quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

CARNAVAL NÃO É PARA CRENTES!

“A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual”. (I Tessalonicenses 4.3).

O carnaval é uma festa pagã que remonta a antiguidade. Registros nos dão conta de sua realização entre os gregos, no ano 520 aC, com o propósito de homenagear divindades celebrar a chegada da primavera, e tudo regado a muito vinho e libertinagem.

No Brasil, a tradição chegou com os portugueses no século XIII que promoviam a festa do “entrudo”, que era uma celebração de rua em que as pessoas jogavam farinha, ovos e tintas umas nas outras. Essa comemoração acabava descambando para a violência explícita todas as vezes por conta dessas e outras provocações, o que afugentava a burguesia de participar da festa. Logo, a elite acabou promovendo bailes com inspirações francesas em recintos fechados, com músicas compostas por autores brasileiras.

Já no século XIX começou a promoção desses bailes carnavalescos, com o uso de máscaras e animados com “marchinhas”. No século XX as principais escolas de samba tornaram-se populares principalmente no Rio e em São Paulo, enquanto que, no Nordeste o formato de festas nas ruas era bem mais frequente.

Esse apanhado histórico serve para refletirmos um pouco de que, um contexto de festa de rua com requintes de paganismo, exibicionismo, chacotas públicas e provocações violentas de fundo sexual acabou se tornando uma tradição brasileira que, segundo o antropólogo Roberto da Matta reflete a própria essência do que vem a ser “brasileiro”, em seu livro “carnavais, malandros e heróis”.

De todo o modo, em uma abordagem bíblica, estou certo de que o Carnaval é uma festa para lá de “mundana”. O próprio nome já remonta a ser uma festa onde a carne é endeusada, e incrível que, com o advento do sincretismo religioso ela foi colocada justamente antecedendo ao período da “quaresma” para livrar os fiéis da impureza no período da Páscoa. Enfim, uma vergonha em nossa formação histórico-religiosa!

Não nos cabe participar dessa festa, por isso promovemos nosso Retiro Espiritual todos os anos, para que, isolados desse ambiente pernicioso aproveitemos esse tempo para ouvirmos a voz de Deus e fortaleçamos o espírito e não à carne. E, para aqueles que ficaram, por tantos outros motivos, vigiem e aproveitem esse tempo para uma dedicação maior à família e a vida devocional (oração e leitura da Bíblia).


Ok?

PS. Ontem, soube que a "Beija Flor de Nilópolis" ganhou o desfile das Escolas de Samba no Rio de Janeiro. Foi divulgado que o enredo da Escola foi patrocinado (por 10 milhões de reais) por uma das mais cruéis ditaduras do mundo: Teodoro Obiang está no poder há 35 anos na miserável Guiné Equatorial. Diga-se de passagem que rotulei de "miserável", embora o país seja o terceiro maior produtor de petróleo da Africa, mas que ao mesmo tempo amarga índices deploráveis de mortalidade infantil, investimentos em Educação e IDH (índice de desenvolvimento humano). Parentes do ditador são silenciados ou mortos, opositores são presos, torturados, expulsos ou mortos e o governo controla a mídia e amealha as riquezas do país. O ditador inclusive figurou na revista Forbes como um dos  homens mais ricos do mundo. Nada poderia ser pior! O Carnaval além de ser uma festa cada vez mais mercantilista, agora tem a sua face politicamente marcada: a favor de ditaduras cruéis desde que, haja dinheiro em vista! 

Nenhum comentário: