sábado, 21 de fevereiro de 2009

NUNCA PARE DE ORAR!

“com toda a oração e súplica, orando em todo o tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, ...” (Efésios 6.18)

Parece-me, de modo assim bem claro, que vivemos o tempo de Deus para o nosso despertamento espiritual no que diz respeito á nossa vida de oração. Na oração encontramos o coração de Deus e sintonizamos nossa vontade finita com a vontade absoluta dEle.

E agora? O que fazer para desenvolver uma vida poderosa de oração?

(1) Ore para ter o poder do Espírito Santo.

Você nunca terá poder na sua vida se não orar, não buscar de verdade a abundância de uma vida de entrega ao Senhor. John Stott disse: "Antes de mandar a igreja para o mundo, Cristo mandou o Espírito para a igreja. A mesma ordem precisa ser observada hoje". E o Espírito nos advém como cumprimento da promessa do Senhor Jesus em Atos 1.8: “e ser-me-eis testemunhas ao descer sobre vós o Espírito Santo...”! Não é coincidência o fato de que essa exortação do Senhor Jesus culminou na obediência dos discípulos em ficar em Jerusalém em oração “até que” o Espírito Santo fosse manifestado (Atos 2)!

(2) Ore para aumentar sua expectativa da vinda do Senhor Jesus.

Estamos vivendo nos dias em que o aparecimento do anticristo será assistido. Estes são os anos em que o Senhor levantará uma igreja preparada para o encontro final. Não podemos recuar em nosso afastamento total do espírito desse mundo e a aproximação final com os valores do Reino de Deus em nós! Um conselho: pare de tentar dialogar com o mundo! O crente que não atrai a oposição do mundo é porque do mundo ele ainda é!

(3) Ore para empregar sua vida para a causa missionária.

Quando perguntaram a Carlos Studd, que deixou a Inglaterra e abriu mão da sua fama e riqueza para ser missionário na China, Índia e África, o porquê de tanto sacrifício, ele respondeu: "Se Jesus Cristo é Deus e deu a sua vida por mim, então não há sacrifício tão grande que eu não possa fazer por amor a ele". Outro conselho: pare de viver para você mesmo, assuma o compromisso de contribuir para a plantação de nossa congregação em Taquara, seja generoso em suas ofertas missionárias e guerreie com o Senhor pela salvação entre todos os povos da terra!

É por ai, e saiba que: não tem como ser crente de outro modo!

Um abração.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

E QUANDO A FOLIA ACABAR?

"Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juizo." (Eclesiastes 11.9)

O carnaval, uma tradição portuguesa que nos veio como herança colonizadora, é inspirada em festejos grego-romanos onde a sátira, o deboche e a superficialidade eram expostos em praças públicas, com requintes de escárnio e nudismo explicito.

É fato que, popularmente ela é chamada de "festa da carne", mas há quem diga de que ela vem do latim "car" + "navales", que seria algo em torno de "carro em forma naval", uma alusão clara aos conhecidos carros alegóricos que carrega multidões em delírio com melodias frenéticas e jargões popularescos!

No Brasil essa festa casou com a cultura do nosso povo marcada por desprezo em relação ao trabalho (daí se dizer que as coisas só começam a andar no Brasil depois do Carnaval) e também com a conhecida "malandragem" no gosto pelo fácil duvidoso, por uma sensualidade gritante e também um certo "remelexo" para lidar com as tragédias existenciais do dia a dia!

As drogas são reprimidas durante o ano, mas no Carnaval elas são liberadas... nos "lança-perfumes" e também nos espaços frequentados por usuários de todos os lugares e gostos diversos! Na realidade todos fecham seus olhos criticos, toda a propaganda de consciência se esvai e como resultado temos também a inserção de milhares de seres humanos ao "habitat do mal", das drogas e do consumo desenfreado de álcool. Uma lástima!

Os limites de tratamento cavalheresco em relação ao sexo oposto também entra de recesso no período do carnaval. Os encontros de "amor" se dão em carros, vias expressas, arquibancadas, esquinas, becos, enfim... qualquer lugar é lugar de homens e mulheres extravassarem seus lados animalescos e eminentemente prostituidos em seus valores humanos! Daqui a nove meses nascerão "filhos do acaso", crianças que serão taxadas de acidentes, e serão marcas de adultérios, fornicações e demais encontros obscuros da carnalidade humana. Uma lástima!

No carnaval assistimos também uma gastança desenfreada do dinheiro público em shows superfaturados e pagos com o erário público com o mesmo pudor das "rainhas das baterias" das Escolas de Samba, isso é, nenhum! Os políticos abrem suas torneiras orçamentárias, frequentam camarotes desta ou daquela marca de cerveja e pasmem, já tivemos no Brasil um presidente que ficou o tempo todo do lado de uma modelo sem calcinha! Afinal de contas, é Carnaval. Tudo pode! Uma lástima!

Enquanto isso, no mundo dos mortais com alma, temos famílias sendo estraçalhadas pelo drama dos filhos que começaram a usar drogas na festa desse ano; filhas que vão ter de se explicar porque engravidaram sem ao menos terem apresentado seus respectivos namorados aos pais e também os políticos vão ter de "tampar os rombos" das suas máquinas administrativas e não terão de se explicar (isso porque o povo entende, afinal de contas foi carnaval...) por que não se tem remédios nos postos ou os exames têm de ser tão demorados assim! Uma lástima!

É assim. Mas não tem de ser assim! O texto de Eclesiastes é claro: Deus vai trazer tudo a juizo! Endireite a sua vida meu queridão e queridona! Não seja um pigmeu no pensamento. Pare com isso de pensar pela cabeça dos outros! Carnaval é festa para quem não tem personalidade e por isso precisa de uma máscara para curtir um tempo legal! Legal e inteligente é quem, de cara limpa, curte a vida, como uma benção vinda do próprio Deus.

A verdadeira alegria não está dentro do homem, está fora dele, e encontramos em Jesus, aquele que transforma o nosso carnaval de vida, em vida de verdade e em abundância. (João 10.10)

Fique com Deus. E depois não diga que não avisei! Estou para lhe ajudar a ter uma vida diferente, que tal juntos pedirmos a Deus que oriente a sua vida para uma caminhada mais saudável e plena de significado?