sexta-feira, 8 de julho de 2011

APÓSTOLOS HOJE EM DIA? QUE PIADA!

"... e por derradeiro de todos apareceu também a mim, como a um abortivo. Pois eu sou o menor dos apóstolos, que nem sou digno de ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus". (I Corintios 15.9)

Interessante que, ao mesmo tempo que recebo a notícia pelo blog de meu amigo, Renato Vargens, de que já há uma agência aqui no Brasil que vende o título de "apóstolo" por modestos R$ 2000,00, prometendo garantir a quem possui tal título o espirito de sabedoria para lidar com quaisquer questões eclesiásticas, eu repouso neste texto de I Corintios 15 e encontro Paulo, o apóstolo genuinamente bíblico, enviado com a missão de evangelizar os gentios (não judeus) vendo a si mesmo como um "abortivo".

Para entender melhor por que Paulo usa esse termo tão forte, "abortivo", do grego "ektroma" é bom rever como foi o chamado dele para ser apóstolo. O texto está em Atos 9 quanto o Senhor Jesus lança Saulo (nome antigo de Paulo) ao chão e lhe faz uma pergunta incisiva: "Saulo, Saulo, por que me persegues?". E a resposta dele é interessantíssima: "Quem és tu, Senhor?".

Na resposta de Paulo há o reconhecimento de que aquele que estava perseguindo era "Senhor", o governador de todo o mundo, a pessoa a quem ele estaria por toda vida entregue e comprometido. Desse encontro traumático, veio o termo para "abortivo" que ele usa no texto em I Corintios. Preste atenção ao comentário de Champlim:  o vocábulo grego aqui traduzido como "fora do tempo", é "ektroma", forma jônica de "ektrauma", que significa "proveniente de trauma', isto é, de injúria, de dor, e isso é uma alusão à experiência dolorosa da maioria dos abortos.

Aqui em Angra, teremos na próxima semana um evento denominado "Angra Expo 2011", que já foi cristã e hoje está cada vez menos evangélico, que terá como participação especial um apóstolo, o Doriel de Jesus! Um homem que pelo que me consta em leituras em sites e outros meios midiaticos admite receber revelações exclusivas de Deus para os nosso dias! Ai que medo! Fico imaginando se Paulo, o abortivo teria espaço para falar nesse evento, tenho imaginado que não, e sabe por que? Ele admitia por demais a sua situação de "menor dos apóstolos".

Interessante que Paulo via a si mesmo como desqualificado para a função apostólica, bem diferente dos homens hoje em dia que buscam (e alguns pagam ) por esse título. Gosto de pensar que Paulo não reconhecia que obtinha quaisquer atributos notáveis para ser chamado de "enviado de Deus" (esse é o sentido original do termo apóstolo), isso porque ele sabia que o que era, ele o era apenas pela Graça de Deus.

A Graça de Deus tem sido pouco enfatizada em nossos dias, isso porque o que vale a pena hoje em dia é o lucro fácil, são os dividendos que se adquirem por conta da notoriedade de um pregador, de uma igreja ou de uma denominação. Vivemos no tempo das "vedetes do evangelho", onde as pessoas insistem em querer brilhar mais do que o Senhor Jesus!

E, tenho dito que eventos como a "Angra Expo 2011" não contribuem em nada para o crescimento do evangelho em nossa cidade, bem como também outros programas em outras cidades que obedeçam os mesmos critérios desse evento em nossa cidade. Não acredito que o atrelamento ao poder público, materializado na imagem de pastores que subem ao gabinete do prefeito com solicitações de patrocinios integrais de seus eventos seja reflexo da seriedade com que se tem de levar a vida ministerial, em conformidade com o padrão paulino.

Confesso que fico triste quando me lembro do comentário de um funcionário de nossa Prefeitura aqui em Angra acerca de alguns pastores que subiam ás escadas do prédio público para encontrarem-se com o prefeito: "são uns sanguessugas!".

Coisa triste. Eu até diria, deplorável! A propósito: mais uma vez não vou a Expo!

6 comentários:

neilson disse...

Lindo pastor, concordo com tudo o que o senhor falou. mas o Apostolo Paulo também falou que ele se alegrava com a pregação do evangelho mesmo que para muitos era pregado por inveja , porvias e até mesmo por contendas. Eu entendo com isso que mesmo não concordando precisamos nos alegrar , porque?? pelo fato da pregação do evangelho esta sendo feito... segue aqui o meu respeito e admiração. Filipenses 1.15,16,1718,19,20

Anônimo disse...

Olá Ezequias!

Uma lidinha aqui resolve a questão:

"E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. Apocalipse 21:14"

Apocalipse é revelação de Jesus Cristo ao último apóstolo vivo, João!

Do 13º apóstolo em diante não sabemos de quem é.

"E alguns dos exorcistas judeus ambulantes tentavam invocar o nome do Senhor Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega. E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, principal dos sacerdotes. Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; mas vós quem sois? Atos 19:15"

Estes pelo menos não usurparam o Ministério Apostólico.

kkkkkk

Abração

Pr. Saury

tião disse...

Pastor Ezequias
não tenho nada a falar se eu acrescentar uma silaba perde a graça o srº ja falou tudo ( bela matéria)

Anônimo disse...

Parabéns Pastor,

Concordo com sua opinião, acredito que não precisamos de verbas externas para proclamarmos o Nome do Senhor Jesus; O melhor "Investimento" está em vidas.

Um Abraço.

Ana Márcia disse...

Infelizmente esses eventos de massa não proporcionam conversões profundas e genuínas. Idolatria pura... Fora dos padrões cristãos. Desperdício de dinheiro... O próprio Jesus diz em Mateus 7:21-23 - "Nem todo aquele que me diz Senhor, Senhor, entrará no reino dos céus, mas apenas aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? E eu lhes direi claramente: Nunca os conheci."
É a epidemia espiritual dos dias de hoje cujo protagonista é o "enganador". Pobre de vós.
Concluíndo: Também não vou. Aceitarei seu conselho e lerei um bom livro além de participar de toda dinâmica da Ibacen nesses dias que seguem. Grande abraço.

Anônimo disse...

Pastor Ezequias, apoio parte da sua matéria postada, mas tenho que arguir quando fala da Assembléia de Deus, realmente completou sem anos, assim como outras já completaram. Mas rebelião não houve, se deveras ler a história verá que os que porfiaram pelo pentecostalimos não foram aceitos na igreja batista ora citado na sua matéria, foi esse o motivo principal por terem sidos exulpos, não só da igreja, mas também de onde moravam, um quartinho muito ruim por sinal onde moravam. Dou graças a Deus pela vidas desses dois homens, herois da fé, se hoje o pentecoste está no Brasil, se hoje a igreja cresceu, damos graças a nosso Bom Deus que enviou esses homens a fim de aumentar o número daqueles que hão de herdar o céu, incluindo o amado Pastor, no qual tenho profunda admiração. Posso citar que a igreja Presbiteriana do Brasil, realizou uma bela festa de centenário, inclusive o Presidente da Republica participou. Amado Pastor, se a Assembléia de Deus no Brasil é maioria, com certeza tem uma atenção maior. Quisera Deus que todas as igrejas crescessem da mesma forma, claro que existem problemas a serem corrigidos, mas vamos orar e deixar Deus resolver. A melhor solução ainda é a oração. O Apostolo Paulo escreveu aos I TS 5.17 "Orai sem cessar". Vamos seguir esse exemplo maravilhoso, não peça às suas ovelhas para lerem livro ou fazer uma gincana, convoque-as para a oração....Quanto a Expo,existem muitas coisas para melhorar, mas vamos colher o que é bom, como o amado mesmo frisou, quanto ao que não é bom, joguemos fora. Deus te abençoe. Sl 133