sexta-feira, 20 de julho de 2012

INFORMATIVO PROJETO HAITI 2012

Estou aqui na sede da "Conexão das Igrejas Batistas no Haiti", organização que tem uma parceria com a nossa "Junta de Missões Mundiais" da Convenção Batista Brasileira. Dentro de pouco mais de uma hora estaremos dando abertura oficial ao nosso Congresso Jovem aqui no Haiti.

Estamos com dois grupos de trabalho em nosso projeto. Uma equipe de construção formada por 07 homens, com o apoio de nosso missionário no Haiti ("Missão de Apoio à Igreja Sofredora), Douglas Soares está em Cottard realizando a construção de uma creche escola que atenderá a um projeto denominado PEPE (Programa de Educação Pré Escolar) que a nossa Junta missionária tem mantido em vários países do mundo com a visão empolgante de ensinar as primeiras letras às crianças com valores cristãos. A região de Cottard parece ser uma área bem carente, e como é típico no Haiti as crianças ali não tem acesso fácil à alfabetização e a Igreja Batista do bairro, liderada pelo pr. Genele tem um bom testemunho na comunidade e cremos que estamos fazendo história nesse país a partir desse projeto de construção que servirá de padrão para as próximas unidades do PEPE no país.

O outro grupo de nossa caravana, formada por 08 irmãs que tem sido lideradas pela minha esposa, Débora Marins, está hospedado na sede da "Missão de Apoio à Igreja Sofredora", de uma forma generosa, a ponto delas mesmas se expressarem que vem sendo tratadas como "princesas". Elas tem visitado todas as tardes orfanatos nas redondezas de Porto Principe, e todas tem sido impactadas com experiências de aproximação ao sofrimento mais torturante aqui no Haiti: o das crianças. Os órfáos haitianos tem olhos vivos, que mascaram muito bem o estado desolador de suas vidas, com horizontes de esperança bem escondidos. O nosso trabalho aqui no Haiti é proporcionar em algumas horas um vislumbre daquilo que a Graça de Deus pode proporcionar aos coraçõezinhos que já viram a morte tão de perto, e tantas vezes!

O nosso ponto alto nesse fim de semana será a promoção do Congresso Jovem. Trinta jovens estão por aqui, e todos estão bem vestidos, alegres (já ouvimos o canto das moças) e sentindo-se privilegiados em serem convidados para participar desse programa de treinamento ministerial. A coordenação do Congresso está a cargo da irmã Enilze Lucena, e ela notabilizou-se com o melhor da organização pois cada congressista terá um crachá e receberá uma pasta com a programação, dados dos preletores (ao todo serão duas mensagens e seis palestras) e um brinde: um CD do cantor brasileiro Carlinhos Félix! Além disso, temos aqui um banner feito com a qualidade e presteza necessárias ao Reino com o tema (em francês) do nosso Congresso: "Fazendo diferença em um mundo indiferente!".

Semana que vem completaremos nossa construção e avançaremos nas visitas aos orfanatos! Deus tem muitos tesouros para serem dados a nós nestes dias! E, repito "tesouros", pois o Haiti a despeito de ser um dos paises mais pobres do mundo, sempre nos deixa mais ricos, sobretudo quando entendemos o propósito de nossa missão aqui no mundo: marcarmos vidas com a vida de Deus!

Como as lágrimas estão perto de pedirem licença para chegar, me despeço neste primeiro (podendo ser o único) artigo de nossa viagem! Antea de encerrar, não posso deixar de registrar minha gratidão às pessoas e igrejas que tornaram esse projeto possivel:

* Familiares,
* Doadores da obra missionária,
* Igrejas apoiadoras,
* Pastores parceiros,
* Missão de Apoio a Igreja Sofredora,
* Junta de Missões Nacionais,
* Conexão das Igrejas Batistas do Haiti,
* Rosângela,
* Enilze e Priscila (CD's),

Igrejas apoiadoras:

Igreja Batista Central em Japuiba
Igreja Evangélica Congregacional Agape
Igreja Assembleia de Deus, ministério Belem
Igreja Assembleia de Deus, ministério Madureira,
Igreja Batista Central em Brisamar
Igreja Batista Central em Seropédica
Igreja Batista Nickei
Igreja Batista em Nova Aurora
Primeira Igreja Batista em Itanhanhém
Primeira Igreja Batista em Seropédica
Igreja Batista Central em Lagoinha
Igreja Batista Nacional da Japuiba
Igreja Batista Central em Piranema
Igreja Batista Nova Jerusalém
Juventude Batista Sudeste Fluminense