sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CUIDADO COM A AVAREZA!

"E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui". (Lucas 12.15)

Igrejas avarentas são as que tem como deus o patrimônio e as riquezas. Pode parecer estranho, mas mesmo igrejas e obreiros que iniciam seus ministérios com humildade e dependência ao Senhor podem ser vítimas do desejo de se ter mais do que se precisa! Por desobedecerem a recomendação de São João da Cruz, que dizia, "que sua alma se volte sempre não para desejar o mais, mais o menos", é fácil identificar pessoas que estão obcecadas pelas conquistas materiais.

D. L. Moody, o famoso evangelista americano costumava dizer que precisava de apenas 15 minutos de conversa para identificar se o seu interlocutor estava ajuntando tesouros na terra e não nos céus! Não sei se tenho a destreza de Moody, mas é fácil identificar ao conviver com pastores e líderes de vários ramos denominacionais que, a igreja evangélica brasileira sofre do mal do "exibicionismo público". Daí a minha insistente preocupação com a mídia, não que eu a esteja satanizando, ela não precisa disso, ela já é satânica em sua origem!

John Benton afirma que fomos chamados por Deus para abandonarmos essa sociedade de consumo que tende a dominar as nações e até a igreja do Ocidente! Isso porque temos um chamado: devemos ser santos! John Wesley costuma dizer que ele abria mão de todos os recursos excedentes ao seu orçamento minguado de 85 doláres ao mês, justamente para que o dinheiro não encontrasse o caminho de seu coração! Hoje há líderes evangélicas por demais endinheirados, e eu tenho um postulado: é incompatível ser um homem de Deus e um rico empresário da fé!

Certo homem desabafou com um pastor: não sei porque eu tenho essa impressão, mas é fato para mim que quando estou diante de um monge budista, sinto-me perto de um santo; e quando estou perto de um pastor evangélico, sinto-me do lado de um executivo! Triste constatação! Os homens de Deus que já não podem mais ser chamados de "médicos de almas", pois estão ocupados demais administrando suas finanças e as metas de seu ministério pessoal estão incorrendo num gravíssimo pecado: desviaram-se de suas funções sacerdotais!

Por que a tribo de Levi, a responsável pelo culto em Israel não possuia terra alguma? Porque a terra deles era o Senhor, conforme Deuteronomio 10.9. Mas é fato que muitas igrejas de nosso tempo já se mundanizaram e passaram a desejar as benesses do poder temporal, amando as coisas e usando as pessoas!

Temos de prantear a nossa miserabilidade espiritual ao depender de homens! Ao confiarmos em nossas performances! Ao investirmos em tanto patrimônio e visibilidade do nome de nossa igreja ou denominação, enquanto tantos no mundo inteiro precisariam do nosso suporte missionário!

É muito triste termos orgulho do nosso nome denominacional e não sermos sensíveis às necessidades dos miseráveis em nosso meio! Lamentamos o que ocorre na "cracolândia" em São Paulo e temos uma "cracolândia de luxúrias" em nosso próprio coração!

Que o Senhor tenha misericórdia de nós e de nossas igrejas!

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

IGREJA NA MÍDIA! ESSE É O CAMINHO?

Tenho me perguntado se o fato da igreja evangélica ocupar um lugar de destaque em alguns segmentos de mídia é de fato uma benção, ou uma grande armadilha! Fico pensando no conhecido mito do rei Midas, de onde vem o termo "mídia".

Midas era um rei muito rico, que estava insatisfeito por que ainda não possuía todo o ouro do mundo. Certa feita ao contemplar sua linda filha, Áurea ele desejou que ela fosse a princesa mais rica do mundo! Certo dia ele foi encontrado por um homem mágico que questionou primeiramente se o rei era feliz, e ao saber do infortúnio de Midas, o desconhecido logo lhe prometeu que, por conta de um passe de mágica tudo o que o rei tocasse transformaria em ouro. Do dia seguinte em diante a vida de Midas começou a mudar: ele pegou as flores de seu jardim para levar à sua filha, logo elas transformaram-se em ouro... ele pegou o seu livro predileto para ler, ele transformou-se em ouro... no café da manhã ele pegou sua fruta predileta, o pêssego, ele transformou-se em ouro... num gesto de carinho, sua filha querida se aproximou dele para um abraço, e ao toque de Midas, o inevitável aconteceu... ela transformou-se em ouro!

Mais tarde, o desconhecido mágico reaparece, e trava-se o seguinte diálogo:

- Vossa Excelência está feliz? - alguém perguntou. O rei levantou a cabeça e viu o estranho de pé a seu lado.

- Feliz! Como te atreves a perguntar uma coisa dessas? Sou o homem mais triste na face da terra! - disse o rei.

- Vossa Excelência tem o toque de ouro. E isso não basta?

O Rei Midas não tornou a olhar para o estranho, nem respondeu.

- O que Vossa Excelência prefere: comida e um copo d'água fresca ou essas pedras de ouro? - disse o estranho.

O Rei Midas não conseguiu responder.

- O que prefere ter, ó Majestade? Aquela estatueta de ouro ou uma menina que pode correr, rir e amá-lo?

- Ah, devolva-me minha filhinha Áurea e eu abdicarei de todo o ouro que tenho! - disse o rei. - Perdi a única coisa que realmente me valia ter.

Dessa história começo a refletir se o fato da igreja evangélica estar tão presente na mídia não acabará nos forçando a perdermos a suavidade, a ternura, a simplicidade, a beleza e o encanto de um grupo de pessoas que se reúnem em torno de um livro para aprender de Deus e compartilhar do amor dEle para o mundo inteiro!

Não sei não, mas a impressão que tenho é que a igreja vem se enriquecendo, ocupando espaços midiáticos, crescendo em expressão e com isso, estamos perdendo o toque do amor, o exercício da misericórdia e o riso sincero diante dos grandes feitos do Senhor na história. Nas cédulas de dólar, as letras grafadas formam a frase: "nós confiamos em Deus"!, mas me parece que em muitos dos nossos arraiais eclesiásticos a nota que fala mais alto é o dinheiro! O poder dos homens tem roubado nossa predileção pelo poder de Deus!

Daí eu oro: reconverta-nos Senhor, para Ti mesmo!

terça-feira, 17 de agosto de 2010

REVOLUÇÃO DO AMOR NO HAITI!

"Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder". (I Corintios 4.20)

Olha, foi emocionante cantar junto com pastores haitianos a música, "Revolução do Amor", para conhecê-la acesse http://www.youtube.com/watch?v=h94SeU4cKlw. Estou persuadido em meu espírito que o Haiti precisa da ajuda de irmãos em Cristo que de verdade, creiam que a solução para os dramas humanos estão na satisfação plena em Deus.

A igreja do Senhor Jesus Cristo precisa acordar para o seu papel transformador em nossa sociedade! E para isso precisamos definir o que seria depender inteiramente do poder do Espírito para operar as transformações necessárias tanto em nosso país quanto no caso especifico do que pulsa em meu coração, no Haiti!

01. Precisamos resgatar nossa integridade em Cristo Jesus.

Para esse ponto eu cito a fala de Warren W. Wiersbe em seu livro "crise de integridade": "Durante séculos a igreja tem vindo a dizer ao mundo que reconheça os seus pecados, arrependa-se e creia no Evangelho. Hoje, o mundo diz à igreja que enfrente ela própria os seus pecados, se arrependa e comece a ser a verdadeira igreja desse Evangelho. Nós, os Cristãos, gabamo-nos de não nos envergonharmos do Evangelho de Cristo, mas talvez esse Evangelho se envergonhe de nós. Por alguma razão, o nosso ministério não combina com a nossa mensagem. Algo está errado, quanto à integridade da igreja."

Há muita canalhice na igreja do Senhor Jesus! E isso não é nada bom! Temos tido um testemunho apagado, uma mistura promíscua entre a igreja e o Estado, numa associação perversa com o poder público que tem impedido que a igreja ocupe sua voz profética em meio aos desmandos sociais que estamos envolvidos em nosso país. A igreja é de cima, e não pode se misturar com querelas partidárias, aliando-se a esse ou aquele candidato, com promessas dce cargos e facilitações aos seus membros! O mundo olha para a igreja e se frusta porque encontra nela as mesmas negociatas, tramóias, acordos escusos que em gabinetes políticos são tão comuns e corriqueiros! Dai, o que acontece: os falsos convertidos se avolumam em nossas igrejas, como falsários que estão no nosso meio como lobos devoradores e não como crentes convertidos genuinamente!

02. Precisamos resgatar nosso amor pelas vidas sem Jesus.

Há igrejas que estão por demais interessadas em seu crescimento em poder e expressão na sociedade, do que em envenenar o mundo com principios de fé e santidade! Não errei não! Coloquei "envenenar" sim... pois os valores do Reino são conflitantes com os valores do mundo, por isso eu creio sim num "santo envenenamento" quando a igreja se imiscui nos assuntos do mundo, causando uma natural perseguição à luz do testemunho cristão!

A igreja local que não causa nenhum incômodo em sua comunidade, onde nenhum estardalhaço é feito por conta de sua pregação e presença, é uma igreja que infelizmente, pode ter caído no gosto popular justamente porque ela não se opõe ao pecado, à maldade e ao estado de coisas que se encontram atuantes na sociedade corrumpida. Tenho para mim que a proposta bíblica é incomodarmos o mundo, sim! Essa é a fala do apóstolo Paulo aos filipenses: "para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo". (Filipenses 2.15)

Fico preocupado quando a igreja começa a ser lisonjeada pelos homens e pela opinião pública! Não temos de buscar notoriedade, pois vez por outra vamos contrapor os valores da sociedade e receberemos pedradas, essas sim, são as respostas que caracterizam nossa postura. Estaremos cumprindo o nosso chamado quando nada formos, ao invés de sermos alguma coisa! A igreja é chamada para ser, como diria o pr. Israel Belo, o "endereço de Deus" e não o lugar onde as pessoas vão se encontrar umas com as outras, a fim de suprirem apenas suas próprias necessidades!

03. Por fim, precisamos de poder sobrenatural do Espírito Santo de Deus.

Sou parte de uma tradição denominacional que teme as expressões mais extemporâneas do Espírito Santo! Nos anos 60, os batistas se viram em um período de divisão por conta de interpretações a respeito de experiências que alguns dos nossos líderes estavam alegando terem, no que diz respeito ao tema, "batismo com o Espírito Santo". De lá para cá, nós, os "tradicionais" passamos a evitar toda e qualquer exposição à experiências que não estivessem presas ao compreendimento racional. Erramos! Fomos para um outro extremo!

Hoje, eu quero dizer, junto com os irmãos Haitianos em um culto que participei lá, "sopra Espírito!". Eu quero que o Espírito Santo sobre nossa igreja com tanto poder e manifestações tão absurdamente santas que estaremos envolvidos no apoio de missionários, edificando vidas em nossa cidade, trabalhando com afinco no acabamento de nosso templo e construção de nossas salas, cuidando de nossas crianças, vencendo a batalha contra as drogas em nosso bairro, enfim incomodando e perturbando santamente o Diabo e suas hostes! Não podemos temer o poder do Espírito Santo!

Em meus estudos para a minha dissertação de mestrado sobre os avivamentos, li algo que John White propõe em um dos seus livros, e tomei esse pensamento para a minha vida: “O maior dos medos que ocorre em certos grupos é que o que parece ser o poder de Deus possa ser nada mais do que um grande embuste feito pelo inimigo. É um medo que tem paralisado segmentos inteiros da igreja, um temor que debilita que torna nossas mãos frouxas e que põe os nossos pés para trás numa hora em que a trombeta está proclamando um avançar e atacar”.

Eu já decidi! Não quero ficar paralisado! Quero correr riscos para um ministério totalmente entregue à agenda de Deus! Quero trabalhar por uma Revolução do amor no Haiti! Quero que a IBACEN e meus leitores desse blog vivam o melhor dos dias de suas vidas no Senhor! Quero marcar essa geração não na covardia dos que são aplaudidos, mas na ousadia dos que são feridos por amor a Jesus!

Você está comigo?