sábado, 20 de julho de 2013

ABRA MÃO DO SEU ISAQUE!

Ontem dei a abertura ao nosso "II Congresso Brasil-Haiti" aqui em Porto Principe. Estou liderando uma equipe de quatorze crentes brasileiros que vieram a esse pais caribenho, o mais pobre das Américas, para refletir valores do Reino de Deus para crianças, mulheres e jovens haitianos.

Já visitamos os dois PEPES, programas de educação infantil, e deixamos neles marcas de amor, interesse e aceitação. Temos procurado demonstrar que não somos superiores por conta de nossa nacionalidade e muito menos pela cor de nossa pele. Reconhecemos que, quem nos nivela a todos é o Senhor, para quem "não há judeu nem grego; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus", Gálatas 3.28.

Diante de tudo o que temos visto nessa viagem missionária o que mais tem me marcado é a verdade de que "Deus tudo provê". Em minha mensagem ontem procurei repetir esse ponto: tudo o que precisamos para a nossa vida está em Deus". O texto da exposição foi Genêsis 22, no magistral relato da ordem que Abraão recebeu de oferecer seu único filho no monte Moriá. Fiquei pensando que "Moriá" é bem próximo do "Gólgota", logo as duas histórias são fundidas. Quando temos a convição de que Deus tudo nos proverá, iremos desfrutar ainda mais dos benefícios da morte substitutiva de Jesus Cristo, o cordeiro que foi morto em nosso lugar.

Isaque não precisou morrer, mas Abraão morreu em muitos aspectos, ele precisou morrer para suas ambições pessoais, suas lealdades e preferências distorcidas, afinal de contas ele acostumou-se com os presentes de Deus, e pouco a pouco foi esfriando em sua intimidade com o próprio Deus. Está posto diante de nós um perigo constante: idolatrarmos o que temos e absolutizarmos as bençãos em prejuízo de nossa aliança exclusiva com o Senhor!

Aqui no Haiti essa mensagem tem uma aplicabilidade bem relevante pois, o povo aqui precisa em meio a todo esse contexto de miséria e desesperança confiar unicamente na provisão de Deus. E tenho para mim que no nosso Brasil também esse princípio tem validade, pois como se diz em um provérbio: "a fartura leva à indiferença".

Deus persita sendo o seu provedor!

E, venha comigo ao Haiti em 2014. Me mande um email: ezequiaspastor@gmail.com

Nenhum comentário: