quarta-feira, 13 de julho de 2011

ANGRA EXPO 2011! TÔ FORA!

Passei alguns minutos dessa semana passada fazendo uma análise da programação da edição da Angra Expo 2011, que curiosamente já não se intitula mais “cristã” por uma questão mercadológica e na tentativa de chamar a cidade para uma programação que, de evangélica, no rigor da palavra não tem nada!

O evento terá mensagens de pregação ultra-pentecostais, com pastores ligados aos mais radicais movimentos pentecostais em nosso país! De verdade, não consigo indicar nenhum deles, como um sério expositor das Escrituras! Dos cantores, teremos como sempre, os mais conhecidos do momento: Kléber Lucas, Fernanda Brum, Shirley Carvalhaes, Sérgio Lopes, Bruna Karla, e outros grupos de nossa cidade! Sobre a parte musical, parece-me que não tenha nada a declarar sobre a performance dos mesmos, só salientando que uma vez indo ao evento, ouça tudo e retenha apenas o que é bom (de acordo com o Evangelho).

Fico tentando enxergar o evento como sendo um ambiente interessante para a expressão de nossa fé, mas sinceramente não consigo, e isso devido às minhas impressões que foram colhidas desde a primeira edição do evento. Mas, tenho de ser sincero em afirmar que a despeito da direção do evento, o povo de nossa cidade recebe bem esse formato de evento e aproveita para rever amigos de outras denominações e manterem nesses dias um clima forte de irmandade que reconheço fazer falta em nosso meio. Só consigo enxergar esse aspecto positivo de um programa como a “angra expo”, só lamentando que isso seja feito totalmente com o dinheiro público e com a tutela política de um grupo na cidade, que certamente saberá cobrar o devido preço por esse investimento.

Ainda me preocupa o clima de ufanismo em relação ao centenário das "Assembleias de Deus". E, neste ponto, me ponho a tecer um comentário com todo respeito às lideranças dessa centenária denominação em minha cidade. Mas, não posso me furtar em considerar que os assembleianos (e os mais sérios vão concordar comigo) não foram os pioneiros na evangelização no Brasil! Eles tem todo o direito de comemorarem bastante essa data, mas se a Expo propusesse ser uma "feira gospel", não daria um espaço considerável em sua programação para o centenário da "Assembleia de Deus", pois isso me leva a perguntar: e a celebração dos 140 anos dos Batistas, que foram inclusive a origem dos assembleíanos, uma vez que a denominação pentecostal surgiu de um racha provocado por missionários suecos na Primeira Igreja Batista do Pará em 1911? E, por que não celebrar os 156 anos da chegada do primeiro missionário para evangelizar o Brasil, Dr. Robert Kalley? Não gosto desse clima de ufanismo histórico! Afinal de contas ninguém faz história sozinho!

A direção da Expo precisa reconsiderar o formato dessa programação que, não presta contas a ninguém, é representada por uma "comissão de pastores" eleita por eles mesmos! Não quero com isso, levantar nenhum juizo de valor sobre quaisquer questões de fóro contábeis, porque estaria sendo leviano! E, respeito os meus colegas como lideres em nossa cidade, apenas venho à público, e mais uma vez solicitar algumas mudanças. Vou alencá-las: 
* A EXPO poderia ser dirigida por uma ampla comissão de pastores e líderes, eleitas em Assembleias e com todas as contas do referido evento (dentre outras) sendo prestadas com todo o rigor contábil e fiscal;

* Esse evento deveria ser ano a ano menos subsidiado pelo poder público, como era a proposta inicial, quando logo na primeira edição eu ouvi do vice prefeito na época, essa informação. Com isso, o povo evangélico ficaria menos refém da situação política e evitaria tantas suspeições;

* NÃO se justifica um evento de porte como esse terminar no domingo. Ora, o domingo é o "sábado dos cristãos",  um dia que deve ser separado para a comunhão na igreja local e descanso familiar. Lembro-me que ouvi que Robert Kalley que foi o fundador da primeira igreja evangélica no Brasil, a "Igreja Evangelica Fluminense" na cidade do Rio de Janeiro, em um domingo chegou a desconsiderar a contratação de um carroceiro para carregar o corpo de uma de suas ovelhas, fazendo com que o corpo fosse carregado nas ruas por uma equipe de crentes, por que o uso desse serviço constituiria trabalho, o que implicava em desobediência ao mandamento de guardar o dia do Senhor! Quão distante estamos desse tempo em que o "dia sacro" do domingo era preservado e considerado como especial para os cultos dos crentes em suas respectivas igrejas!

* E, por fim, sem querer ser repetitivo: por que só pastores pentecostais são convidados? Por que se despreza o contingente expressivo de pastores batistas, congregacionais e presbiterianos que também poderiam contribuir para o crescimento espiritual dos frequentadores do evento?

Fico preso a essas considerações, e tenho de terminar dizendo, que de fato, "tô fora" da Expo... e não proibo o nosso povo em participar, uma vez que não sou dono das consciências das minhas ovelhas! Mas, o que posso fazer é apelá-las no sentido de que caso optem em não ir, como eu, aproveite para ler um livro, ver um filme e participar ativamente na dinâmica de sua igreja!

É o que eu penso e digo.



14 comentários:

Anônimo disse...

Olá Pr Ezequias quero lhe Parabenizar pela grande verdade que o senhor escreveu em seu blog. onde angra expo não está sendo um evento para glorificar o Rei Jesus, mas sim os homens que querem ter o poder de tudo. e fazendo sim o que eles querem e não dando o espaço ao verdadeiros adoradores que a adora a Deus com verdade. nós levitas dessa cidade estamos sendo esquecidos e excluidos pela grande maioria dos organizadores da Angra Expo.

Del Leon disse...

Olá Pastor Ezequias, interessante essa abordagem sobre o centenário da Assembléia de Deus, li na revista Ultimato sobre a história desta denominação, e posso concluir juntamente com suas observações que, com exceção dos mais estudados, são poucos os que conhecem a origem da própria denominação e julgam-se melhores do que os cristãos de outras denominações. Nos chamam de "primos" e não de "irmãos". O que me leva a afirmar que "aquele que não conhece o passado da própria denominação não pode nem se considerar parte dela". Angra Expo 2011!Tô Fora...também!

Aizen disse...

Concordo, o evento sempre pesou muito pro lado pentecostal, nunca foi realmente bem dividido denominacionalmente o espaço principalmente no que diz respeito a preletores.

Anônimo disse...

Concordo em quase tudo, porém existem outras igrejas pentecostais que também não fazem parte, inclusive algumas Assembléias de Deus, onde os pastores ainda se preocupam em apascentar ovelhas e não trocam o púlpito pelo gabinete.

Alexandro disse...

Boa tarde, muito interessante sua opinião e faço delas as minhas, pois nos evangélicos temos que ter muito cuidado, já que a cada dia que passa a sensação que tenho é que nosso meio esta lotado de vendilhões do templo, que cada vez mais só se preocupam com as coisas terrenas, poder e fortuna, se esquecendo de nossas origens e missões. Esta EXPO é somente um jogo de vaidades, com lobos em pele de cordeiro.

Anônimo disse...

Pastor Ezequias, apoio parte da sua matéria postada, mas tenho que argüir quando fala da Assembléia de Deus, realmente completou sem anos, assim como outras já completaram. Mas rebelião não houve, se deveras ler a história verá que os que porfiaram pelo pentecostalismos não foram aceitos na igreja batista ora citado na sua matéria, foi esse o motivo principal por terem sidos expulsos, não só da igreja, mas também de onde moravam, um quartinho muito ruim por sinal onde moravam. Dou graças a Deus pela vidas desses dois homens, heróis da fé, se hoje o pentecoste está no Brasil, se hoje a igreja cresceu, damos graças a nosso Bom Deus que enviou esses homens a fim de aumentar o número daqueles que hão de herdar o céu, incluindo o amado Pastor, no qual tenho profunda admiração. Posso citar que a igreja Presbiteriana do Brasil, realizou uma bela festa de centenário, inclusive o Presidente da Republica participou. Amado Pastor, se a Assembléia de Deus no Brasil é maioria, com certeza tem uma atenção maior. Quisera Deus que todas as igrejas crescessem da mesma forma, claro que existem problemas a serem corrigidos, mas vamos orar e deixar Deus resolver. A melhor solução ainda é a oração. O Apostolo Paulo escreveu aos I TS 5.17 "Orai sem cessar". Vamos seguir esse exemplo maravilhoso, não peça às suas ovelhas para lerem livro ou fazer uma gincana, convoque-as para a oração....Quanto a Expo,existem muitas coisas para melhorar, mas vamos colher o que é bom, como o amado mesmo frisou, quanto ao que não é bom, joguemos fora. Deus te abençoe. Sl 133

Anônimo disse...

Desculpe pelo erro de digitação onde se lê sem, o correto é cem.

Blog-Bem disse...

