sábado, 9 de janeiro de 2010

A REALIDADE É PIOR DO QUE IMAGINAMOS!

Olha, com senso de responsabilidade em manter atualizadas as informações sobre nossa cidade, eu me ponho a noticiar algo que já saiu na mídia para os meus leitores e colaboradores nesse momento de crise em nosso municipio.

É sábado, e estamos nos preparando para mais uma noite de culto e antevimos uma expecativa na cidade em relação ao "day after", o dia seguinte à tragédia que alcançou o nível máximo em catástrofes provocadas por chuvas. Só para vocês terem uma idéia: em 12 horas entre os dias 31/12/2009 e 01/01/2010 choveu o que estava previsto para todo o mês de janeiro! Foi muita água mesmo!

As ajudas estão vindo do Brasil inteiro... a denominação batista está se solidarizando... outras denominações evangélicas estão se notabilizando na ajuda a todos os desabrigados. Enfim, Deus está movimentando o espírito de unidade em nossa cidade!

Segue a notícia:

09/01/2010 - 11h13

Quase 300 pessoas continuam fora de suas casas em Angra dos Reis (RJ) após as chuvas

Colaboração para a Folha Online

A Secretaria de Governo e Defesa Civil do município de Angra dos Reis (RJ) divulgou neste sábado um novo balanço sobre os problemas causados à cidade após as fortes chuvas que atingiram a região entre o final de 2009 e o começo deste ano.

Ao todo, 116 pessoas estão desabrigadas (instaladas em escolas municipais) e outras 168 estão desalojadas (se alimentam nos abrigos, mas não permanecem). O número total de ocorrências na cidade entre o dia 30 de dezembro e esse sábado é de 2.206.

Além disso, foram feitas 1.827 vistorias em imóveis e 517 interdições, além de 379 cortes emergenciais de árvores. A Secretaria ainda informou que no período entre 30 de dezembro e 1º de janeiro choveu um total de 417 mm, o que equivale ao dobro da média histórica para todo o mês de dezembro.

Segundo o Corpo de Bombeiros, foram encontrados até o momento 52 corpos no município de Angra dos Reis, vítimas de deslizamentos de terra: 31 corpos na Praia do Bananal (Ilha Grande) e 21 corpos no Morro da Carioca (centro). Duas pessoas permanecem desaparecidas.

Nesta sexta-feira (8), a Prefeitura de Angra dos Reis também divulgou o conteúdo do Formulário de Avaliação de Danos sobre os deslizamentos provocados pelas fortes chuvas nos primeiros dias do ano. O documento conclui que o desastre foi de nível 4, a maior intensidade no índice de avaliação da Codificação de Desastres, Ameaças e Riscos do Conselho Nacional de Defesa Civil.

A avaliação, finalizada na terça-feira (6), foi encaminhada ao Sistema Nacional de Defesa Civil, e validará a situação de calamidade pública decretada pela prefeitura. A medida é necessária para o recebimento dos recursos destinados ao município.

A Gerência de Engenharia da prefeitura aponta também que 61 bairros da cidade sofreram com escorregamentos ou deslizamentos, com eventos secundários, enxurradas ou inundações bruscas.

Entre os danos apontados pelo documento estão 307 casas danificadas e 1.207 destruídas; quatro mansões afetadas; 73 pontos comerciais danificados e um destruído; nove km de estradas danificados e 11 destruídos; 159,3 mil metros quadrados de pavimentação de ruas danificadas.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u676876.shtml

O quadro atual é esse, estamos em "estado de alerta" o tempo inteiro! Contem conosco e nos ajudem. Para doações não se esqueçam da nossa conta: IGREJA BATISTA CENTRAL EM JAPUIBA, CNPJ 39165865/0001-43, Bradesco, AG. 0459-6; C/C 28972-8.

Nenhum comentário: