sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CUIDADO COM A AVAREZA!

"E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui". (Lucas 12.15)

Igrejas avarentas são as que tem como deus o patrimônio e as riquezas. Pode parecer estranho, mas mesmo igrejas e obreiros que iniciam seus ministérios com humildade e dependência ao Senhor podem ser vítimas do desejo de se ter mais do que se precisa! Por desobedecerem a recomendação de São João da Cruz, que dizia, "que sua alma se volte sempre não para desejar o mais, mais o menos", é fácil identificar pessoas que estão obcecadas pelas conquistas materiais.

D. L. Moody, o famoso evangelista americano costumava dizer que precisava de apenas 15 minutos de conversa para identificar se o seu interlocutor estava ajuntando tesouros na terra e não nos céus! Não sei se tenho a destreza de Moody, mas é fácil identificar ao conviver com pastores e líderes de vários ramos denominacionais que, a igreja evangélica brasileira sofre do mal do "exibicionismo público". Daí a minha insistente preocupação com a mídia, não que eu a esteja satanizando, ela não precisa disso, ela já é satânica em sua origem!

John Benton afirma que fomos chamados por Deus para abandonarmos essa sociedade de consumo que tende a dominar as nações e até a igreja do Ocidente! Isso porque temos um chamado: devemos ser santos! John Wesley costuma dizer que ele abria mão de todos os recursos excedentes ao seu orçamento minguado de 85 doláres ao mês, justamente para que o dinheiro não encontrasse o caminho de seu coração! Hoje há líderes evangélicas por demais endinheirados, e eu tenho um postulado: é incompatível ser um homem de Deus e um rico empresário da fé!

Certo homem desabafou com um pastor: não sei porque eu tenho essa impressão, mas é fato para mim que quando estou diante de um monge budista, sinto-me perto de um santo; e quando estou perto de um pastor evangélico, sinto-me do lado de um executivo! Triste constatação! Os homens de Deus que já não podem mais ser chamados de "médicos de almas", pois estão ocupados demais administrando suas finanças e as metas de seu ministério pessoal estão incorrendo num gravíssimo pecado: desviaram-se de suas funções sacerdotais!

Por que a tribo de Levi, a responsável pelo culto em Israel não possuia terra alguma? Porque a terra deles era o Senhor, conforme Deuteronomio 10.9. Mas é fato que muitas igrejas de nosso tempo já se mundanizaram e passaram a desejar as benesses do poder temporal, amando as coisas e usando as pessoas!

Temos de prantear a nossa miserabilidade espiritual ao depender de homens! Ao confiarmos em nossas performances! Ao investirmos em tanto patrimônio e visibilidade do nome de nossa igreja ou denominação, enquanto tantos no mundo inteiro precisariam do nosso suporte missionário!

É muito triste termos orgulho do nosso nome denominacional e não sermos sensíveis às necessidades dos miseráveis em nosso meio! Lamentamos o que ocorre na "cracolândia" em São Paulo e temos uma "cracolândia de luxúrias" em nosso próprio coração!

Que o Senhor tenha misericórdia de nós e de nossas igrejas!

Nenhum comentário: