"Assim como a criança chora ao nascer, aquele que nasce de novo também chora ao pecar". (Thomas Watson)
Hoje a noite meditarei com a igreja reunida sobre essa importante dica do Senhor Jesus para a nossa felicidade consumada na vida. Como todas as bem-aventuranças, o que temos aqui não é uma realidade apenas a ser vivenciada no "eschaton", isto é no final de todas as coisas, ou num tempo milenar, absolutamente, estamos diante de uma virtude espiritual que precisamos clamar por ter em nossa vida interior.
É impresssionante o quanto a nossa geração é debochada! Ri-se de tudo nessa sociedade petulantemente irreverente. Os programas televisos que exploram o entretenimento e as piadas sempre carregam no tom de seus comentários e nunca conseguem tornar o humor em algo totalmente saudável. Isto porque o mundo, "jaz no maligno", e o pecador tem encontrado prazer em tornar cômicas as tragédias de uma humanidade que caminha a passos largos na direção do inferno!
O que temos visto por ai é surpreendemente assustador: as pessoas estão secas por dentro, já não choram mais por suas mazelas inteiras, e muito menos se emocionam diante das tragédias que nossa sociedade vem acumulando... o que vemos são lágrimas tolas, mas lágrimas sinceras que, são feridas da alma que sangra, absolutamente vemos bem pouco!
Por isso passei a pensar no que caracterizam as verdadeiras lágrimas que precisam cair de nossos olhos, e me vi com um comentário do pr. Billy Graham que citarei textualmente, fazendo uma e outra consideração que julgar oportuno:
1) As lágrimas pela insuficiência humana.
"Na economia divina, você precisa descer ao vale da angústia e tristeza antes de poder subir aos páramos da glória espiritual. Você precisa sentir-se cansado e gasto de viver sozinho, antes de buscar, achar e gozar a companhia de Cristo. Você precisa chegar ao final do ego antes de começar a viver a verdadeira vida."
Na realidade o exposto aqui é o que consideramos de utilidade máxima para aqueles que transitam no universo dos relacionamentos humanos. Só pode haver senso correto de humanidade aquele que reconhece o quanto se é insuficiente em si mesmo. Não é a toa que a humildade é a base de todas as marcas ensinadas por Jesus em suas "bem aventuranças".
E, o que é a humildade a não ser o entendimento do quanto se é carente de Deus, e o quanto somos determinadamente desesperados em nós mesmos de um favor que nos recrie em nossa auto-estima, e demais valores indispensáveis à construção de nossa felicidade pessoal!
2) As lágrimas do arrependimento sincero.
"O choro do arrependimento não é o pranto da comiseração de si mesmo, e nem a tristeza por danos materiais, e nem o remorso pelo fato de os seus pecados estarem a descoberto. É, sim, mudança de direção, de atitudes e a renúncia da vontade."
Convencionou-se denominar "lágrimas de crocodilo" aquele chororô que não muda nada na vida, apenas mancha-se a maquiagem das mulheres e envermelha o rosto dos machões mimados! Na realidade suas lágrimas deveriam ser vertidas não pela descoberta de sua carnalidade, mas como resultado de seu arrependimento pelo pecado cometido! É incrível mas é verdade: chora-se mais pela besteira de ter sido encontrado no erro, do que do erro propriamente dito! Falta arrependimento no seio do coração de muita gente! Incluindo os que frequentam religiosamente os nossos templos!
3) As lágrimas do coração que ama.
Tenho de comentar sobre o coração de mãe. A mãe tem vez por outra como único expediente o uso das lágrimas! São mães que choram por filhos que não estão mais em seu colo. Outras que choram por aqueles que insistem em manter-se longe de seu carinho e apreço! Ano passado eu li um contundente artigo de Renata Oliveira sobre a relação das mães e seus filhos entregues ao tráfico nas favelas do Rio de Janeiro. O texto é de se ir às lágrimas!
Nesse artigo eu li sobre a Dona Julieta. O filho de 30 anos morreu em seus braços, após ser baleado a poucos metros da porta de casa. “O Pedro era trabalhador, como todos os meus filhos, ninguém arrumava uma loja como ele”, recorda Julieta. Ela conta que o filho se envolveu com uma mulher que o levou para a vida do crime, onde ficou por três anos até ser assassinado. Ele não usava drogas, mas passou a revender. Negava tudo para a mãe e até a acompanhava na igreja. “Os anos passam, mas a gente não se esquece. Dói muito perder um filho, ainda mais quando ele morre nos seus braços. Eu digo para as mães que têm filhos pequenos tomarem cuidado, porque eu ficava em casa e aconteceu isso. Agora, imagine essas mães que saem para trabalhar e deixam os filhos em casa, sem saber o que fazem?”.
4) As lágrimas da agonia da alma.
John Bunyan chorou por forte convicção de pecados por 18 meses inteiro! Os puritanos denominavam de "noite escura da alma" o tempo que passavam em desabafos diante do Senhoe, vertendo lágrimas genuínas de profunda batalha espiritual.
Hoje infelizmente os modernos evangélicos apelam para Neuza Itioka, dentre outras, com seus mantras e encontros exorcistas malucos, com seus óleos ungidos e comportamentos débeis bem característicos do neopentecostalismo brasileiro! Faltam lágrimas de agonia da própria alma, sobretudo daqueles que culpam os demônios de pecados que eles mesmos acalentam dentro do peito!!!
5) Por fim, as lágrimas da aflição bem aventurada.
"Assim, também em nossa vida há bem-aventurança no choro. As almas sensíveis cantam mais docemente. Não se pode comparar o coaxar dos grandes sapos com o suave trinado dum canário, porque o sapo é bem menos sensível à dor, aos ventos frios e à privação. Quanto mais altas as formas da vida, maior é a sensibilidade ao sofrimento."
Essa última citação de Billy Graham é por demais ilustrativa e abençoadora! Na realidade o sofrimento com que passamos a nossa vida norteia aquilo que chamamos de avivamento na nossa vida! Se queremos a atuação de Deus na nossa história mudando os ares de nossa vida pessoal, família, igreja, cidade e nação temos de chorar mais. Chorar por não ter lágrimas para chorar. Chorar pelos nossos vacilos eclesiásticos. Chorar pelas divisões que provocamos ao Corpo de Cristo. Chorar pela pequenez de nossa estatura espiritual. Chorar por nossa negligência no serviço cristão. Chorar pelas oportunidades perdidas de evangelização. Chorar até ter vontade de chorar. Chorar mais e falar menos!
quinta-feira, 19 de março de 2009
sexta-feira, 13 de março de 2009
BEM AVENTURADOS OS HUMILDES DE ESPIRITO!
"Orgulho é o pecado central, gerador de inúmeros frutos que iremos analisar. Orgulho pode ser definido como conceito muito elevado que alguém faz de si mesmo, amor-próprio exagerado, altivez, empáfia, bazófia, soberba. Pode-se afirmar sem medo de exagero que o orgulho é a nossa principal enfermidade espiritual, ou melhor dizendo, o nosso principal pecado". (Ivênio dos Santos)
O orgulho é sobejamente a base de todos os outros pecados. Dante Alighiere em sua "Divina Comédia" comenta que em determinado ponto de sua viagem ao inferno, alguém lhe tocou a testa tirando-o a soberba e como resultado ele se sentiu mais leve! Verdade! O orgulho nos torna mais pesados, mais densos, ficamos mais complexos diante dessa doença no nosso coração que é afronta em relação ao próprio Deus, pois consiste na imagem do Diabo em contraponto à imagem de Deus dentro do ser humano! Em suma, nunca o homem parece-se tanto com o Diabo, do que quando ele alimenta essa des-graça chamada "orgulho"!
Não é a toa que Thomas Shepard em seu diário no dia 10 de novembro de 1642 escreveu: "Fiz um jejum pessoal, para obter mais clareza, a fim de ver toda a glória de Deus... e para obter a vitória sobre o orgulho remanescente em meu coração".
Não adianta, se não matarmos a raiz de orgulho quando ela se mostra pequena, nos tornamos reféns desse prazer que temos ao recebermos as louvações dos homens. Ora, receber elogios não é mau em si mesmo, o que é doentio é fazer as coisas para receber elogios! Temos de duvidar de nós mesmos quando encontramos tanto prazer nos aplausos das pessoas!
Temos de ter a postura de um ex-prefeito de nossa cidade, o Toscano de Brito. Um irmão de longa idade me disse que quando Toscano assumiu a prefeitura (ainda no período da ditadura!) foi muito aplaudido, e confidenciou então: temo muito os aplausos da chegada, eles na maioria das vezes são falsos!
É por ai... quem vive refém dos aplausos, já recebe a recompensa: aquele deleite bobo e passageiro, dos tapinhas nas costas, dos elogios tresloucados e ainda, de um conceito inatingível de si mesmo sendo dito por interesseiros que almejam benefícios próprios ao tecer tais considerações cheias de lisonja!
O desafio está posto em Mateus 5.3: ser humilde de espirito!
(a) Sendo humilde de espírito, Cristo será sempre precioso para você! Isso porque você reconhecerá sua miséria e falência espiritual, e Cristo preencherá o seu coração de favor e visitação sobrenatural para que você faça frente diante dos desafios tão extravagantes de nossa conturbada existência! Só é alguma coisa aquele que reconhece que em si mesmo é um nada ambulante.
Foi J. Calvino quem disse: "Só aquele que, em si mesmo, foi reduzido à nada, e repousa na misericórdia de Deus, é pobre de espírito". Socrátes dizia "eu sei que nada sei", mas repousava no benefício da dúvida em sua busca frenática pela verdade. Nós, os cristãos sabemos que não sabemos com a confiança inabalável de que nada na vida significa algo se Deus não consistir no nosso tudo!
(b) Sendo humilde de espírito, a graça de Deus será presente na nossa vida!
Tem um hino cuja letra é empolgante e abençoadora!
"Nada trago em minha mão, só na Tua cruz me agarro. Sim, tudo quanto me falta em Ti encontro, oh, Cordeiro de Deus, venho a Ti".
A pergunta que não quer falar é: o que o homem sem a graça de Deus? A graça ela dá dignidade a existência do ser humano, e isso a necessidade que temos desse princípio é clara e notória, sobretudo quando vemos as notícias dos telejornais! Ontem, por exemplo em Goiânia, um pai entrou num avião junto com a filha e precipitaram-se em direção a uma morte estúpida, violenta e tudo para punir a esposa com quem havia discutido momentos antes da tragédia!
Mundo Cão! Espaço para vivermos e defrutarmos da Graça!
(c) Sendo humilde de espírito, vamos trazer a realidade do céu para a terra.
O texto de Mateus 5.3 diz "porque deles é o Reino do Céus". Porque dos humildes "já é" o Reino... O céu já é uma realidade para quem reconhece sua pobreza espiritual, isos porque o Reino de Deus não é um lugar em primeira mão, é sim um estado de espírito. Já somos do Reino, embora ainda não estejamos no Reino.
Toda discussão teológica é cessada quando sabemos que o Reino de Deus já está entre nós (Lucas 17.21) e ele pertence aquelas que subitamente saberão discernir os tempos e aguardam novos céus e nova terra onde o governo do Senhor será estabelecido entre nós! Ora, vem Senhor Jesus!
Termino com uma citação de J. D. Pentecost: Que temos nós para oferecer a Deus? Nada. Que tem Deus para dar-nos? Tudo. O que faz que as riquezas de Deus sejam nossas? Um pedido de socorro, um grito de dependência, uma confissão de nosso desamparo. "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus."
O orgulho é sobejamente a base de todos os outros pecados. Dante Alighiere em sua "Divina Comédia" comenta que em determinado ponto de sua viagem ao inferno, alguém lhe tocou a testa tirando-o a soberba e como resultado ele se sentiu mais leve! Verdade! O orgulho nos torna mais pesados, mais densos, ficamos mais complexos diante dessa doença no nosso coração que é afronta em relação ao próprio Deus, pois consiste na imagem do Diabo em contraponto à imagem de Deus dentro do ser humano! Em suma, nunca o homem parece-se tanto com o Diabo, do que quando ele alimenta essa des-graça chamada "orgulho"!
Não é a toa que Thomas Shepard em seu diário no dia 10 de novembro de 1642 escreveu: "Fiz um jejum pessoal, para obter mais clareza, a fim de ver toda a glória de Deus... e para obter a vitória sobre o orgulho remanescente em meu coração".
Não adianta, se não matarmos a raiz de orgulho quando ela se mostra pequena, nos tornamos reféns desse prazer que temos ao recebermos as louvações dos homens. Ora, receber elogios não é mau em si mesmo, o que é doentio é fazer as coisas para receber elogios! Temos de duvidar de nós mesmos quando encontramos tanto prazer nos aplausos das pessoas!
Temos de ter a postura de um ex-prefeito de nossa cidade, o Toscano de Brito. Um irmão de longa idade me disse que quando Toscano assumiu a prefeitura (ainda no período da ditadura!) foi muito aplaudido, e confidenciou então: temo muito os aplausos da chegada, eles na maioria das vezes são falsos!
É por ai... quem vive refém dos aplausos, já recebe a recompensa: aquele deleite bobo e passageiro, dos tapinhas nas costas, dos elogios tresloucados e ainda, de um conceito inatingível de si mesmo sendo dito por interesseiros que almejam benefícios próprios ao tecer tais considerações cheias de lisonja!
O desafio está posto em Mateus 5.3: ser humilde de espirito!
(a) Sendo humilde de espírito, Cristo será sempre precioso para você! Isso porque você reconhecerá sua miséria e falência espiritual, e Cristo preencherá o seu coração de favor e visitação sobrenatural para que você faça frente diante dos desafios tão extravagantes de nossa conturbada existência! Só é alguma coisa aquele que reconhece que em si mesmo é um nada ambulante.
Foi J. Calvino quem disse: "Só aquele que, em si mesmo, foi reduzido à nada, e repousa na misericórdia de Deus, é pobre de espírito". Socrátes dizia "eu sei que nada sei", mas repousava no benefício da dúvida em sua busca frenática pela verdade. Nós, os cristãos sabemos que não sabemos com a confiança inabalável de que nada na vida significa algo se Deus não consistir no nosso tudo!
(b) Sendo humilde de espírito, a graça de Deus será presente na nossa vida!
Tem um hino cuja letra é empolgante e abençoadora!
"Nada trago em minha mão, só na Tua cruz me agarro. Sim, tudo quanto me falta em Ti encontro, oh, Cordeiro de Deus, venho a Ti".
A pergunta que não quer falar é: o que o homem sem a graça de Deus? A graça ela dá dignidade a existência do ser humano, e isso a necessidade que temos desse princípio é clara e notória, sobretudo quando vemos as notícias dos telejornais! Ontem, por exemplo em Goiânia, um pai entrou num avião junto com a filha e precipitaram-se em direção a uma morte estúpida, violenta e tudo para punir a esposa com quem havia discutido momentos antes da tragédia!
Mundo Cão! Espaço para vivermos e defrutarmos da Graça!
(c) Sendo humilde de espírito, vamos trazer a realidade do céu para a terra.
O texto de Mateus 5.3 diz "porque deles é o Reino do Céus". Porque dos humildes "já é" o Reino... O céu já é uma realidade para quem reconhece sua pobreza espiritual, isos porque o Reino de Deus não é um lugar em primeira mão, é sim um estado de espírito. Já somos do Reino, embora ainda não estejamos no Reino.
Toda discussão teológica é cessada quando sabemos que o Reino de Deus já está entre nós (Lucas 17.21) e ele pertence aquelas que subitamente saberão discernir os tempos e aguardam novos céus e nova terra onde o governo do Senhor será estabelecido entre nós! Ora, vem Senhor Jesus!
Termino com uma citação de J. D. Pentecost: Que temos nós para oferecer a Deus? Nada. Que tem Deus para dar-nos? Tudo. O que faz que as riquezas de Deus sejam nossas? Um pedido de socorro, um grito de dependência, uma confissão de nosso desamparo. "Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus."
sexta-feira, 6 de março de 2009
PORQUE ANGRA DOS REIS AINDA NÃO VIVEU UM AVIVAMENTO!
Estou pensativo a respeito desse tema: porque Angra ainda não viveu um avivamento? Sem querer entrar em pormenores humanos, uma vez que eu creio que avivamento não pode ser fabricado pelo homem mas sim, vem como interferência do Senhor na história, fico avaliando "cá com meus botões" a respeito do vazio evangélico em nossa cidade.
Estamos presentes como igreja evangélica nessa cidade a menos de um século, com isso são quatro séculos sem a propagação do evangelho genuíno da cruz de Cristo. Nossa cidade tem o histórico fortemente católico e, inclusive deve à transferência da conhecida hoje "vila velha" para onde hoje é o centro da cidade justamente pelo assassinado do paróco daquele tempo (que dizem as más linguas estava de caso com a esposa de um fazendeiro!!!).
A igreja católica em nossa cidade é notabilizada por acordos políticos, presença social marcantes nos bairros (é claro que já foi bem maior!) e também pela benção ao governo que sempre sobe ao poder sob os auspícios de uma elite rica e maçônica. Há por aqui um casamento marcante entre o poder público e as sacristias, sobretudo em ocasiões de festejos religiosos que são sempre cobertos pelo erário público sem pudores.
Os evangélicos que estão por aqui no continente há cerca de 60 ou 70 anos tem na denominação pentecostal "Assembléia de Deus" uma vertente respeitável numericamente e com o peso de implantação de centenas de congregações em todos os pontos de nossa cidade com um número marcante de lideres formados em institutos bíblicos e alguns sem formação teológica alguma. É notável também a capacidade extraordinária de divisão desses ministérios independentes que se unem a líderes personalistas, despreparados e sectaristas (mesmo destacando a boa intenção de alguns, não posso dexiar de dizer que muitos deles por não encontrarem guarida nas sedes para seus projetos pessoais, amealham um grupo de pessoas, colocam uma placa em um salão e dizem por ai que estão fazendo a "obra de Deus").
O ramo tradicional dos evangélicos aqui em Angra são mantidos pelos nomes de batistas, congregacionais, presbiterianos e metodistas, sendo que, eles representam uma porcentagem significativa de membresia tanto no centro quanto nos bairros, mas um ponto de destaque é que seus líderes estão por demais encantados com as propostas sedutoras da política partidária em nossa cidade e, com isso, começam a perder credibilidade junto à opinião pública! Mas, ainda são os procurados por aqueles que gostam de ouvir a exposição das Escrituras e cultos mais organizados liturgicamente.
