sábado, 10 de outubro de 2009

MINHAS IMPRESSÕES DA CONFERÊNCIA FIEL 2009!

Passei a semana toda em comunhão com outros 1500 pastores e líderes do país todo na XXV Conferência Fiel em Águas de Lindóia, no estado de São Paulo, meditando sobre o tema: "Jusfificação pela fé: o coração do evangelho".

O padrão da programação seguiu o script da mais conceituada Editora Evangélica em nosso país, que vem divulgando sua forte e bem embasada literatura desde 1964 com maestria.

Os preletores foram Mark Dever (dos livros "Nove marcas de uma igreja saudável", "Deliberadamente igreja", "Refletindo a glória de Deus" e "O que uma igreja saudável"), D. A. Carson (dos livros "Os perigos da interpretação bíblica", "O comentário de João", e outros 45 livros)e outros oradores brasileiros: Adauto Lourenço, Sillas Campos, Gilson Santos e Leonardo Sahuim.

O assunto foi amplamamente exposto nas cartas de Romanos, Gálatas, Tiago e em outras exposições em porções dos Evangelhos e no livro do profeta Samuel (em uma brilhante comparação com a questão mal resolvida entre Davi e Absalão). Destaco também duas palavras sobre criacionismo e também um aula do Dr. Carson sobre a "nova perspectiva de Paulo" em grande discussão no contexto americano no momento.

Particularmente tenho de fazer a minha "vista de um ponto". O Dr. Mark Dever apresentou exposições simples sobre o tema proposto e mostrou o seu método de expor livros inteiros da Bíblia como Habucuque, porções de Isaias e porções de Tiago. Em todas as suas falas ele sustentava o fato de que a justificação é a declação de um Deus santo e satisfeito plenamente pelo sacrificio de Jesus por nós.

O Dr. Carson foi o grande nome da Conferência! Profundo e apenas em sua palestra ele ao meu ver "errou na mão" ao tratar de um assunto que interessava apenas à menos de 10% de sua audiência! Perdeu de continuar suas exposições pormenirizadas, bem ilustradas e com aplicações pastorais para todos nós! Ele terminou sua contribuição citando John Newton falando sobre a graça de Deus:

"Eu não sou o que devo ser. Eu não sou o que quero ser. Eu não sou o que eu deveria ser. Mas eu não sou o que fui. É pela graça de Deus que eu sou o que sou!".

Ponto alto da conferência!

Agora, devo registrar a palavra abençoadora de Sillas Campos e Gilson Santos! Eles me mantiveram entusiastas pela pregação de brasileiros identificados com os valores da Reforma! Tenho tido para alguns amigos que quando ouvimos e vemos calvinistas de semblantes tão fechados e tão pouco inclinados ao sorriso... logo penso: "essa não é a imagem da saudável e alegre herança reformada!".

Que venha a próxima Conferência... e nós aqui em casa estaremos lá. Querendo Deus!