sexta-feira, 26 de março de 2010

QUE FECHEM AS "IGREJAS-GENÉRICAS"!

"O sucesso de um falsificador de moedas depende quão parecida à moeda falsa se torna com a genuína. A heresia não é uma negação completa da verdade, e sim uma perversão da verdade". (A.W. Pink)

Tenho crido de todo o meu coração na santidade da igreja. Ela de fato é de cima, vem de Deus. O próprio Senhor Jesus disse por conta da organização da igreja em Mateus 16.18: "edificarei a minha igreja". E, Paulo escrevendo aos coríntios, a chama de "igreja de Deus". Isso é muito óbvio no sentido de que a origem da igreja é celestial, ela foi idealizada por Deus em seu plano eterno, isso explica porque ela tem sobrevivido.

Gosto muito da declaração do bispo J.C. Ryle em 1879, "mesmo parecendo fraca aos olhos do homem, esta igreja verdadeira é a bigorna que já quebrou muitos martelos no passado e, talvez, continue quebrando muito mais, antes que chegue o fim. Aquele que fere a igreja verdadeira está tocando na menina dos olhos de Deus (Zacarias 2.8).

Mas, dando um passeio em nossas cidades, mesmo as de pequeno e médio porte, não precisamos andar muito para vermos as "igrejas" que são frutos de divisões e quase sempre são caracterizadas pelo desejo insano de um líder que, por não conseguir espaço para o seu reinado solitário em uma igreja denominacionalmente estabelecida resolve montar o seu próprio negócio. E, infelizmente tais aloprados sempre conseguem adeptos para financiar seus intentos pseudo-apostólicos.

Tais homens inescrupolosos abandonam as denominações históricas com o discurso de desejarem algo mais "independente", sem cobranças que eles sempre julgam injustas, e neles há o desejo de seguirem a visão que Deus supostamente teria dado a eles. Mas, o interessante é que eles se põem a cumprir o chamado de Deus para a vida deles ignorando um princípio que para o próprio Deus é muito caro: o da autoridade espiritual.

Watchaman Nee em seu clássico, "autoridade espiritual", que "não existe ninguém apto a ser autoridade delegada por Deus se não aprender primeiro a sujeitar-se à autoridade. Ninguém pode saber como exercer autoridade até que sua rebeldia tenha sido resolvida".

Olha, a história do Brasil seguiu um rito de golpes e rebeldias, li isso de modo compacto na análise que Ariovaldo Ramos faz ao chegar a conclusão de que a igreja do Senhor ainda vive o que ele chama de "avivamento de colheita", isto é ainda não semeamos nada para as próximas gerações, o respingo que temos de um avivamento no Brasil é produto do plantio de nossos fiéis pioneiros denominacionais!

A transgressão tem sido o mote de muitos líderes, sobretudo seminaristas e jovens pastores, mas isso não exclui os já de uma certa idade que se auto-intitulam "pastores" sem ao menos passar por um concílio sério de obreiros denominacionais e historicamente fiéis. Como resultado temos de conviver com "igrejas-genéricas", pastoreadas por "pastores-genéricos" e produzindo "cristãos genéricos", e ouso a dizer, cultuando um "deus genérico". Pois, o Espírito Santo de Deus não está presente em um culto dirigido por rebeldes que julgam estar à parte da unção que o Senhor Deus tem ministrado a denominações históricas que pagaram o preço de estabelecer suas igrejas em solo brasileiro há uma ou mais centenas de anos!

Chega! Desejo que fecham tais "igrejolas" e mais, seus pseudo-pastores sejam convertidos e se conscientizam de que a igreja do Senhor Jesus já tem dono, e ele é que a vem edificando ao longo dos séculos! Termino mais uma vez com o bispo J.C. Ryle: "os pastores podem pregar e os escritores, escrever, mas o Senhor Jesus é o único que pode edificar".

Tenho dito.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ezequias gosto dos seus posicionamentos. Concordo com tudo que você escreveu acima, exceto na sua ênfase a palavra "denominacional" como conceito aferidor. As denominações são estratégias humanas para agregar e expandir com mais eficácia a vocação das Igrejas Locais. Igrejas Locais é o conceito de Igreja neotestamentário. As denominações prestam bons serviços, quando servem às Igrejas locais. Mas, recuso-me a ser denominacional, quando minha denominação quer o dinheiro da minha Igreja Local para pagar salários de professores apóstatas, para sustentar uma máquina cuja cúpula pratica politicagem miúda e desonrosa a Cristo. Um exemplo: Nossa Igreja enviou 4 membros para estudar em um determinado seminário batista, onde um professor debochava da Bíblia em todas as suas aulas. Os alunos, oriundos de uma Igreja comprometidíssima com a "Sã Doutrina", não aguentaram e pediram para a Igreja enviá-los para outro seminário. Comunicamos á direção do seminário, prestamos queixa dando o nome do professor, entramos em contacto com o pastor da Igreja que o professor era membro etc. Resultado: O protesto da nossa Igreja foi completamente ignorado. A Igreja local só tem valor na convenção para entregar o plano cooperativo (uma parte vai para o "ensino" teológico)ou para salvar alguma instituição quando quebra, e geralmente quebra por má gestão dos maus e o silêncio dos bons. Poderia colocar meu nome, mas não vou fazê-lo prá não sofrer retaliação, mas esse testemunho eu o dou diante de Cristo, como sendo a mais pura verdade.

Anônimo disse...

Amado Pr. Ezequias, gostaria de fazer algumas colocações para finalizar com algumas perguntas.
a)Ano ano 30 (Pentecostes) Fundação da Igreja.
b) Ano 64 perseguição por Nero.
C) Ano 313 Edito de Milão.
d) Ano 1054 Cisma Igrejas Ortodoxas
e)Ano 1517 Reforma Protestante.
F)Ano 1523 Anabatistas.Luteranismo
g)Ano 1534 Igreja Anglicana.
Os desdobramentos na historia da igreja demontra que foram surgindo subdivisões que deram origens as mais diversas denominações.
Pergunto respeitosamente:
A Igreja não-generica(verdadeira) não seria apenas a Igreja que atuou até o ano 311? Ou na pior das hipoteses aquela que atuou ate 1517 data da Reforma Protestante? Ou ainda a Igreja não-generica não sería a Igreja que dela jamais saiu subdivisões? As Igrejas Historicas são originais de sí mesmas?

Abraço.

Anônimo disse...

anteDisse-lhe João: Mestre, vimos um homem que, em teu nome, expelia demônios, o qual não nos segue; e nós lho proibimos, porque não seguia conosco.39 Mas Jesus respondeu: Não lho proibais; porque ninguém há que faça milagre em meu nome e, logo a seguir, possa falar mal de mim.
40 Pois quem não é contra nós é por nós.João também pensava assim.tem um genérico atras de nós.Mas jesus diz quem não é contra nós é por nós.o que importa e que a palavra de deusesta sendo regada

Marcelo Pereira disse...

O que é isso companheiro?

Pastor Ezequias li o seu comentário a respeito do Silas Malafaia e achei bem equilibrado, baseado na palavra, com discernimento de que o nosso amado irmão realmente está se desviando do rumo, corrompendo-se pela vaidade e pelo poder (velhas armadilhas do inimigo que já derrubaram tantos pastores de denominações históricas e "genéricas"). Fiquei curioso em conhecer mais a respeito do irmão "sapiente" e me deparo com um disparate como esse que você escreveu e me espantei. Que é isso companheiro? Leia Mateus 9.38-40 e caia na real. Há muitas igrejas históricas que são uma benção sim, mas há outras que estão frias e geladas, onde o Espírito já não sopra. Há igrejas novas e independentes que são verdadeiros absurdos, mas há os que com temor e tremor pregam a sã doutrina, cheias da alegria do Espírito. Você agora também vai querer questionar se as vidas que são transformadas nessas igrejas realmente se converteram também? Não faça isso! Quem separa o joio do trigo é o Senhor e não nós, os trabalhadores que estão semeando. Uma marca importante nos homens de Deus é o reconhecimento de suas próprias falhas e o arrependimento. Creio que você errou em querer fechar igrejas, por que não tem o direito de querer nada, pois é somente servo.

Palavra na vida disse...

Tenho crido que Igrejas são abertas por autorização de Cristo.O Senhor e o cabeça da Igreja.Não creio em igrejas genéricas até porque elas não existem, existem igrejas,Penso em Paulo que ao ir para tessalonica passou por anfipolis e apolonia,para chegar a Europa,Paulo tinha uma estratégia pregar nas sinagogas,O Espírito nos envia mas não anula nossa estratégia,e se a estratégia humana para pregar a palavra de Deus é abrir novas igrejas,então Deus honrará este homem.Penso que Deus quer ver sua palavra pregada nos quatro cantos da terra,independente de denominações historias ou não.
Não cabe a mim julgar a igreja mas Jesus é quem julgará e separará o joio do trigo.