sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

EXIGÊNCIAS DE UM DEUS SANTO!

"O Sermão da Montanha expunha a santidade divina e as exigências de um Deus santo. Descreve o tipo de justiça que Deus espera dos que venham a conhecê-lo pela fé". (J. D. Pentecost)

Eu tenho me inclinado reverentemente diante do texto sagrado (Mateus 5 a 7) todas as semanas para trazer ao meu povo aqui em Angra exposições sobre o famoso e pouco assimilado "sermão do monte".

Fiquei assustado com a fala do então candidato a presidente dos EUA sobre a ineficiência dos principios do sermão do monte em nossa contemporaneidade. Em suas miseráveis palavras, Barack Obama disse: "Ou vamos nos apegar apenas ao sermão da montanha? Uma passagem que é tão radical, que é improvável que nosso departamento de defesa sobreviveria à sua aplicação", (com risos e aplausos da platéia).


Tudo isso precisa nos levar a pontuar nossa vida cristã. O que Deus quer de nós enquanto cidadãos de duas pátrias, a terrena e a celestial? Até que ponto as exigências que encontramos na Bíblia são condicionadas pelo nosso tempo? A Bíblia continua sendo Palavra de Deus para nortear nossa conduta hoje?

Eu tenho crido que é tempo da igreja do Senhor Jesus passar por uma reforma! Há muitos "porcos" e "cães" em nosso meio. Infelizmente nós temos chamado muito "filho do diabo" de irmão em nossas igrejas! Tudo porque o nosso evangelismo está errado. Lí essa denúncia, feita por um dos meios prediletos pregadores de nosso tempo, Joel Beeke, "O problema, em todos os lugares no mundo, hoje, é que a evangelização freqüentemente começa num lugar errado. 'quando olhamos atrás para a história da Igreja, e também na história bíblica, observando as épocas de avivamento verdadeiro, não produzido pelo homem, qual era o elemento evidente naquela época que hoje está claramente ausente? Respondemos sem hesitação que é a ausência de profunda convicção de pecado. Este é um grande problema nos nossos dias.'”

Logo, creio que não podemos chamar de irmão nosso aquele que ainda não demonstrou em sua vida prática que é filho do mesmo Pai! E isso tem desdobramentos em todas as áreas de nossa vida. Por isso, o sermão do monte trata de todas as áreas de nossa vida: caráter, testemunho, perdão, reconciliação, casamento, dinheiro, oração, devoção, ética, enfim, tudo que diz respeito ao "ser humano".

Você tem cumprido as exigências do Deus santo para sua vida? Tem chorado por seus inúmeros pecados? Tem tido consciência da presença de Deus em seu dia a dia? Sua igreja prega fielmente o evangelho? Você se relaciona com crentes de verdade ou com falsários travestidos de "cren-tinos"?

Deus tem exigências para você! Não rebaixe o seu nível de compromisso. Persevere. Não se apequene!