justamente pelo afastamento das pessoas em relação ao livro santo: a Bíblia Sagrada. Todos nós somos como "Eli" portadores de uma mensagem, de uma esperança para o mundo, da única possibilidade de um re-começo!

Fico animado em saber que Deus tem contato conosco nesse tempo, e ainda emocionado com a vida de John Knox a quem tive oportunidade de debater hoje em um programa de TV de nossa cidade, posso dizer claramente: que homens verdadeiramente de Deus possam clamar como o grande reformador, quando de seu falecimento em 1572: ele pediu à sua esposa que lesse para ele João 17, "onde", ele disse, "lancei minha primeira âncora".

Onde está lançada a âncora de sua alma?

Espero que seja, no livro de Eli!

domingo, 6 de junho de 2010

ADEUS, PR. REGINALDO!

"Então o rei disse aos seus servos: Não sabeis que hoje caiu em Israel um líder, um grande homem?" (II Samuel 3.38)

Acabo de chegar do velório do pr. Reginaldo, pai do Christiano (que é membro de nossa igreja!). Conheci o pr. Reginaldo quando era presidente do Conselho de Pastores em nossa cidade há cerca de cinco anos! Seu jeito simples, cativante e empolgado o notabilizava como um líder comunitário, um pastor amoroso de seu rebanho e um entusiasta pela expansão do evangelho!

Ele começou o seu ministério na Assembléia de Deus, ministério Sul Fluminense e depois aliou-se à CADERBRAS (um outro ramo das "Assembléias de Deus") e estabeleceu no Campo Belo, um bairro notadamente carente de nossa cidade uma igreja inicialmente plantada pelos seus próprios recursos pessoais.

A obra de Deus, independente da coloração denominacional tem suas marcas comuns, e pela vida do pr. Reginaldo eu cito algumas:

(1) A abnegação pelo calor da expansão de igrejas!

A necessidade de mais igrejas em nossa cidade incendiava o coração desse gigante de trabalho e dedicado presidente regional de sua convenção denominacional. Podemos em um homem ou outro questionar suas motivações sobretudo, em questões de ímpetos imperialistas, mas no que diz respeito ao pr. Reginaldo a simplicidade de sua vida falava por si mesma! Ele não viveu em opulência, não granjeou riquezas humanas, e nem aspirou ter o que não poderia manter, prefirou guardar aquilo que ninguém poderia lhe roubar, a saber a sua vida eterna!

(2) Seu amor pelos filhos, independentemente da escolha denominacional deles!

Seu filho, Christiano é batista! Está em nossa igreja! E mesmo sendo assembleiano de peleja, ele incentivava o filho a ser fiel ao seu pastor e à sua igreja, sem revanchismos denominacionais! Um exemplo de equilíbrio! Recentemente ele esteve em um culto de aniversário de nossa igreja! Estávamos juntos no "conselho de pastores" em um tempo onde todos tinham igualdade, independente do número de membros de seus ministérios! Pr. Reginaldo, tinha uma visão global! E isso o distinguia de muitos dos seus pares! Ele amava os seus filhos... e não os queria tê-los por perto apenas para perpetuar seu "reinado", afinal de contas, ele não era rei de nada! Era servo, apenas servo!

(3) Colaboração com projetos sociais!

O pr. Reginaldo acreditava que o pastoreio de almas não pode estar dissociado do cuidado pelas vidas, enquanto seres sociais, agentes da misericórdia em uma sociedade tão desigual como a que vivemos! Ora, ele lançava sua voz em protestos pela justiça social! Era militante de uma visão utópica de igualitarismo, que em nenhum momento passava por sua mente ver o oprimido sendo pisado e ele por perto, sem fazer nada! Sua opção sempre foi pelo confronto de idéias e pela ajuda concreta a quem de fato, necessitava!

Muitas vezes presenciei a simplicidade do pr. Reginaldo sendo motivo de risos! Mas, ele persistia e corajosamente levou à cabo o seu chamado, vivendo intensamente e morrendo em plena forma ministerial, uma vez que o acidente automobilístico que o vitimou aconteceu no retorno de um dos cultos! Viveu pela obra! Morreu por amor à obra!

Não posso deixar de homenagear esse homem, uma pena que não fui mais próximo a ele! Mas, mesmo à distância eu o admirava e fica aqui minha humilde contribuição à sua história e ao seu legado. E, como eu tive oportunidade de dizer em seu velório: "a obra de Deus não pode parar!".