Sei que essa minha avaliação é apenas um "ponto de vista" que ilustra bem a vista de um ponto apenas: os pentecostais são marcados pelo divisionismo e os tradicionais pela ânsia no poder político. Mas, é preciso destacar que, quem inaugurou essa febre pelo poder foram os chamados "neo pentecostais" que são reconhecidamente maiores no rebanho da Igreja Universal do Reino de Deus. Atualmente a presidente da Câmara dos Vereadores é dessa igreja que é apenas fachada de um movimento político que honra a estirpe de seu líder, Edir Macedo, que inclusive, sonha em tomar de assalto o próprio Brasil com sua ganância desmedida!
Os pentecostais e os tradicionais em nossa cidade locopletam-se infelizmente, com os neo-pentecostais em seu afã político. Não é a toa que a Assembléia de Deus já tem seu deputado federal, a Sara Nossa Terra já tem também o seu, e a Igreja Universal tem prefeitos, vereadores, deputados e o vice presidente da República em seu quadro de membros! Destaque para o fato de que o vice presidente não é membro da igreja, mas é membro do partido político comandado por esse misto de igreja-empresa.
Não veio ainda o avivamento em nossa cidade por conta disso: ao invés de os evangelicos mais sérios seguirem o exemplo dos grandes avivalistas do passado que tinham denúncias seríssimas a fazer a respeito do Estado, todos começaram a flertar com o poder, e a cena mais comum que existe é a de pastores conversando nas escadarias da Prefeitura Municipal no afã de indicarem seus apadrinhados para funções contratadase e também à procura de recursos financeiros para suas ONG´s estranhamente fraudulentas! Isso tudo é uma lástima!
Está na hora dessa cidade conhecer o lado verdadeiro dos evangélicos! Dos assembleianos liderarem reuniões imensas de oração e busca por um avivamento regado a orações e lágrimas. Dos tradicionais insistirem em seus púlpitos marcadamente com mensagens expositivas sérias e de bom conteúdo deixando de lado os pensamentos de auto ajuda e de "batalha espiritual com requintes de bruxaria e paganismo"!
Aos neo-pentecostais apelo-os ao arrependimento para salvação de suas vidas, pois o evangelho que muitos deles apregoam é o da satisfação pessoal, aniquilamento do sofrimento com base em ofertas polpudas e crenças em milagreiros baderneiros e irresponsáveis!
Eu sonho com um avivamento espiritual em nossa cidade e trabalho pesado diariamente para que, quando ele vir me encontrar, bem como toda a igreja do Senhor preparada para um tempo de derramar sem interrupções e barbarismos!
Oxalá que seja neste tempo!
Estamos presentes como igreja evangélica nessa cidade a menos de um século, com isso são quatro séculos sem a propagação do evangelho genuíno da cruz de Cristo. Nossa cidade tem o histórico fortemente católico e, inclusive deve à transferência da conhecida hoje "vila velha" para onde hoje é o centro da cidade justamente pelo assassinado do paróco daquele tempo (que dizem as más linguas estava de caso com a esposa de um fazendeiro!!!).
A igreja católica em nossa cidade é notabilizada por acordos políticos, presença social marcantes nos bairros (é claro que já foi bem maior!) e também pela benção ao governo que sempre sobe ao poder sob os auspícios de uma elite rica e maçônica. Há por aqui um casamento marcante entre o poder público e as sacristias, sobretudo em ocasiões de festejos religiosos que são sempre cobertos pelo erário público sem pudores.
Os evangélicos que estão por aqui no continente há cerca de 60 ou 70 anos tem na denominação pentecostal "Assembléia de Deus" uma vertente respeitável numericamente e com o peso de implantação de centenas de congregações em todos os pontos de nossa cidade com um número marcante de lideres formados em institutos bíblicos e alguns sem formação teológica alguma. É notável também a capacidade extraordinária de divisão desses ministérios independentes que se unem a líderes personalistas, despreparados e sectaristas (mesmo destacando a boa intenção de alguns, não posso dexiar de dizer que muitos deles por não encontrarem guarida nas sedes para seus projetos pessoais, amealham um grupo de pessoas, colocam uma placa em um salão e dizem por ai que estão fazendo a "obra de Deus").
O ramo tradicional dos evangélicos aqui em Angra são mantidos pelos nomes de batistas, congregacionais, presbiterianos e metodistas, sendo que, eles representam uma porcentagem significativa de membresia tanto no centro quanto nos bairros, mas um ponto de destaque é que seus líderes estão por demais encantados com as propostas sedutoras da política partidária em nossa cidade e, com isso, começam a perder credibilidade junto à opinião pública! Mas, ainda são os procurados por aqueles que gostam de ouvir a exposição das Escrituras e cultos mais organizados liturgicamente.
Sei que essa minha avaliação é apenas um "ponto de vista" que ilustra bem a vista de um ponto apenas: os pentecostais são marcados pelo divisionismo e os tradicionais pela ânsia no poder político. Mas, é preciso destacar que, quem inaugurou essa febre pelo poder foram os chamados "neo pentecostais" que são reconhecidamente maiores no rebanho da Igreja Universal do Reino de Deus. Atualmente a presidente da Câmara dos Vereadores é dessa igreja que é apenas fachada de um movimento político que honra a estirpe de seu líder, Edir Macedo, que inclusive, sonha em tomar de assalto o próprio Brasil com sua ganância desmedida!
Os pentecostais e os tradicionais em nossa cidade locopletam-se infelizmente, com os neo-pentecostais em seu afã político. Não é a toa que a Assembléia de Deus já tem seu deputado federal, a Sara Nossa Terra já tem também o seu, e a Igreja Universal tem prefeitos, vereadores, deputados e o vice presidente da República em seu quadro de membros! Destaque para o fato de que o vice presidente não é membro da igreja, mas é membro do partido político comandado por esse misto de igreja-empresa.
Não veio ainda o avivamento em nossa cidade por conta disso: ao invés de os evangelicos mais sérios seguirem o exemplo dos grandes avivalistas do passado que tinham denúncias seríssimas a fazer a respeito do Estado, todos começaram a flertar com o poder, e a cena mais comum que existe é a de pastores conversando nas escadarias da Prefeitura Municipal no afã de indicarem seus apadrinhados para funções contratadase e também à procura de recursos financeiros para suas ONG´s estranhamente fraudulentas! Isso tudo é uma lástima!
Está na hora dessa cidade conhecer o lado verdadeiro dos evangélicos! Dos assembleianos liderarem reuniões imensas de oração e busca por um avivamento regado a orações e lágrimas. Dos tradicionais insistirem em seus púlpitos marcadamente com mensagens expositivas sérias e de bom conteúdo deixando de lado os pensamentos de auto ajuda e de "batalha espiritual com requintes de bruxaria e paganismo"!
Aos neo-pentecostais apelo-os ao arrependimento para salvação de suas vidas, pois o evangelho que muitos deles apregoam é o da satisfação pessoal, aniquilamento do sofrimento com base em ofertas polpudas e crenças em milagreiros baderneiros e irresponsáveis!
Eu sonho com um avivamento espiritual em nossa cidade e trabalho pesado diariamente para que, quando ele vir me encontrar, bem como toda a igreja do Senhor preparada para um tempo de derramar sem interrupções e barbarismos!
Oxalá que seja neste tempo!
quarta-feira, 4 de março de 2009
VENHA SOBRE NÓS, O SEU AVIVAMENTO SENHOR!
Eu fui tocado profundamente para escrever algo sobre o meu contato à base de observações distantes do que Deus fez na Romênia ao fim dos anos 80. Um tempo que podemos sem dúvida alguma, denominar de avivamento naquele frio país europeu.
Eu cito a seguir uma observação do evangelista Sammy Tippit, um pastor que, nessa época pastoreava na Alemanha, mas que tinha o seu coração missionário voltado para a Romênia.
"Em dezembro de 1989, eu estava visitando minha mãe, na época do Natal, e meu filho veio de onde ele estava assistindo tv e disse: "Pai, você precisa ver o que está passando. Alguma coisa está acontecendo na Romênia". Ao de investigarmos, soubemos que um pastor evangélico havia sido preso. Os crentes de todas as igrejas foram ao apartamento dele e fizeram um círculo ao redor, tentando evitar que o pastor fosse preso pela polícia secreta. A polícia secreta começou a incendiar a multidão, matando homens, mulheres e crianças inocentes."
"Quando o sangue dos mártires começou a correr nas ruas de Timisoara, houve um derramamento da ira de Deus sobre o maligno regime de Ceausescu e um derramamento da glória de Deus sobre Seu povo. Cerca de 200.000 pessoas reuniram-se na praça principal. Eles eram todos ateístas. Eles foram ensinados no ateísmo científico desde o jardim de infância até o doutorado universitário. Eles foram ensinados de que não havia Deus. O pastor da Primeira Igreja Batista ficou de pé perante a multidão e começou a pregar. Conforme ele pregava sobre a cruz de Jesus Cristo, uma dunamis tomou conta do lugar."
Eu fico abismado com o poder de Deus no derramamento de um espírito de avivamento sobre uma igreja que padece sob o peso do poder político vil e sanguinolento. Na realidade o grito que o governo romeno pensava ser possível manter preso de "liberdade" veio à tona quando o povo de Deus se pôs a orar e a se humilhar diante do Deus Eterno. É inimaginável o poder liberado pelo Senhor a um povo que se põe a orar para buscar a face de Deus, e a oração abre as torneiras do impossível para a igreja que busca marcar o seu tempo nesta geração!
Compartilhei com a nossa igreja no domingo que um grito "Jesus Vive!" pode sacudir as estruturas do inferno, e ouvindo hoje a mensagem do Rev. Hernandes Dias Lopes ele compartilhou que o grito na Romênia para ser mais preciso era "Deus Existe!". Sei que não importa os detalhes da frase, o que faz a diferença é o poder de Deus que está por detrás de uma fala que reivindica autoridade dos céus no governo dos homens! Eu creio que, como homens e mulheres de Deus temos precisado de uma forma bem mais ousada nestes tempos de hoje proclamarmos verdades de Deus com os nossos lábios, defendendo o nome do Senhor até mesmo, e principalmente, diante da morte!!!
Que sejamos nós, eu e você, os desbravadores desse tempo! Os que manterão as nossas lâmpadas de oração acessas por toda a noite! Vamos fazer de nossa oração algo tão imprescindível como a nossa respiração! E os céus manifestarão sobre nós raios límpidos da inauguração de um tempo novo, de visitação do Senhor sobre a nossa igreja!
Que seja assim!
Eu cito a seguir uma observação do evangelista Sammy Tippit, um pastor que, nessa época pastoreava na Alemanha, mas que tinha o seu coração missionário voltado para a Romênia.
"Em dezembro de 1989, eu estava visitando minha mãe, na época do Natal, e meu filho veio de onde ele estava assistindo tv e disse: "Pai, você precisa ver o que está passando. Alguma coisa está acontecendo na Romênia". Ao de investigarmos, soubemos que um pastor evangélico havia sido preso. Os crentes de todas as igrejas foram ao apartamento dele e fizeram um círculo ao redor, tentando evitar que o pastor fosse preso pela polícia secreta. A polícia secreta começou a incendiar a multidão, matando homens, mulheres e crianças inocentes."
"Quando o sangue dos mártires começou a correr nas ruas de Timisoara, houve um derramamento da ira de Deus sobre o maligno regime de Ceausescu e um derramamento da glória de Deus sobre Seu povo. Cerca de 200.000 pessoas reuniram-se na praça principal. Eles eram todos ateístas. Eles foram ensinados no ateísmo científico desde o jardim de infância até o doutorado universitário. Eles foram ensinados de que não havia Deus. O pastor da Primeira Igreja Batista ficou de pé perante a multidão e começou a pregar. Conforme ele pregava sobre a cruz de Jesus Cristo, uma dunamis tomou conta do lugar."
Eu fico abismado com o poder de Deus no derramamento de um espírito de avivamento sobre uma igreja que padece sob o peso do poder político vil e sanguinolento. Na realidade o grito que o governo romeno pensava ser possível manter preso de "liberdade" veio à tona quando o povo de Deus se pôs a orar e a se humilhar diante do Deus Eterno. É inimaginável o poder liberado pelo Senhor a um povo que se põe a orar para buscar a face de Deus, e a oração abre as torneiras do impossível para a igreja que busca marcar o seu tempo nesta geração!
Compartilhei com a nossa igreja no domingo que um grito "Jesus Vive!" pode sacudir as estruturas do inferno, e ouvindo hoje a mensagem do Rev. Hernandes Dias Lopes ele compartilhou que o grito na Romênia para ser mais preciso era "Deus Existe!". Sei que não importa os detalhes da frase, o que faz a diferença é o poder de Deus que está por detrás de uma fala que reivindica autoridade dos céus no governo dos homens! Eu creio que, como homens e mulheres de Deus temos precisado de uma forma bem mais ousada nestes tempos de hoje proclamarmos verdades de Deus com os nossos lábios, defendendo o nome do Senhor até mesmo, e principalmente, diante da morte!!!
Que sejamos nós, eu e você, os desbravadores desse tempo! Os que manterão as nossas lâmpadas de oração acessas por toda a noite! Vamos fazer de nossa oração algo tão imprescindível como a nossa respiração! E os céus manifestarão sobre nós raios límpidos da inauguração de um tempo novo, de visitação do Senhor sobre a nossa igreja!
Que seja assim!
sábado, 28 de fevereiro de 2009
O AVIVAMENTO COMO UMA INUNDAÇÃO!
"No fundo, um verdadeiro avivamento é simplesmente um maior amor, uma dependência mais profunda e uma intimidade total com o próprio Deus". (Gregory Frizzell)
Na realidade o avivamento é o tempo de Deus mexer com as estruturas de uma igreja fria, apática e acomodada. Um avivamento costuma dispor os crentes a uma entrega maior e irrestrita ao senhorio de Jesus, onde as pessoas são intensamente tocadas a ganhar almas para o Reino de Deus e outras tantas são tocadas a buscarem relacionamentos redentivos com pessoas crentes. Em suma, no avivamento os vinculos da comunhão são firmados e a comunhão entre os santos estabelece-se no prisma do quebrantamento e da humildade.
Recentemente li o livro de C.J. Mahaney, o "Humildade", em que ele apropriadamente disse que quando tivéssemos alguma dificuldade com o orgulho inchado no coração deveríamos olhar para a cruz, isso porque é impossível ser vaidoso diante da cruz!
A cruz nos desnuda e coloca diante de nossa existência patética o nosso próprio limite. Por essa razão cunhei a frase o avivamento como uma inundação. Além de eu ter vivido isso em nosso último dia de Retiro desse ano, quando uma enchente nos surpreendeu na casa onde estavámos, levando-nos a uma atmosfera de destruição e sustos indescritíveis, me veio à mente uma fala de Gregory Frizzel que destaco agora:
“Você já experimentou o poder de um rio caudaloso, transbordante?...Quando uma enchente ocorre, todas as atividades normais cessam e vidas são mudadas pra sempre....Considere um evento tão grande que mudaria para sempre seus relacionamentos e o mundo.... Estou falando da varredura do derramamento de um avivamento, da manifestação da presença do próprio Deus. (Isaías 44:3; Atos 2:1-2)"
Esse é o avivamento que eu sonho para este tempo, que seja como uma inundação feroz e implacável, mas que venha do alto para despertar o sonolento povo de Deus nesta época onde as tragédias se avolumam, e muitos ficam de um lado e do outro perguntando "por que?" ao invés de "para que?".
Termino com uma ilustração que achei preciosa de um artigo de Franklin Ferreira:
Sob o reinado de Maria Tudor, a sanguinária, muitos ministros e bispos foram queimados na estaca, a ponto disto ter se tornado um evento comum. Charles Spurgeon, o grande pastor batista vitoriano, relatou a seguinte história aos alunos de sua Escola de Pastores. Durante o reinado de Maria Tudor, um homem notou um grande número de pessoas viajando, logo ao amanhecer, na estrada de Smithfield, um lugar geralmente usado para as execuções. Ficou imaginando o que traria um tão grande número de pessoas à rua, fora de suas casas, àquela hora do dia. Então perguntou a um homem que passava: “Para onde estão indo vocês?” Ao que respondeu o homem: “Estamos indo a Smithfield, para ver o nosso pastor ser queimado”. Estão lhes disse: “Porque desejam ver tal coisa? Que proveito isso lhes trará?” Responderam: “Vamos ver o nosso pastor ser queimado para aprendermos o caminho”.
Na realidade o avivamento é o tempo de Deus mexer com as estruturas de uma igreja fria, apática e acomodada. Um avivamento costuma dispor os crentes a uma entrega maior e irrestrita ao senhorio de Jesus, onde as pessoas são intensamente tocadas a ganhar almas para o Reino de Deus e outras tantas são tocadas a buscarem relacionamentos redentivos com pessoas crentes. Em suma, no avivamento os vinculos da comunhão são firmados e a comunhão entre os santos estabelece-se no prisma do quebrantamento e da humildade.
Recentemente li o livro de C.J. Mahaney, o "Humildade", em que ele apropriadamente disse que quando tivéssemos alguma dificuldade com o orgulho inchado no coração deveríamos olhar para a cruz, isso porque é impossível ser vaidoso diante da cruz!
A cruz nos desnuda e coloca diante de nossa existência patética o nosso próprio limite. Por essa razão cunhei a frase o avivamento como uma inundação. Além de eu ter vivido isso em nosso último dia de Retiro desse ano, quando uma enchente nos surpreendeu na casa onde estavámos, levando-nos a uma atmosfera de destruição e sustos indescritíveis, me veio à mente uma fala de Gregory Frizzel que destaco agora:
“Você já experimentou o poder de um rio caudaloso, transbordante?...Quando uma enchente ocorre, todas as atividades normais cessam e vidas são mudadas pra sempre....Considere um evento tão grande que mudaria para sempre seus relacionamentos e o mundo.... Estou falando da varredura do derramamento de um avivamento, da manifestação da presença do próprio Deus. (Isaías 44:3; Atos 2:1-2)"
Esse é o avivamento que eu sonho para este tempo, que seja como uma inundação feroz e implacável, mas que venha do alto para despertar o sonolento povo de Deus nesta época onde as tragédias se avolumam, e muitos ficam de um lado e do outro perguntando "por que?" ao invés de "para que?".
Termino com uma ilustração que achei preciosa de um artigo de Franklin Ferreira:
Sob o reinado de Maria Tudor, a sanguinária, muitos ministros e bispos foram queimados na estaca, a ponto disto ter se tornado um evento comum. Charles Spurgeon, o grande pastor batista vitoriano, relatou a seguinte história aos alunos de sua Escola de Pastores. Durante o reinado de Maria Tudor, um homem notou um grande número de pessoas viajando, logo ao amanhecer, na estrada de Smithfield, um lugar geralmente usado para as execuções. Ficou imaginando o que traria um tão grande número de pessoas à rua, fora de suas casas, àquela hora do dia. Então perguntou a um homem que passava: “Para onde estão indo vocês?” Ao que respondeu o homem: “Estamos indo a Smithfield, para ver o nosso pastor ser queimado”. Estão lhes disse: “Porque desejam ver tal coisa? Que proveito isso lhes trará?” Responderam: “Vamos ver o nosso pastor ser queimado para aprendermos o caminho”.
sábado, 21 de fevereiro de 2009
NUNCA PARE DE ORAR!
“com toda a oração e súplica, orando em todo o tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, ...” (Efésios 6.18)
Parece-me, de modo assim bem claro, que vivemos o tempo de Deus para o nosso despertamento espiritual no que diz respeito á nossa vida de oração. Na oração encontramos o coração de Deus e sintonizamos nossa vontade finita com a vontade absoluta dEle.
E agora? O que fazer para desenvolver uma vida poderosa de oração?
(1) Ore para ter o poder do Espírito Santo.
Você nunca terá poder na sua vida se não orar, não buscar de verdade a abundância de uma vida de entrega ao Senhor. John Stott disse: "Antes de mandar a igreja para o mundo, Cristo mandou o Espírito para a igreja. A mesma ordem precisa ser observada hoje". E o Espírito nos advém como cumprimento da promessa do Senhor Jesus em Atos 1.8: “e ser-me-eis testemunhas ao descer sobre vós o Espírito Santo...”! Não é coincidência o fato de que essa exortação do Senhor Jesus culminou na obediência dos discípulos em ficar em Jerusalém em oração “até que” o Espírito Santo fosse manifestado (Atos 2)!
(2) Ore para aumentar sua expectativa da vinda do Senhor Jesus.
Estamos vivendo nos dias em que o aparecimento do anticristo será assistido. Estes são os anos em que o Senhor levantará uma igreja preparada para o encontro final. Não podemos recuar em nosso afastamento total do espírito desse mundo e a aproximação final com os valores do Reino de Deus em nós! Um conselho: pare de tentar dialogar com o mundo! O crente que não atrai a oposição do mundo é porque do mundo ele ainda é!
(3) Ore para empregar sua vida para a causa missionária.
Quando perguntaram a Carlos Studd, que deixou a Inglaterra e abriu mão da sua fama e riqueza para ser missionário na China, Índia e África, o porquê de tanto sacrifício, ele respondeu: "Se Jesus Cristo é Deus e deu a sua vida por mim, então não há sacrifício tão grande que eu não possa fazer por amor a ele". Outro conselho: pare de viver para você mesmo, assuma o compromisso de contribuir para a plantação de nossa congregação em Taquara, seja generoso em suas ofertas missionárias e guerreie com o Senhor pela salvação entre todos os povos da terra!
É por ai, e saiba que: não tem como ser crente de outro modo!
Um abração.
Parece-me, de modo assim bem claro, que vivemos o tempo de Deus para o nosso despertamento espiritual no que diz respeito á nossa vida de oração. Na oração encontramos o coração de Deus e sintonizamos nossa vontade finita com a vontade absoluta dEle.
E agora? O que fazer para desenvolver uma vida poderosa de oração?
(1) Ore para ter o poder do Espírito Santo.
Você nunca terá poder na sua vida se não orar, não buscar de verdade a abundância de uma vida de entrega ao Senhor. John Stott disse: "Antes de mandar a igreja para o mundo, Cristo mandou o Espírito para a igreja. A mesma ordem precisa ser observada hoje". E o Espírito nos advém como cumprimento da promessa do Senhor Jesus em Atos 1.8: “e ser-me-eis testemunhas ao descer sobre vós o Espírito Santo...”! Não é coincidência o fato de que essa exortação do Senhor Jesus culminou na obediência dos discípulos em ficar em Jerusalém em oração “até que” o Espírito Santo fosse manifestado (Atos 2)!
(2) Ore para aumentar sua expectativa da vinda do Senhor Jesus.
Estamos vivendo nos dias em que o aparecimento do anticristo será assistido. Estes são os anos em que o Senhor levantará uma igreja preparada para o encontro final. Não podemos recuar em nosso afastamento total do espírito desse mundo e a aproximação final com os valores do Reino de Deus em nós! Um conselho: pare de tentar dialogar com o mundo! O crente que não atrai a oposição do mundo é porque do mundo ele ainda é!
(3) Ore para empregar sua vida para a causa missionária.
Quando perguntaram a Carlos Studd, que deixou a Inglaterra e abriu mão da sua fama e riqueza para ser missionário na China, Índia e África, o porquê de tanto sacrifício, ele respondeu: "Se Jesus Cristo é Deus e deu a sua vida por mim, então não há sacrifício tão grande que eu não possa fazer por amor a ele". Outro conselho: pare de viver para você mesmo, assuma o compromisso de contribuir para a plantação de nossa congregação em Taquara, seja generoso em suas ofertas missionárias e guerreie com o Senhor pela salvação entre todos os povos da terra!
É por ai, e saiba que: não tem como ser crente de outro modo!
Um abração.
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
E QUANDO A FOLIA ACABAR?
"Alegra-te, mancebo, na tua mocidade, e anime-te o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas Deus te trará a juizo." (Eclesiastes 11.9)
O carnaval, uma tradição portuguesa que nos veio como herança colonizadora, é inspirada em festejos grego-romanos onde a sátira, o deboche e a superficialidade eram expostos em praças públicas, com requintes de escárnio e nudismo explicito.
É fato que, popularmente ela é chamada de "festa da carne", mas há quem diga de que ela vem do latim "car" + "navales", que seria algo em torno de "carro em forma naval", uma alusão clara aos conhecidos carros alegóricos que carrega multidões em delírio com melodias frenéticas e jargões popularescos!
No Brasil essa festa casou com a cultura do nosso povo marcada por desprezo em relação ao trabalho (daí se dizer que as coisas só começam a andar no Brasil depois do Carnaval) e também com a conhecida "malandragem" no gosto pelo fácil duvidoso, por uma sensualidade gritante e também um certo "remelexo" para lidar com as tragédias existenciais do dia a dia!
As drogas são reprimidas durante o ano, mas no Carnaval elas são liberadas... nos "lança-perfumes" e também nos espaços frequentados por usuários de todos os lugares e gostos diversos! Na realidade todos fecham seus olhos criticos, toda a propaganda de consciência se esvai e como resultado temos também a inserção de milhares de seres humanos ao "habitat do mal", das drogas e do consumo desenfreado de álcool. Uma lástima!
