terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

LI "A MISSÃO DE INTERCEDER"!

"A grande tragédia da vida não são as orações não respondidas, mas as que não foram feitas". (F.B. Meyer)

Me comprometi comigo mesmo a sempre que terminar de ler um livro empolgante escrever algo sobre ele nesse espaço virtual. Fiz isso com "caçador de pipas", "pescadores de crianças", e disse algo sobre o fantástico "o peregrino". Agora me proponho a tecer algumas considerações sobre o livro de Durvalina Bezerra, diretora do Betel Brasileiro na cidade de São Paulo, uma missióloga com coração integral para a obra missionária transcultural, com bagagem de ser orientadora de gerações de missionários que hoje estão no campo servindo ao nosso bom Mestre.

O livro é um apelo eloquente sobre a importância da oração para a obra missionária. Eu o comprei no CEM (Centro Evangélico de Missões) em Viçosa, MG com forte indicação de Tonica (Antonia Van der Meer), diretora daquela escola. Tenho tido forte interesse em montar em nossa igreja um forte movimento de oração, e li o livro no afã de aprender a orar com mais intensidade, regularidade e propósito.

O livro é recheado de exemplos históricos marcantes, bem como frases inspiradíssimas de homens e mulheres que carregaram o fardo da oração em sua geração. Impressiona-me o fato de que eu precise orar tanto... mas, ao mesmo tempo me conforto em saber que a oração é uma vivência que precisa marcar nossa vida de modo constante e não apenas ocasional.

Em nossa enferma igreja evangelica brasileira vez por outra ouvimos em "correntes de oração", ou "campanhas pelo poder de Deus", como se a oração fosse uma espécie de abacadabra espiritual que abre o portal de Deus para o atendimento de bençãos urgentes e prementes! Ui! Ledo engano! Oração é comunhão com o Pai! Não é sujeitar ao Pai a vontade da terra, mas sim aceitar na terra o governo do Pai!

O livro traz as caracteristicas que precisam estar presentes no intercessor em sua relação correta com Deus, disseca os principios da intercessão, tratando de pontos como oração no Espírito, coração ardente, identificação (interessante!), fé operosa, persistência, prontidão.

A irmã Durvalina nos lembra de nossa responsabilidade para com o nosso povo. Faz um apelo para que as instituições de ensino teológico formem homens e mulheres que saibam orar, e que encontram deleite nisso. Fui despertado para dar uma disciplina aos alunos de nosso seminário, ainda esse ano, "teologia do avivamento". Vejo que deve haver espaço em nossa grade para estudarmos os grandes avivamentos e aprendermos que uma das marcas presentes neles é a entrega apaixonada em oração!

O que saliento ao fim do livro é a visão bíblica sobre "batalha espiritual", onde finalmente encontrei uma autora de corte interdenominacinal com uma visão equilibrada desse tema. Nada de duendes, bruxas, marcação de território, unção com óleo, nada disso... apenas Bíblia: "o diabo é o diabo de Deus", como dizia Martinho Lutero, Deus está no trono, como repetiria Isaias (Isaias 6.1).

Na história de missões é indeléval o espaço para missões, e eu termino falando sobre um tema que vou me aprofundar para dar algumas palestras esse ano sobre avivamento: o que acontecia com os morávios! No século XVIII numa localidade na Europa, Hernhut, onde hoje é a República Tcheca, alguns irmãos sentiram a necessidade de separar horas diárias para o propósito da oração, e não tardou para que o avivamento varresse aquela região. E, como resultado, nos primeiros vinte anos de existência, a igreja Morávia (de viés luterano), enviou mais missionários do que o protestantismo europeu o fizera em 200 anos!

Vamos orar pela causa missionária! Indico fortemente o livro "A missão de interceder", de Durvalina Bezerra, lançado pela Editora Descoberta! Boa leitura, e não pode ficar apenas na letra contemplativa, temos de transformar o ímpeto de orar, em oração propriamente dita, na ação que guerreia em prol de uma igreja avivadamente missionária!

Um comentário:

Anônimo disse...

Você entendeu bem o livro e fez uma ótima escolha. Trabalehi 14 anos com Durvalina e posso dizer que seu livro é fruto de sua vivência. Ótima indicação - Vamos orar!
Andréa Fagundes - SP