domingo, 21 de março de 2010

QUE EVANGELHO É ESSE?

(Tito 3:8) - Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens.

No desafio de evangelizarmos em todo o tempo, precisamos avaliar seriamente se a nossa proclamação tem sido contra o pecado, ou se temos usado eufemismos para referirmo-nos à tragédia da malignidade do ser humano. É sabido (e quem tem filhos pequenos tem esse principio verificado constantemente pela experiência) que a depravação do ser humano, inclue até mesmo os seus ossos!

Dai numa sociedade liberal e liberalizante como vivemos, temos o desafio proposto de pregarmos contra o pecado a fim de sugerirmos "com firmeza" que os homens precisam redirecionar o centro de suas vidas, ao invés de seus próprios projetos egoístico eles precisam ceder lugar ao Senhor, como único ponto de equilíbrio e direção para suas almas eternas!

Tenho dito que a morte, por exemplo, é um grande sermão em relação a esse tema. Todas as vezes que páro diante de um caixão eu digo a mim mesmo que ele está me pregando duas verdades: Deus existe e eu terei de prestar contas diante dEle um dia!

Acerca de nossa mensagem evangelística precisamos tomar duas atitudes para mim, essenciais: primeiro cabe uma definição do que vem a ser o evangelho. O evangelho não é a noticia de que tudo está bem com o ser humano, muito pelo contrário, de acordo com o bispo inglês J. C. Ryle, isso em 1879, quando o homem chega à conclusão de que tudo está ruim, ele encontra-se bem perto do céu.

O pr. Antonio Carlos da Costa, da Igreja Presbiteriana do Brasil em Barra da Tijuca disse recentemente que a mensagem central do evangelho é "a gloriosa notícia que Deus no seu infinito amor chama a humanidade para se arrepender dos seus pecados e crer na oferta graciosa de salvação que é oferecida por meio de Cristo. O que o evangelho proclama é a existência de um Deus santo. Um ser que não tolera o pecado pelo simples fato do pecado não fazer parte de sua própria existência."

Depois de um definição acurada do que vem a ser o evangelho, a outra atitude para quem deseja proclamar o verdadeiro evangelho do Senhor Jesus, aquela da graça, da justicação pela fé somente e da realidade do céu e do inferno como destinos para a alma humana é aquilo que eu posso chamar de "auto-evangelização". Meu professor de Mestrado no meu módulo de "Apologética" me despertou para esse conceito quando ele disse: “sem evangelizar a mim mesmo... eu não posso evangelizar o mundo...”.

Pensando nisso logo me coloco na opinião que penso estar ajuizada nas Escrituras de que precisamos de uma auto-análise (aos moldes puritanos) de nossa própria vida para checarmos se podemos encontrar nela as evidências de uma vida convertida diante do Senhor. Sem falsidades ou melindres. Sem meias verdades e justificativas. Verdadeira e única.

Esse evangelho é verdadeiro porque anula a justiça humana, lançando-nos no abraço acolhedor de um Pai amoroso que nos elegeu antes mesmo da fundação do mundo, e que nos enviou o Seu Filho, Jesus Cristo para morrer por nós no aplacamento de sua ira justa a nosso respeito. Sem Deus o homem está destinado ao inferno, e como a maioria está condenada (eu deduzo isso porque a porta que leva à destruição, ao inferno é larga e o caminho é espaçoso) temos muito o que fazer para que o nosso cristianismo deixe de ser "cerebral" para ser algo "visceral".

Chega de cristãos do pensamento secular. Cristãos que se empolgam por campanhas governamentais ou não, mas dificilmente se empenham por uma vida santa e piedosa diante do Senhor. Há quem lute muito por seus direitos, mas dificilmente ora por suas causas de arrependimento diante do Senhor.

Termino com uma citação de C. H. Spurgeon, famoso pregador do sec.XIX: "Quando a Palavra de Deus converte um homem, tira dele seu desespero, mas não seu arrependimento".

O verdadeiro evangelho tem uma palavra forte e central: ARREPENDA-SE!

Um comentário:

Leonardo Almeida disse...

A mensagem genuína da cruz precisa nos levar para a consciência de quem somos e para onde iríamos. Louvado seja nosso Senhor que esta mensagem também nos mostra a remissão de nossos pecados! Morte e ressurreição. Convicção de pecados e vida eterna!
Vida cristã é lutar contra as nossas concupiscências e nos arrependermos todas as vezes mancharmos a santidade de Deus!O que nos motiva é que Cristo está a direita do pai intercedendo por nós...glórias a Ele!