Os limites de tratamento cavalheresco em relação ao sexo oposto também entra de recesso no período do carnaval. Os encontros de "amor" se dão em carros, vias expressas, arquibancadas, esquinas, becos, enfim... qualquer lugar é lugar de homens e mulheres extravassarem seus lados animalescos e eminentemente prostituidos em seus valores humanos! Daqui a nove meses nascerão "filhos do acaso", crianças que serão taxadas de acidentes, e serão marcas de adultérios, fornicações e demais encontros obscuros da carnalidade humana. Uma lástima!
No carnaval assistimos também uma gastança desenfreada do dinheiro público em shows superfaturados e pagos com o erário público com o mesmo pudor das "rainhas das baterias" das Escolas de Samba, isso é, nenhum! Os políticos abrem suas torneiras orçamentárias, frequentam camarotes desta ou daquela marca de cerveja e pasmem, já tivemos no Brasil um presidente que ficou o tempo todo do lado de uma modelo sem calcinha! Afinal de contas, é Carnaval. Tudo pode! Uma lástima!
Enquanto isso, no mundo dos mortais com alma, temos famílias sendo estraçalhadas pelo drama dos filhos que começaram a usar drogas na festa desse ano; filhas que vão ter de se explicar porque engravidaram sem ao menos terem apresentado seus respectivos namorados aos pais e também os políticos vão ter de "tampar os rombos" das suas máquinas administrativas e não terão de se explicar (isso porque o povo entende, afinal de contas foi carnaval...) por que não se tem remédios nos postos ou os exames têm de ser tão demorados assim! Uma lástima!
É assim. Mas não tem de ser assim! O texto de Eclesiastes é claro: Deus vai trazer tudo a juizo! Endireite a sua vida meu queridão e queridona! Não seja um pigmeu no pensamento. Pare com isso de pensar pela cabeça dos outros! Carnaval é festa para quem não tem personalidade e por isso precisa de uma máscara para curtir um tempo legal! Legal e inteligente é quem, de cara limpa, curte a vida, como uma benção vinda do próprio Deus.
A verdadeira alegria não está dentro do homem, está fora dele, e encontramos em Jesus, aquele que transforma o nosso carnaval de vida, em vida de verdade e em abundância. (João 10.10)
Fique com Deus. E depois não diga que não avisei! Estou para lhe ajudar a ter uma vida diferente, que tal juntos pedirmos a Deus que oriente a sua vida para uma caminhada mais saudável e plena de significado?
O carnaval, uma tradição portuguesa que nos veio como herança colonizadora, é inspirada em festejos grego-romanos onde a sátira, o deboche e a superficialidade eram expostos em praças públicas, com requintes de escárnio e nudismo explicito.
É fato que, popularmente ela é chamada de "festa da carne", mas há quem diga de que ela vem do latim "car" + "navales", que seria algo em torno de "carro em forma naval", uma alusão clara aos conhecidos carros alegóricos que carrega multidões em delírio com melodias frenéticas e jargões popularescos!
No Brasil essa festa casou com a cultura do nosso povo marcada por desprezo em relação ao trabalho (daí se dizer que as coisas só começam a andar no Brasil depois do Carnaval) e também com a conhecida "malandragem" no gosto pelo fácil duvidoso, por uma sensualidade gritante e também um certo "remelexo" para lidar com as tragédias existenciais do dia a dia!
As drogas são reprimidas durante o ano, mas no Carnaval elas são liberadas... nos "lança-perfumes" e também nos espaços frequentados por usuários de todos os lugares e gostos diversos! Na realidade todos fecham seus olhos criticos, toda a propaganda de consciência se esvai e como resultado temos também a inserção de milhares de seres humanos ao "habitat do mal", das drogas e do consumo desenfreado de álcool. Uma lástima!
Os limites de tratamento cavalheresco em relação ao sexo oposto também entra de recesso no período do carnaval. Os encontros de "amor" se dão em carros, vias expressas, arquibancadas, esquinas, becos, enfim... qualquer lugar é lugar de homens e mulheres extravassarem seus lados animalescos e eminentemente prostituidos em seus valores humanos! Daqui a nove meses nascerão "filhos do acaso", crianças que serão taxadas de acidentes, e serão marcas de adultérios, fornicações e demais encontros obscuros da carnalidade humana. Uma lástima!
No carnaval assistimos também uma gastança desenfreada do dinheiro público em shows superfaturados e pagos com o erário público com o mesmo pudor das "rainhas das baterias" das Escolas de Samba, isso é, nenhum! Os políticos abrem suas torneiras orçamentárias, frequentam camarotes desta ou daquela marca de cerveja e pasmem, já tivemos no Brasil um presidente que ficou o tempo todo do lado de uma modelo sem calcinha! Afinal de contas, é Carnaval. Tudo pode! Uma lástima!
Enquanto isso, no mundo dos mortais com alma, temos famílias sendo estraçalhadas pelo drama dos filhos que começaram a usar drogas na festa desse ano; filhas que vão ter de se explicar porque engravidaram sem ao menos terem apresentado seus respectivos namorados aos pais e também os políticos vão ter de "tampar os rombos" das suas máquinas administrativas e não terão de se explicar (isso porque o povo entende, afinal de contas foi carnaval...) por que não se tem remédios nos postos ou os exames têm de ser tão demorados assim! Uma lástima!
É assim. Mas não tem de ser assim! O texto de Eclesiastes é claro: Deus vai trazer tudo a juizo! Endireite a sua vida meu queridão e queridona! Não seja um pigmeu no pensamento. Pare com isso de pensar pela cabeça dos outros! Carnaval é festa para quem não tem personalidade e por isso precisa de uma máscara para curtir um tempo legal! Legal e inteligente é quem, de cara limpa, curte a vida, como uma benção vinda do próprio Deus.
A verdadeira alegria não está dentro do homem, está fora dele, e encontramos em Jesus, aquele que transforma o nosso carnaval de vida, em vida de verdade e em abundância. (João 10.10)
Fique com Deus. E depois não diga que não avisei! Estou para lhe ajudar a ter uma vida diferente, que tal juntos pedirmos a Deus que oriente a sua vida para uma caminhada mais saudável e plena de significado?
Assinar:
Postagens (Atom)