quarta-feira, 11 de agosto de 2010

SÓ VIVE BEM QUEM PERDOA!

"A vida é feita de respeito ao próximo e perdão. Não tenho mágoa. Não vou ganhar nada se disser que já comi muita coisa ruim por causa daquele cara e que vou me vingar. Soube das desculpas dele pela imprensa. Não recebi nenhum telefonema. Eu não tenho mágoa nenhuma. Agora, é ir para a próxima. Eu tenho, sim, a minha opinião sobre o que eu faria naquele caso. Estou muito tranquilo. A nossa convivência não pode ter inimizade dentro da pista porque um pode acabar machucando o outro." (Rubens Barrichelo)

Essa frase acima foi dita sobre o incidente no GP da Hungria, quando o piloto alemão Michael Schumacher tentou jogar o brasileiro rente ao muro da pista. O mundo inteiro reprovou o gesto abusivo do alemão que só se desculpou pela imprensa.

Fiquei pensando no inicio dessa semana ao ler essa frase na perspectiva de que, definitivamente temos de perdoar para manter nossa sanidade na vida. O perdão abre as comportas do nosso coração para a liberação de graça e de ternura mesmo em contextos onde os xingamentos, agressões e ridicularizações são constantes. No perdão, não importa o que fizeram a você, mas o que você vai fazer com o que fizeram a você!

Usando uma expressão de Ray Pritchard alguém precisa romper o ciclo de amargura, e nesse ponto temos de aprender com José que ao receber perseguição, desterro e abandono por parte de seus irmãos, quando teve oportunidade de se vingar, preferiu perdoar e esquecer, ao invés de ter a sua mente transformada em uma usina de ressentimentos. No fim, ele compreende que seus irmãos haviam sido agentes de Deus para seu crescimento no Egito! É isso ai! Os seus inimigos devem ser vistos como agentes do Senhor, enviados por ele, ou com a permissão dele para trazer bençãos futuras à sua vida!

Pensando desse modo, você poderá entender que os "schumachers" que tentar lhe prensar aos muros da vida, na realidade sem saber estão lhe ensinando a ser mais habilidoso. E, foi isso que aconteceu com o Rubinho, ele foi ágil, mereceu aplausos do mundo esportivo e agora, com essa atitude de coração perdoador ele ganha a aceitação daqueles que, como ele, compreendem que a vida é feita de superação e perdão.

Eu mesmo já fui injustamente criticado, traído, machucado, e digo a mim mesmo em todo o tempo que tenho de superar e perdoar, para continuar sendo saudável na liberação de amor a tantos outros! Nós precisamos cuidar do nosso coração, pois Tiago (3.11,12) vai dizer em sua carta que uma fonte de água doce não pode dar água salgada, e também uma fonte de água salgada não pode dar água doce, e ele estava referindo-se ao coração humano. Acostumados que estamos a gerar graça na vida das pessoas, não podemos, em hipótese nenhuma permitimo-nos sermos agentes de desgraça!

Temos uma vida só para vivermos e não podemos fazer dela, que constitui um grande presente de Deus, oportunidade para desferirmos veneno mesmo a quem nos desfere acusações e são mal-agradecidos! O desafio posto é o do Senhor Jesus: "Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas. Mas se não perdoardes, também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas". (Marcos 11.25,26)

O perdão não é um caminho para a vida feliz! É o único caminho!

Tenho dito.

7 comentários:

MINISTÉRIO MOVIDAS POR TI!!! disse...

BOM DIA PASTOR QUERIDO A PAZ DO NOSSO SENHOR JESUS!!VERDADEIRAMENTE O PERDER É A FONTE DE VIDA!PASTOR QUE PALAVRAS ABENÇOADAS, ME EDIFICARAM MUITO ESSA MANHÃ! UM GRANDE ABRAÇO!!DEUS ABENÇOE!

camila Almeida Neto Rodrigues disse...

Aprendi que perdão seria uma atitude e não um sentimento, pois temos que ter a atitude de perdoa, foi tão facil aprender, mais quando veio a prática percebi que o perdão também é um sentimento pois você, acaba sofrendo por medo da pessoa não perdoa, sofre pensando o que as outras pessoas irão pensar, sofre pelo orgulho de não querer se humilhar, e o pior para mim foi eu ter que dar o braço a torce para aquela pessoa, mas no final percebi que se eu não liberasse o perdão quem acabaria ficando doente seria eu mesmo. obrigado pela palavra, ela muito me ensinou neste grande dia, agora é só praticar.

Victor Lino Pinheiro disse...

sábias palavras!

Victor Lino Pinheiro disse...

Sábias palavras!

Elias Ramos disse...

"Aquele que não pode perdoar destrói a ponte sobre a qual ele mesmo deve passar" - G. Herbert
Este é realmente um tema fantástico!!

Elias Ramos disse...

"Aquele que não pode perdoar destrói a ponte sobre a qual ele mesmo deve passar" - G. Herbert
Este é realmente um tema fantástico!!

Giselle disse...

Pastor,que alegria ler sobre esse tema.Vidas são realmente transformadas com o liberar do perdão.
Abraços!