quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

FALSO NATAL!

É tristemente sabido que em algumas familias o que se presencia é uma falsa mesa de comunhã natalina. Os familiares vão chegando perto da meia noite de hoje, 24/12 e vão "beliscando" aqui, "bebericando" acolá, e a boca fica bem ocupada, sabe para que? A fim de se evitar tempo livre para se conversar. Falta a boa e saudável conversação na mesa natalina! Os familiares pouco se conhecem, pouco conversam e pouco se amam! Interessante o texto que li há muito tempo atrás de Rubem Alves em que ele dizia que os casais precisam estar dispostos a passar a vida inteira conversando!

Já não se conversa mais hoje em dia... tudo é instantêneo e virtual... as pessoas teclam superficialmente seus computadores, em seus "messangers" da vida, mas não conversam profundamente sobre as suas almas... até mesmo alguns pastores não se colocam mais para ouvir as lamúrias de suas ovelhas... apenas importam sermões de auto-ajuda e manipulação psicológica espiritualizante! É o fim da conversa. É a falência do diálogo gracioso do dar sem esperar receber, do render-se ao amor desinteressado e impactante!

Espero que este Natal seja um tempo de muita conversa... isso mesmo, nas rodas de parentes, "jogue conversa fora", fale sobre futilidades (futebol, cores, lembranças, amenidades enfim...), fale sobre temas ligados à vida cristã como solidariedade, abnegação, investimentos sociais, testemunhos de conversão, enfim.... como diria Fernando Pessoa "tudo vale a pena quando a alma não é pequena".

Só não use o espaço sagrado da conversação familiar para se dedicar às críticas desmedidas a respeito de sua igreja, pastor, líder de ministério, patrão, pais e outras autoridades constituídas por Deus à sua vida... Isso não é conversa, é fofoca, e é do Diabo! Cuidado com as más conversações que corrompem os bons costumes, como diz a Palavra de Deus! (I Corintios 15.33)

Ah! Eu estou aqui em casa de meus pais (mesmo eles não estando... ), por isso estou no desfrute de meus irmãos, irmã, cunhadas, cunhados e sobrinhos... ufa... e já estou praticando o que escrevo aqui... estou conversando e muito... e me sinto bem melhor do que antes do Natal...

Um Feliz Natal aos meus poucos leitores... Um ano de paz a todos!!!

4 comentários:

Unknown disse...

OI?!
Li seu texto("falso natal") e me edificou muito.Obrigada.
Não havia pensado dessa forma.Mas me dei conta de como isso se torna comum no natal. E como se perde um tempo precioso que temos em está com pessoas que as vezes não temos tanto contato durante o ano,pra falar bobagens,coisas que em nada edificam,e, as vezes até com péssimo testemunho.
Sim,precisamos ficar atentos com esse falso conceito de Natal.
Graça e Paz!!!!!!!!
"Feliz Natal"
Marcianita Honorato.

Anônimo disse...

Pastor Ezequias,

Que belo texto! Agradeço a dica e vou, sim, conversar e muito!!!!

Graças a Deus, hoje e amanhã estarei em casa com meus familiares e poderei praticar o que li nesse momento. Valeu!

Um forte abraço!

Marcos Sampaio

renato vargens disse...

Querido Ezequias,

Meu amigo desejo a vc uma noite de NATAL abençoada. Que a graça de Jesus esteja sobre sus vida e família.

Em Cristo,

Renato Vargens

Anônimo disse...

Ótima postagem!
Infelizmente o sentido do natal, que é Cristo, a cada ano esta sendo jogado fora. Mas nós que pertencemos a Igreja do Senhor, vamos sempre pregar que o Natal Verdadeiro é Jesus Nascendo nos corações!
Postarei esse texto em meu Blog, se você não se importar. PAZ de Cristo e Feliz Natal!!!
http://lucianoac.blogspot.com/