sexta-feira, 12 de novembro de 2010

VIVENDO O FAVOR DO SENHOR!

"Uma noite com o Rei, muda tudo eu sei. Uma noite em sua mansão pode mudar tua direção. Um momento em sua presença mudará toda tua aparência. Uma noite com o Rei muda tudo, eu sei." (Aretha Franklin)

Ester estava sendo preparada para o encontro com o Rei Assuero. Ela, segundo o texto bíblico, "alcançava graça aos olhos de todos quantos a viam", Ester 2.15. Não demorou para que, como resultado do seu encontro com Assuero, ele a amasse "mais do que a todas as mulheres", e o melhor estava por vir, "ela alcançou graça e favor diante dele mais do que todas as virgens; de sorte que lhe pôs sobre a cabeça a coroa real, e a fez rainha em lugar de Vasti". (Ester 2.17)

A igreja do Senhor Jesus é tipificada por Ester nessa passagem bíblica. Estamos como que, sendo adornados enquanto povo para o encontro com o nosso Noivo por excelência, o Senhor Jesus! Somos uma igreja cheia de incoerências e desafios nesse tempo onde valores, crenças e excelências tem sido questionados constantemente. A impressão que eu tenho é que como igreja não temos direitos a nada, apenas a morrer, e isso nos basta. Quando leio sobre relatos da igreja no Oriente, meus olhos ficam marejados, e algumas lágrimas insistem em cair. Hoje mesmo li sobre um cristão chinês, o nome dele (obviamente trocado para fins de segurança), Yuan que, com seus noventa anos de idade, 27 deles preso por amor a Jesus e ao evangelho compartilhou que ele ajudou a fundar o movimento de igrejas clandestinas nos tempos da ocupação japonesa. Suas prisões consistiram em momentos demorados de torturas em celas sem janelas. "Eu cobria a cabeça com um cobertor e orava. Durante dez anos, nenhuma carta de minha família chegou a minhas mãos. Eu não tinha uma Bíblia; mas algumas passagens e salmos ficaram comigo, juntamente com um hino."

O hino era: "A velha e rude cruz eu hei de amar, e um dia de meus troféus me desfarei. A velha e rude cruz eu hei de amar, e em troca uma coroa um dia terei". Essa consciência do evangelho levado aos limites é que eu desejo para nossa igreja aqui em Angra dos Reis, a IBACEN (www.ibacen.com.br) que completa nesse fim de semana, 18 anos! Confesso que estou cansado de um cristianismo puramente festivo e juvenil que comemora as conquistas, mas não sonha mais com o futuro de morte! Desejo sinceramente um ano de muito sofrimento para nossa igreja e antevejo um tempo de severas perseguições em relação ao novo governo e sobretudo, pelo nível de frieza do evangelicalismo brasileiro!

Hoje em dia, os insubordinados e rebeldes que saem de nossas igrejas abrindo suas "biroscas eclesiásticas" são considerados heróis e detentores de uma nova visão! Os pastores sofredores, à moda antiga, são considerados antiquados e irrelevantes! Tudo se imita ao espírito do mundo, onde pastores são confudidos por gerentes de crescimento e obreiros em geral são rotulados como empresários da fé! Rebanho é visto como mercado e a Bíblia deixou de ser relevância para muitos pseudo-pregadores. Li recentemente que um pastor teve a audácia de dizer que antes ele lia a Bíblia e tinha os jornais como fontes de ilustrações, e que agora ele levava para o púlpito as notícias do jornal, e usava a Bíblia apenas como ilustração!

Só poderemos viver o favor do Senhor em nossa igreja se formos crentes que amem a Palavra de Deus acima de qualquer outro bem, sem contemporanizar o que ela nos determina em termos de prática e conduta. Nossos casamentos, finanças, empreendimentos, enfim tudo o mais precisa estar sendo levado cativo ao crivo das Escrituras, a ponto de vez por outra, reconhecermos como o filho pródigo: "pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho..." (Lucas 15.18,19). Penso que falta em nossos dias crentes que tenham coragem de chegar diante do Pai admitindo que não são dignos! Há pessoas que se acham dignos de mais! E, quando cantam, "eu não preciso ser reconhecido por ninguém..." isso soa como artificial, pois na primeira oportunidade de brilharem, eles correram para os holofotes, porque gostam de aparecer, de serem vitrines!

O verdadeiro favor do Senhor é estar na presença do Rei, como Mefibosete! Aquele que veio de Lo-Debar, "terra do silêncio", aleijado dos pés, esquecido de todo o povo que um dia admirava seu pai, o bravo Jônatas, filho de Saul. Isso mesmo, Mefibosete, da linhagem real praticamente mendigava sem ser visto ou notado por ninguém! Mas, de repente a sua sorte muda quando ele recebe um convite: apresentar-se diante do rei Davi, diante de quem ele recebe a honra de ser devidamente valorizado. O texto bíblico registra: "Morava, pois, Mefibosete em Jerusalém, porque sempre comia à mesa do rei. E era coxo de ambos os pés". (II Samuel 10.13)

Que sejamos como IBACEN, uma igreja-Mefiboste, coxa sim, limitada, enclausurada pelas pressões do sofrimento de nossa gente, politicamente irrelevante, uma névoa branca em meio à escuridão de nossa cidade cruelmente capitalista! Mas, ao mesmo tempo, com a honra de se assentar diuturnamente na mesa do nosso Rei, a raiz de Davi, Jesus Cristo, diante de quem devemos toda a razão de existir como igreja nesta parte esquecida de nossa cidade, chamada Japuiba.

Que Deus nos dê a graça de nos mantermos fiéis até a vinda do Senhor da Igreja!