quinta-feira, 1 de novembro de 2012

VOCÊ É HERDEIRO DA REFORMA?

"Mas o justo viverá da fé". (Romanos 1.17)

Com este verso em tela, Martinho Lutero, no sec. XVI, em um tempo de grandes perturbações sociais, filosóficas e teológicas desencadeou um processo que se tornou irreversível: a cristandade precisava retornar às Sagradas Escrituras para nortear a fé e a prática, e não mais obedecer cegamente a tradição católica apostólica romana. Ele pagou um preço pela ousadia: não foi morto, por conta de toda uma conjuntora política que o privilegiava, mas em suma entrou na história como "herege", um bandido que ameaçou o catolicismo com mentiras protestantes.

Mas, a verdade dos fatos atesta que Lutero foi um enviado de Deus que, possuido por uma mente peregrina e uma convicção plena de seus ideais resolveu levar até o fim seu principio de que somente as Escrituras poderiam conduzir os ditames do homem e reger o seu coração. Tenho para mim que os outros postulados (somente a fé, somente Cristo, somente a graça e somente a Deus toda glória) são desdobramentos naturais desse primeiro ponto: em latim, "sola scriptura", em bom português, "somente a Escritura".

Lutero influenciou a sua, e as demais gerações enfatizando que a Bíblia é a revelação escrita de Deus ao homens, logo ela tem caracteristicas próprias do próprio Deus, tal como inerrância (isenta de erros), infalibilidade (seus escritos não podem falhar) e autoritativa (em si mesma ela tem a confirmação de que o que diz é verdadeiro). No seu tempo, a Bíblia estava acorrentada aos púlpitos das catedrais e não era lida pelo povo, mesmo aos sacerdotes ela era franqueada apenas no final do curso teológico nos mosteiros, isso após o noviço ter estudado exaustivamente os filósofos e os denominados "pais da igreja". A Palavra de Deus estava presa na própria casa de Deus!

Em meio às suas constantes crises emocionais, suas "angústias de alma", Lutero refugiou-se à luz de velas a ler a carta de Paulo aos Romanos, quando parou seus olhos neste verso elucidador que postei acima e declamou seu espanto diante do óbvio que lhe fora escondida pela elite da igreja, "o justo viverá da fé". Isso provocou uma libertação não apenas metodológica, mas existencial, da alma de Lutero e ele começou a ensinar a Bíblia com uma autoridade sobrenatural, incomodando o sistema da igreja que estava acostumado com palestras sofismáticas e não pregação cheias do poder do Espírito Santo de Deus! Resultado: ele foi chamado a se retratar, e sua resposta é famosa: "ao menos que eu seja convencido pelas Sagradas Escrituras e pela minha consciência, não retratarei".

Lutero tinha os nervos de aço e logo viu-se amealhando inimigos, mas também amigos e simpatizantes de seu movimento de reforma. Em breve, uma parte de seu país (Alemanha) e outros (Holanda, Suíça, Inglaterra) passaram a aderir ao seu movimento, e os séculos XVI e XVII entraram na história como sendo um tempo de profundas modificações na Europa e no mundo, justamente pela revisão de cosmovisões a partir da centralidade das Escrituras Sagradas. Não é a toa que Lutero aproveitando-se de seu refúgio na Alemanha, põe-se à tarefa de traduzir a Bíblia para o idioma local, e o povo passa a ter acesso ao néctar da Palavra de Deus.

A Bíblia liberta o homem de sua cegueira espiritual. Ela não é apenas um livro normativo, é também formativo, elucidativo e transformacional! São incontáveis os testemunhos de homens e mulheres que tiveram suas vidas mudadas por conta desse livro. E isso acontece por conta do que está escrito no famoso Catecismo de Westminster em sua resposta à pergunta de número três: "as Escrituras ensinam, principalmente, o que o homem deve crer a respeito de Deus, e o dever que Deus requer do homem".

Agora para me ater ao título do artigo: "você é herdeiro da Reforma", pontuo aqui algumas evidências que você precisa perceber em você, para finalmente identificar-se como parte desse santo movimento:

- Você é herdeiro da Reforma se você faz da leitura da Bíblia uma prática devocional diária em sua vida.

- Você é herdeiro da Reforma se você pauta sua ética e moral pelos principios desse livro e não pelos valores de nosso mundo.

- Você é herdeiro da Reforma se você rejeita participar de campanhas nas igrejas que se utilizam de correntes para manter as pessoas presas em orações de poder e promessas de curas divinas.

- Você é herdeiro da Reforma se você participa ativamente da Escola Bíblica Dominical, e não profana o "dia do Senhor" ganhando dinheiro indevidamente.

- Você é herdeiro da Reforma se você opta em cantar apenas músicas que reflitam em suas letras a excelência da Palavra de Deus e não os modismos de nosso pobre tempo.

- Você é herdeiro da Reforma se você rejeita ouvir pregadores "pula pula" ou evangelistas da televisão que fazem cruzadas mirabolantes para encherem seus próprios bolsos.

- Você é herdeiro da Reforma se você leva a sua familia todos os dias a fazer o "culto doméstico", tendo o marido crente como líder desse momento de devoção.

- Você é herdeiro da Reforma se você rejeita o divórcio, o sexo antes e fora do casamento, o estado "amigado com fé casado é".

- Você é herdeiro da Reforma se você é membro de uma igreja que expõe as Escrituras sem melindres e receios de desagradar a ala mais rica da membresia.

- Por fim (poderia falar mais...) você é herdeiro da Reforma se você ao invés de celebrar o "dia das bruxas", ontem você lembrou-se de agradecer por Martinho Lutero e a riqueza do protestantismo na história da humanidade.

Tenho dito.

PS. Esse artigo é uma homenagem aos meus alunos do "Seminário Teológico Interdenominacional de Angra dos Reis": jovens que ao descobrirem a teologia reformada amam mais a Jesus e a sua Palavra.

Um comentário:

Anônimo disse...

concordo com o fato de sempre analisar o que se esta cantando, mas entao crente so pode cantar musicas evangelicas?