MEU MUI-QUERIDO PASTOR EZEQUIAS, GRAÇAS E PAZ DA PARTE DO SENHOR JESUS CRISTO.
Quero te responder sua interferências sobre o angra expô, fico até agradecido pela sua iniciativa; Mas eu gostaria que o amado fizesse um vídeo mostrando todas as irregularidades que existem neste evento.Ainda salientando gostaria de falar para alguns dos seus seguidores que não proceda de infamar todos os Pentecostais pois não são todos iguis, ASSEMBLÉIA DE DEUS NÃO SE RESUME EM ALGUNS EVANGÉLICOS QUE NÃO ZELAM PELA DOUTRINA DOS APÓSTOLOS. Sou Assembléia e respeito todas as Denominações. deixo para meditação de todos Romanos 14.4,13,sem mais pesso que continue orando por todos os irmãos que fazem a obra de Deus relaxadamente. fiquem em paz.
Ev. Deoclécio Amaro

FÁBIO ROSA disse...

Como cristão e um cidadão consciente das obrigações e direitos, confesso que me preocupa muito a questão da aplicação da verba pública na “tentativa” da pregação do evangelho. Penso que ela deve ser voltada para o bem comum de toda a sociedade (dando um fim em esgotos a céu aberto, criação de políticas públicas para a urbanização adequada, providências políticas para a melhoria da educação, enfim).
"Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar?"
Mateus 5:13
Não é de se estranhar a evidente baixa participação dos Batistas neste evento. Os Batistas em sua declaração doutrinária aravés da Convenção Batista Brasileira cita compreender a Igreja como instituição separada e independente totalmente do Estado, essa declaração responde a essa não participação da grande maioria dos Batistas neste evento com esse “formato”. Tenho sonhado, orado e agido pelo avanço espiritual, social e governamental, mas de forma consistente, bíblica.

Fernando Nelis disse...

profissionlcom.blogspot.com

Concordo plenamente e o que me indigna e a monopolização da Angra expo onde vemos uma feira sem muito variedade de arigos porque são sempre os mesmos que podem expor seus produtos, acredito que a Angra expo teria que repensar muita coisa principalmente a feira.

Anônimo disse...

Triste saber q existem pessoas com o coração tão critico... lamentavel ...há tempo para se converter e ter uma visão diferente da vida...

Adoradora Deise Murços disse...

Fico espantada de ver como as pessoas que se dizem tão cristãos e estudados,defamam e falam mal dos seus próprios irmãos,esquecendo que no céu não existe placa de igrejas.Devemos vigiar nossa lingua pois ela pode nos levar ao inferno e tudo o que temos feito até agora terá sido em vão,portanto vigiai e orai,e não orai e vigiai.
Sou pentecostal,assembleiana mas sei respeitar e não defamo as pessoas pois não somos tds iguais,e é Deus quem irá nos julgar.
Procure provas,filmagens,gravações e etc para sustentar o que diz,pois se a Angra Expo não é benção para o Senhor e muitos que tbm postaram o seu comentário,respeite aqueles que são e foram abençoados atravéz dela que com certeza são maioria.
me desculpe pela franquesa mas já que postou isso e me pediu que lê-se eu depois de ler os comentários quis comentar tbm,é um direito de tds.O Senhor sabe que te admiro,reconheço que é uma benção,mas infelizmente não posso concordar com isso.Deus abençoe hoje e sempre e fique na paz do Senhor Jesus...

Anônimo disse...

Sinceramente Pr. o senho ainda se intitula pastor ?!
Um pastor que parece ter prazer em desarmonizar as coisas, tem prazer em falar mal !
Pelo que eu sei, os cristãs no geral sem denominação deveriam ser unidos ! E não ficarem degradado o que os pastores fazem para unir o povo cristão , só porque o senhor não foi chamado para ser organizador !
Isso só piora a imagem que os "crentes" tem lá fora !
Um pastor que faz um titulo Angra Expo 2011 !! Tô fora , não é pastor na minha opinião !
Pastor tem que ter coração limpo, e não ódio e rancor , e o senhor realmente tem !! Porque senão tivesse tomaria conta da sua vida e não falaria mal de pessoas que estão tentando unir o povo evangélico ! É de pessoas como o sr. que o povo cristão não precisa ! De pessoas que só sabem criticar !!

vicente divino neves disse...

graça e paz do Senhor Jesus Cristo,estoua asistir um filme pilares da terra ali fala de uma religião que vivia do lado dois politicos faziam tudo por interesse pessoal com isso o povo sofria com pessimos reis,você ve um que se domina bispo fas jogo sujo e ainda usa o nome de Deus para fazer tudo o que e de seu interese,aqui com esse cometario eu fico com uma duvida sera que isso acontece aqui,fico com medo mais coloco na mão daquele que tudo ver e sabe de tudo só Ele sabe ler pensamento.nossos pastores teriam de ter coragem,falo melhor FÉ EM Deus,pois se Deus quer nenhum politico coco.cabe os pastores falo pastores.com juelho no chão hora a Deus que Ele,abri caminho ou vocês preverem se venderem.pra o inimigo.