terça-feira, 7 de abril de 2015

PARA QUE VOCÊ É CHAMADO?

“Por causa da graça que Deus me deu, de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo”. (Romanos 15.15b,16).

O texto acima é claro: “proclamar o evangelho de Deus”, e isso com o “dever sacerdotal”. Os sacerdotes no tempo bíblico representavam os homens diante de Deus. Em Israel, eles eram da linhagem de Levi, e não possuíam terra, pois “a terra deles era o Senhor”. Eram homens sustentados pelo povo justamente para se dedicarem exclusivamente às orações e pregações no tabernáculo e mais tarde, no templo em Jerusalém.

Por conta do sacerdotalismo na Igreja Católica, durante milhares de anos foi nos passado a tradição de que apenas os que são ordenados como parte do clero tinham responsabilidades na transmissão do evangelho. A igreja viveu durante anos em um cativeiro onde havia um domínio tirânico do clero sobre o laicato (isto é, dos “homens da igreja” em relação aos “homens do povo”).

A reforma protestante (sec. XVI) condenou essa relação perversa, propondo aquilo que tem sido chamado de “sacerdócio universal de todos os crentes”. Em artigo de Antonio José do Nascimento Filho, ele assevera que "no ensino dos reformadores, uma importante verdade da doutrina do sacerdócio de todos os crentes foi a afirmação do dever que todos os cristãos têm, pelo fato de pertencerem ao sacerdócio da fé, de servirem uns aos outros."  

Logo, Paulo propôs no texto que ele tinha o “dever sacerdotal” de proclamar o evangelho, logo isso não seria feito por uma “opção preferencial”, mas sim por um “chamado irresistível”. O crente não pode escolher entre compartilhar do evangelho ou não, ele tem essa obrigação. Isso mesmo! Por isso que o próprio Paulo vai ter de dizer aos crentes de Corinto: “Pois, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, porque me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho”, I Coríntios 9.16.


Você não tem outra escolha! Você tem um chamado! Cumpre bem o seu dever sacerdotal!

O CHAMADO DE DEUS É ESPIRITUAL!

“Por causa da graça que Deus me deu, de ser um ministro de Cristo Jesus para os gentios, com o dever sacerdotal de proclamar o evangelho de Deus, para que os gentios se tornem uma oferta aceitável a Deus, santificados pelo Espírito Santo”. (Romanos 15.15b,16).

Relendo esse verso que tem sido repetido em nossos cultos dominicais, fico me perguntando: “o que vem a ser esse ministro de Cristo Jesus”?

No original grego, a palavra para “ministro” aqui é “leitourgos”, que tem a ver com alguém que ocupa um serviço considerado santo, da raiz dessa palavra que vem outra já mais aportuguesada, a “liturgia”. Logo, o ministro que Paulo refere-se aqui é alguém que compreende o seu chamado como algo dedicado exclusivamente a Deus. Em outras palavras, um chamado espiritual.

Precisamos parar com o entendimento tacanho de que existe “vida espiritual” e “vida material”, pois não existem essas duas dimensões distintas. Só existe uma vida. E ela é espiritual! A vida material é um breve período de tempo que nos encontramos desfrutando dessa realidade natural com uma missão em mente e no coração: “andarmos como é digno de nosso chamado”, segundo Efésios 4.1.

Logo, somos seres espirituais habitando em dimensões naturais, mas com uma missão altamente espiritual. Somos filhos de Deus, nascidos do alto, e chamados para sermos relevantes no mundo, só que nas condições de I Pedro 2.9: “mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.”

Não existe nada mais espiritual na vida do que o seu chamado: “proclamar o evangelho de Deus”, e você pode fazer isso apoiando o trabalho de nossa “Junta de Missões Mundiais” da “Convenção Batista Brasileira”. Nosso alvo financeiro é de R$ 13000,00 que levantaremos até o dia 19/04. E você pode e deve participar também, realizando viagens missionárias durante o ano, basta enviar um email para voluntarios@jmm.org.br.

Enfim, como o chamado é espiritual, é para os espirituais: eu e você!