quinta-feira, 3 de julho de 2008

ADEUS, RUAN!

Ainda estou sob o impacto dos desdobramentos da noticia que recebi hoje pela manhã, por volta das 11h30min: Ruan, um dos jovens de nossa igreja havia sido executado em um dos morros de nossa cidade. Consternação geral, apreensão estafante, enfim, um clima de assombro!

Sai e fui junto com uma equipe de irmãos da igreja (compondo o ministério HAJA, que trata da recuperação de pessoas dependentes das drogas) acionar IML, cartório, funerária, tudo enfim, culminando por volta das 17h30min quando chego à igreja e dou a notícia incomum: vamos fazer hoje à noite um culto fúnebre sem a presença de um corpo.

Como o corpo de Ruan está no IML desde segunda feira à noite, há um grave risco de, em sendo velado durante a noite termos a ingrata surpresa de termos um vazamento e um desconforto gerado pelo acelerado processo de decomposição do cadáver. Meu Deus! Tenha misericórdia!

Estou aqui a teclar essas linhas na tentativa de organizar um pouco os meus pensamentos para estar com o meu povo nesta noite de culto. Pensei em vários pontos de consideração e vou citar alguns aqui neste artigo, mas confesso a vocês que vou confiar (como devo sempre fazer) na intervenção sobrenatural do Espírito Santo completando minhas pálidas palavras com graça.

Lembro-me acertadamente de um texto das Escrituras que diz assim: “A vossa palavra, seja sempre com graça, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um”, Colossenses 4.6. Como eu preciso dar à igreja hoje, nesta noite em especial, uma palavra “temperada com sal”. E sal me lembra tanto confronto (o sal arde os olhos!!!) como deleite (ele dá sabor aos alimentos).

O Ruan lutava para não pecar. Várias vezes ele expressou-se assim em nossos encontros. Ele estava consciente de suas limitações, era imensamente agradecido pela acolhida que nossa igreja lhe oferecia, e temia desapontar o Deus que o havia resgatado. Ele havia sido batizado há exatos 12 dias! E amava ao Senhor Jesus! Disso não temos dúvidas! Pendências do passado o azucrinavam o espírito, mas de uma coisa podemos afirmar: o Senhor Jesus completou a sua obra na vida do Ruan!

Ele trabalhava com o Júlio, vez por outra fazia serviços para o Fernando e também para a Carla, era prestativo, já estávamos pensando em sua função na nossa “Grande Festa do Milho”. Era querido pela igreja, cuidado de perto por Jacson, Alberto e Douglas. Enfim, era um dos nossos!

Estou certo de que nossa homenagem à sua memória será feita em um culto de gratidão a Deus. Ele não tinha família. Foi chamado para trabalhar na “Ampla” esta semana. Tinha tudo para “virar a página” de sua vida. Mas, na realidade, Jesus optou em levá-lo, para minorar o seu sofrimento pela consciência amarga de seu passado. Não creio que foi o tiro de fuzil que o levou de nós, foi a mão amorosa de um Deus que permitiu que conhecêssemos o Ruan para compreendermos que o seu amor é sem limites e atinge também aqueles que são marginalizados em nossa sociedade.

Ruan vá com Deus, sentiremos saudades. Obrigado Senhor, por mais esta lição de vida, na morte!

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom dia Pastor!
Tenho acompanhado algumas de suas mensagens e ficado realmente chocada com essas coisas que vem acontecendo.Por exemplo a Marilza ficou internada aqui no CTI e eu a vi, fiquei realmente triste, quando vi seu corpo fragil lá.Mas nem imaginava que fazia parte da Ibacen.E agora esse menino, realmene me doi o coração.Sinto algo que não sei explicar, na verdade sei...
Mas deixo aqui o meu abraço de conforto ao senhor uma pessoa q me é mto querida e especial...
bjs e que Deus continue lhe abençoando sempre.