quinta-feira, 19 de novembro de 2009

UNIDADE SIM, MAS SOMENTE COM A BÍBLIA NA MÃO!

Não podemos em hipótese nenhuma caminharmos no ímpeto de buscarmos a "unidade a qualquer preço" se queremos ver em nossa geração um genuino avivamento acontecendo. Creio que precisamos aprender a nos separarmos antes de seguirmos o caminho da unidade.

Charles Spurgeon, grande pregador do séc. XIX viu-se em seu tempo numa questão que tem sido considerada como uma grande controvérsia! Há quem diga que por causa dessa luta que ele travou já no fim de seu ministério que ele acabou desperdiçando (será?) seus melhores dias!

Usando uma expressão que saliento de uma postagem de meu amigo, Juan de Paula (juandepaula.blogspot.com) cito aqui o escritor Iain Murray que destacou que "logo no começo da controvérsia do [declínio], Spurgeon declarou que os evangélicos tinham que enfrentar uma política que nos forçaria a subordinar a manutenção da verdade à prosperidade e unidade denominacional” (MURRAY, O Spurgeon Esquecido, PES, p. 187-188). Ali vários colegas de Spurgeon adotaram uma política de acomodação em detrimento da verdade evangélica da inerrância das Escrituras.".

Não podemos "abrir guarda" em relação à autoridade das Escrituras Sagradas. Até mesmo porque avivamento que não leva a sério o alicerce da Palavra de Deus é avivamentalismo inconsequente, é "show da fé" e não fé alicerçada nos valores eternos de Deus.

Fico impressionado por saber que em toda a história dos avivamentos genuinos a Bíblia foi redescoberta, valorizada e prestigiada, e em nenhum momento aqueles que levaram a Bíblia a sério voltarão com mãos vazias quando, diante do trono de Deus, suplicavam favor e graça para os seus dias.

Foi assim em todo o tempo! Destaco nesse artigo o que aconteceu no tempo do rei Josias, no sec. VII a.C. O livro de Deus andava esquecido, abandonado, paradoxalmente esquecido na casa de Deus! Em sua descoberta, houve o avivamento, o retorno às "veredas antigas". (II Reis 22.1-23.30).

Está na hora de levarmos mais a sério a Biblia. Pois ela o livrará do pecado, ou o pecado lhe livrará dela!

Unidade com outros pastores e igrejas? Quero. Mas, desde que eles creiam e pratiquem a autoridade das Escrituras e não sejam levianos, sectaristas e charlatões da fé! Logo descarto de cara unidade com neo pentecostais misticos, pentecostais soberbos e tradicionais formalistas e carnais! Chega dessa gente! Quero unidade com quem é de Deus!