quarta-feira, 22 de setembro de 2010

DORIVAL 10 x NEWMAR 0

“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” (Senado Federal, RJ. Obras Completas, Rui Barbosa. v. 41, t. 3, 1914, p. 86).

Ainda estou sob o impacto do ocorrido com o técnico Dorival Jr. que foi demitido do seu cargo no Santos justamente porque estava desenvolvendo uma política de disciplina em relação ao “xodó” do Brasil, o rebelde Neymar. O pensamento acima de Rui Barbosa vem a calhar com o que vemos em nossos noticiários e demais declarações de jogadores, técnicos e amantes do futebol brasileiro. Parece-me mais uma vez que se puniu o certo e o prudente para favorecer o perverso e o rebelde.

O acontecido na realidade não se trata apenas de futebol, reflete sobre a vida, a sociedade, enfim o modo como estão sendo organizadas em nosso mundo as estruturas de poder e autoridade. Temos aqui na igreja aprendido a levar a sério o peso da “autoridade”, pois estudamos em nossa “Escola Bíblica Dominical” desde o inicio do ano o excelente livro de Watchaman Nee, de título sugestivo, “autoridade espiritual”. E dentre tantas pérolas do autor, falecido em 1972, posso destacar algumas que creio serem pertinentes na análise dessa questão Dorival e Neymar que para mim é metáfora do que vemos em nossa família, igreja, trabalho e demais relacionamentos.

Nee comenta que “a transgressão é desobediência à autoridade de Deus; e isto é pecado. Pecar é uma questão de conduta, mas transgressão é uma questão de atitude do coração. O presente século caracteriza-se pela transgressão”. Em outras palavra quando o homem é desobediente a uma autoridade estabelecida, em qualquer contexto de relacionamento ele na realidade está demonstrando que o seu coração está inclinado para a transgressão. Logo, ele não desobedece porque têm seus pontos de vista diferenciados de seu superior, ele age de forma a revelar que em seu próprio coração há o princípio satânico da rebeldia.

Sobre esse princípio da rebeldia, Nee tem mais a dizer: “Deus pode suportar e ignorar muitos pecados, mas a rebeldia ele não permite, porque a rebeldia é o princípio da morte, o princípio de Satanás”. Daí, podemos concluir junto com o autor já citado que a rebeldia é o pecado mais sério que existe, pois causa o julgamento imediato de Deus!  Não há quem se mantenha no topo alimentando no coração a essência luciferiana da rebeldia! Isso vale, repito para todas as expressões do relacionamento humano.

Assim como Neymar, que aparentemente são premiados pela rebeldia eu poderia citar os falsos pastores que saem de suas comunidades para abrir suas próprias igrejas, à suas imagens e semelhanças, quebrando a unidade do corpo de Cristo. E o que incrível é que esses depois querem se tornar paladinos da comunhão cristã! São verdadeiros “Neymars ministeriais”! Fico pensando também nos políticos, sobretudo os que estão sintonizados com o atual governo que parecem se sentir acima do bem e do mal, e quando denunciados em suas falcatruas logo se fazem de vítimas da imprensa! São os “Neymars governistas”! tenho também de citar os filhos que rompem com os ensinos de seus pais, pensando serem donos de seus próprios destinos, ignorando aquilo que a Bíblia preza tanto em Efésios 6.1,2! São os autênticos “Neymars familiares!”.

Na realidade a praga da rebeldia está se alastrando em nosso país, e isso tem a ver com a raiz da miserabilidade humana que se chama “pecado”. Enquanto nesse país não se levantar a bandeira não apenas dos valores cristãos, mas o próprio Cristo não for entronizado no coração de cada brasileiro vamos continuar boquiabertos com o fato de que o pilantra sempre se sai bem em nosso país. Será que Charles De Gaulle estava certo ao dizer que o “Brasil não é um pais sério”?

É isso ai.

7 comentários:

bethangra disse...

É inacreditável que alguém seja punido em lugar do seu transgressor. Neymar pode ser bom de futebol mas é mais um delinquente entre tantos os que agem acima do bem e do mal, que desconhecem o que sejam educação, respeito e hierarquia e isso vem de berço, não precisa de uma Bíblia para ler e aprender apesar de serem princípios estabelecidos por Deus.
Daí alguém pode perguntar: essa mulher se acha toda certinha? Respondo que não, sou toda errada, mas as minhas atitudes prejudicam tão somente a mim mesma. Sempre tomo o cuidado de não envolver ninguém em meus erros racionais e detesto prejudicar o próximo mesmo que sem querer.
Perdão não foi feito só para liberar mas para se pedir também.
Cada vez mais sinto que eu não sou desse planeta, que estou no lugar errado, ou então, sou muito intransigente e careta demais!
"Quem poupa lobos, sacrifica ovelhas."
E não é só dentro das denominações religiosas, estão em todos os cantos, por toda à parte!

tião disse...

A paz . Meu amado em Cristo, não é isto que foi criado nas leis brasileiras? O adulto não pode corrigir os mais novos? Ai esta o resultado jovens rebeldes pois são amparados por adultos que não tem respeito por aquilo que é certo. Os pais não podem corrigir os filhos a luz da Biblia corrigir com varas isto é instruir sem destruir criar valores. Vem estes senhores dizendo que estamos maltratando as crianças. Qual é o resultado Neymares da vida criam corte de cabelos e ditam as modas entre elas . o desrespeitos com os mais velhos. Por isto que sou grato a minha mãe o direito da criança é respeitar o mais velho caso não uma bela surra. ( e não morri por isto e todos que foram criados com correção não aceita esta rebeldia.) minha opinião.

tião disse...

A paz . Meu amado em Cristo, não é isto que foi criado nas leis brasileiras? O adulto não pode corrigir os mais novos? Ai esta o resultado jovens rebeldes pois são amparados por adultos que não tem respeito por aquilo que é certo. Os pais não podem corrigir os filhos a luz da Biblia corrigir com varas isto é instruir sem destruir criar valores. Vem estes senhores dizendo que estamos maltratando as crianças. Qual é o resultado Neymares da vida criam corte de cabelos e ditam as modas entre elas . o desrespeitos com os mais velhos. Por isto que sou grato a minha mãe o direito da criança é respeitar o mais velho caso não uma bela surra. ( e não morri por isto e todos que foram criados com correção não aceita esta rebeldia.) minha opinião.

Victor Lino Pinheiro disse...

Paladinos da comunidade cristã...
“Neymars ministeriais”!
legal. gostei.

Mas estamos vivendo no tempo que ser rebelde, efeminado e bocudo como citado no post, é bonito.

Estamos na era, Neymar, Justin Bieber, Restart(nossa música foi parar no lixo).

Leia também santos, Santarrões e fanfarrões em http://apalavrahoje.blogspot.com/

Até pastor!

Unknown disse...

É realmente vergonhoso, os valores estão totalmente invertidos. As pessoas vivem cometendo loucuras e esquecem que é tudo para a sua própria ruína. Ser humilde está fora de moda...mas escutem o que Jesus diz: "Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus."(Mateus 5:3)

juninho.itaguai disse...

Infelizmente estamos perdendo a capacidade de reflexão! Como bem disse o Pastor Ezequias, estamos invertendo os Valores, abandonando a Palavra de Deus e a Doutrina, para ficar com as soluções facéis e prontas. Preferimos ganhar "vantagens" a fazer o que é verdadeiramente certo!

Leonardo Almeida disse...

Pastor, só para confirmar sua reflexão, ontem estava vendo o jogo do santos e o comentarista Neto falou que não importa o que está acontecendo com a vida particular do Neymar, o que importa é que ele é bom de bola. Em outras palavra, a conduta não importa, o que vale é que ele tem trazido alegria com seu futebol. Sinceramente, hoje vejo que seria melhor ele ter ido jogar no exterior, acho que as coisas seriam diferentes, para ele e porque não dizer para o Dorival...