quarta-feira, 18 de agosto de 2010

IGREJA NA MÍDIA! ESSE É O CAMINHO?

Tenho me perguntado se o fato da igreja evangélica ocupar um lugar de destaque em alguns segmentos de mídia é de fato uma benção, ou uma grande armadilha! Fico pensando no conhecido mito do rei Midas, de onde vem o termo "mídia".

Midas era um rei muito rico, que estava insatisfeito por que ainda não possuía todo o ouro do mundo. Certa feita ao contemplar sua linda filha, Áurea ele desejou que ela fosse a princesa mais rica do mundo! Certo dia ele foi encontrado por um homem mágico que questionou primeiramente se o rei era feliz, e ao saber do infortúnio de Midas, o desconhecido logo lhe prometeu que, por conta de um passe de mágica tudo o que o rei tocasse transformaria em ouro. Do dia seguinte em diante a vida de Midas começou a mudar: ele pegou as flores de seu jardim para levar à sua filha, logo elas transformaram-se em ouro... ele pegou o seu livro predileto para ler, ele transformou-se em ouro... no café da manhã ele pegou sua fruta predileta, o pêssego, ele transformou-se em ouro... num gesto de carinho, sua filha querida se aproximou dele para um abraço, e ao toque de Midas, o inevitável aconteceu... ela transformou-se em ouro!

Mais tarde, o desconhecido mágico reaparece, e trava-se o seguinte diálogo:

- Vossa Excelência está feliz? - alguém perguntou. O rei levantou a cabeça e viu o estranho de pé a seu lado.

- Feliz! Como te atreves a perguntar uma coisa dessas? Sou o homem mais triste na face da terra! - disse o rei.

- Vossa Excelência tem o toque de ouro. E isso não basta?

O Rei Midas não tornou a olhar para o estranho, nem respondeu.

- O que Vossa Excelência prefere: comida e um copo d'água fresca ou essas pedras de ouro? - disse o estranho.

O Rei Midas não conseguiu responder.

- O que prefere ter, ó Majestade? Aquela estatueta de ouro ou uma menina que pode correr, rir e amá-lo?

- Ah, devolva-me minha filhinha Áurea e eu abdicarei de todo o ouro que tenho! - disse o rei. - Perdi a única coisa que realmente me valia ter.

Dessa história começo a refletir se o fato da igreja evangélica estar tão presente na mídia não acabará nos forçando a perdermos a suavidade, a ternura, a simplicidade, a beleza e o encanto de um grupo de pessoas que se reúnem em torno de um livro para aprender de Deus e compartilhar do amor dEle para o mundo inteiro!

Não sei não, mas a impressão que tenho é que a igreja vem se enriquecendo, ocupando espaços midiáticos, crescendo em expressão e com isso, estamos perdendo o toque do amor, o exercício da misericórdia e o riso sincero diante dos grandes feitos do Senhor na história. Nas cédulas de dólar, as letras grafadas formam a frase: "nós confiamos em Deus"!, mas me parece que em muitos dos nossos arraiais eclesiásticos a nota que fala mais alto é o dinheiro! O poder dos homens tem roubado nossa predileção pelo poder de Deus!

Daí eu oro: reconverta-nos Senhor, para Ti mesmo!

2 comentários:

tião disse...

A paz do Senhor pastor Ezequias, talvez tudo que esta acontecendo hoje é um fato dos crentes antigos que no inicio do radio diziam que era arma do diabo.Ai passou veio a Tv e tambem é do diabo, nas praias crente não pode ir tambem é do diabo e hoje a internet tambem é do diabo? Por falta de sabedoria os crentes perdem o que Deus deu e na politica o que dizer o crente vota num homosexual num ladrão, espirita que vão fazer as leis em causa proprias mas não votam num crente que salvo dizendo que politica não é de Deus tudo porque não ler a biblia, toda ela tem politica Caim Abel, Saul Davi, Matias e Jose o justo tudo tem Midia só que estamos lolhando para o chão e deixando de olhar para o Cristo que Salva, como estou eu aqui em Sao Vicente e leio que o amado postou é de DEUS. vamos dizer que toda midia televisiva´vai ser do Senhor Jesus amem. Salmos 115.16 " O céus são os céus do SENHOR; mas a terra deu-a ele aos filhos dos homens. Deuteronômio 10:14) Certamente o céu e os mais altos céus pertencem ao Senhor, teu Deus , também a terra com tudo o que está nele. "de quem é tudo isto de DEUS ou do diabo?'tudo é licito mas eu não vou me envolver .

Pr. José Gabriel Evangelista Silva disse...

Caro colega Pr. Ezequias
Excelente mensagem; concordo plenamente co o irmão.
Abraços
Pr. José Gabriel