sexta-feira, 22 de agosto de 2008

ORAÇÃO NÃO É UM CAMINHO, É O CAMINHO!

“Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos”. (Lucas 11.1)

Estou saindo agora de um encontro de compartilhamento entre pastores que começou curiosamente às 05h00min, depois para mim de uma noite de descanso e ao mesmo tempo busca por um renovo do Senhor. Tenho vivido dias difíceis! Mas, tenho aprendido que a oração não é um caminho, ela é o caminho para se achegar a Deus com intimidade.

Jesus tinha uma prática constante de oração em seu ministério, em momentos específicos ele passava noites inteiras em clamor ao Pai. O pedido dos seus discípulos “ensina-nos a orar” apresenta para cada um de nós alguns princípios importantes para a nossa compreensão do que vem a ser a oração:

01) Oração é desespero da alma por Deus.

Há uma fome no nosso coração neste tempo por mais de Deus. Na oração nos alimentamos de Deus, e nesse processo de se encher mais dos valores divinos aprendemos também a esvaziarmos de nós mesmos! Por isso que uma oração de um homem de Deus foi “Senhor, esvazia-me do que estou cheio e encha-me do que estou vazio”.

Uma canção que marcou um dos avivamentos que o Pais de Gales presenciou tem em sua letra uma oração que precisa ser repetido por todos nós quando queremos buscar a face de Deus:

Enche-me Espírito, mais que cheio quero estar
Eu menor dos Teus vasos, posso muito transbordar!

Oh dá-me falar cada dia, com salmos hinos de amor
Oh dá-me viver cada dia com gratidão e louvor!

Oh dá-me viver cada dia com sobriedade e temor
Em sujeição uns aos outros como convém no Senhor!

Enche-me Espírito, mais que cheio quero estar
Eu menor dos Teus vasos, posso muito transbordar!

02) Oração é algo que se aprende na escola do Espírito.

Agora eu aprendo “aos pés” de Richard Foxter que trinta anos atrás lançou o livro “Celebração da Disciplina”, que é justamente o nosso devocionário em nossos encontros de pastores que em seu livro apresenta alguns princípios importantíssimos.

Um dos valores que ele apresenta é que orar é realizar uma pesquisa na escola do Espírito Santo, citando P.T. Forsythe: “A oração representa para a religião aquilo que a pesquisa representa para a ciência”. Temos de crescer no entendimento acerca da oração, na realidade como Paulo disse aos corintios, “não sabemos orar como convém” (Romanos 8.26) e por conta disso precisamos estar matriculados nessa escola!

Na escola do Espírito Santo aprendemos a orar com base nas nossas fraquezas e não naquilo que temos de bom e de melhor! Não é a toa que Gordon Macdonald vai orar assim: “Senhor, as minhas orações nascem daquilo que não sou, mas espero que as suas respostas me ajudem a ser o que devo ser”.

Olha amados e amadas, diante das lutas que temos travado em nossa própria humanidade eu não tenho dúvidas que precisamos ser tratados por Deus naquilo que é debilidade do nosso homem interior! O Senhor Deus nesse tempo está chamando homens e mulheres comprometidos com o verdadeiro evangelho para fazer diferença em nossa nação!

Sem sombra de dúvida, nossa igreja não precisa ser inundada por óleo “ungido” que desce por um helicóptero repleto de pastores sinceramente enganados, mas sim de um espírito de unidade que parta do princípio de que o Senhor quer nos levar a desfrutar um tempo de quebrantamento e humilhação.

Nesse tempo de consternação pelos nossos pecados, os púlpitos de nossas igrejas não estarão mais sendo ocupados por politiqueiros e sim por profetas, não por homens que estão interessados em conchavos, mas sim por corajosos de Deus que tem um ultimato para apresentar à essa tão prejudicada sociedade!

Tenho de terminar com uma citação muito pertinente de Tomaz Germanovix: “Quanto mais próximos da manifestação do anticristo neste mundo, mas a ‘igreja’ sofrerá as pressões do maligno. Satanás usará todos os artifícios para manter o povo de Deus distraído. Ele tem derramado toda a sujeira do inferno sobre os santos com a intenção de traga-los. Espíritos demoníacos de sensualidade e lascívia estão atacando sem trégua aqueles que já foram comprados por bom preço. É triste admitir, mas muitos filhos de Deus têm sucumbido aos ataques satânicos”.

A verdade é essa: basta de “Angra Expo”, é tempo de quebrantamento e oração. A oração não é um caminho, ela é o caminho!

4 comentários:

IGREJA BATISTA FILADELFIA DE ITAPOÃ disse...

Simplesmente maravilhoso. Fiquei regosijado ao ver que a Palavra é simples mas profunda. Deus é muito bom! Parabéns! Deus continue abençoando

Anônimo disse...

Alzenira,Trindade-go. Muito verdadeiro, Jesus é maravilhoso apreende muito,é esse o caminho.

Anônimo disse...

Alzenira,Trindade-go. Muito verdadeiro, Jesus é maravilhoso apreende muito,é esse o caminho.

Anônimo disse...

Que benção de palavra...foi um renovo p mim! Eu precisava não me esquecer!obrigado! Deus te abençõe!