segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

POR QUE EU CREIO NO RETORNO DAS OVELHAS!

"Sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis que se levanta do mar uma nuvem, do tamanho da mão dum homem. Então disse Elias: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça. E sucedeu que em pouco tempo o céu se enegreceu de nuvens e vento, e caiu uma grande chuva. E Acabe, subindo ao carro, foi para Jizreel. E a mão do Senhor estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até a entrada de Jizreel." (I Reis 18.44-46)

O que tenho percebido de Deus fazendo em nossa igreja neste fim de ano tem sido para mim de assombro. São famílias que, reconhecendo a necessidade da mão de Deus sobre a vida deles têm se rendido diante do Eterno na consciência de que somos "ovelhas do seu pastoreio".

Tenho exposto o Evangelho de João já há mais de ano em nossa igreja em um projeto que tem alcançado o meu coração de um regozijo espiritual sem tamanho. E nesses últimos três domingos tenho exposto o capítulo 10 até o verso 30. Como não prego mais em João esse ano (devido ao dia da Bíblia, terceiro domingo do Advento e último domingo do ano que pretendo ter mensagens alusivas à essas ênfases!) posso perfeitamente neste artigo pontuar porque eu creio em um avivamento em nosso meio, ao menos vislubrando gotas somente.

(a) Porque as ovelhas que são de Jesus compreendem o acesso direto que Ele tem em relação às suas vidas.

Jesus entra no aprisco, e o faz pela porta (ele mesmo é a porta) e se identifica com as suas ovelhas num sibilar caracteristico que afugenta as que não são suas e aproxima ternamente as que lhe pertece! Soube em minhas leituras que certa feita um andarilho escocês trocou de roupa com um pastor de Jerusalém e procurou guiar as ovelhas dele, mas se deu muito mal! Isto porque as ovelhas seguem a voz do pastor e não as suas roupas!

Repare que, Jesus nunca deixará de reconhecer uma ovelha que seja sua, dada pelo Pai aos seus cuidados pastorais. Trata-se de uma questão de honra para o Senhor Jesus atrair para si aqueles que o Senhor tem chamado desde a fundação do mundo! Ele não perderá nenhuma.... absolutamente nenhuma!

(b) Porque Jesus é um pastor perfeito, nobre, belo e está disposto a dar a sua vida em prol do bem estar das ovelhas.

O que me admira na figura do pastor de ovelhas (e eu aprendi um pouco na leitura do livro da Ed. Betânia, "nada me faltará") é a dedicação que ele tem ao seu rebanho. É incrível: ele recolhe as ovelhas ao aprisco à noitinha, dorme junto à porta para evitar a fuga de algumas e a entrada de lobos e outros predatores. Ele passava a vara sobre a pele da ovelhinha para perceber se ela não havia sido alvo de moscas e outros vermífugos, enfim, havia um cuidado todo especial. Sem contar na contagem de todas elas, e na iminência da ausência de uma, a atitude que se esperava era justamente a saida amorosa em busca da perdida (Lucas 15).

Comenta São Gregório Magno (vi isso numa homília católica exposta em um site) que os bons e os maus pastores não se distinguem, quase, nos tempos de tranquilidade, mas somente quando vem o lobo. Porque o bom pastor enfrenta o lobo, enquanto o mau o deixa agir livremente, ou foge dele.

(c) Porque Jesus é alguém que conduzirá todas as suas ovelhas na formação de um só rebanho sob o seu pastoreio singular.

O grande sonho de Jesus persiste e se realizará no eschaton (no tempo aprazado divino de sua intervenção em nossa história para precipitar o fim desta era e o início de seu governo estendido sob toda a terra!) que é justamente o de reunir todas as ovelhas que lhe foram predestinadas pelo Pai.

Mattew Henry comenta que isso acontecerá porque tais ovelhas são escolhidas de Deus e são entregues a Cristo nos conselhos do amor divino, desde a eternidade. Essa eleição amorosa me faz lembrar de um hino agora, "se isso não for amor", de Altacir Brum:

Deixou o esplendor de sua glória
Para vir a este mundo aqui
Estava só e ferido no Golgota
Para dar sua vida por mim

Se isto não for amor o céu não é real
Não há estrelas no céu
As andorinhas não voam mais
Se isto não for amor o oceano secou
Tudo perde o valor se isto não for amor

Mesmo na morte lembrou-se
De um ladrão que a seu lado estava
Com amor e ternura falou-lhe
Ao paraíso comigo irás.

(d) Porque Jesus é alguém que preservará as suas ovelhas em sua potente mão com o auxílio a mão do Deus Pai e o sustento amoroso do Espírito Santo.

Há uma conspiração santa da trindade divina para lhe preservar. Isso porque você é precioso, não por seus próprios e encardidos méritos, mas porque você foi alcançado pela graça divina. Tenho dito e repetido: enquanto o coração humano não possuir a graça de Deus, ele sempre será desprezivo em relação ao evangelho!

A fé não nasce na lógica humana, é fruto de uma intervenção sobrenatural do Espirito Santo de Deus. Não adianta tentar lidar com o cristianismo com os compêndios da sabedoria humana servindo de guia. A fé não é ilógica, mas ela é "a-lógica", vai além do pensamento cartesiano de causa e efeito, e somente os que são do Senhor serão preservados em meio a este mundo que depõe em seus valores com os princípios revelados por Deus nas Sagradas Escrituras.

Fico feliz em saber que você teve sua vida marcada nesse ano, com a Palavra do Senhor Deus e desejo, de todo o meu coração que seu coração rendido ao trono de Deus, venha a partir desse tempo denominado HOJE, lhe inspirar a ser nova criatura, no poder o Espírito Santo de Deus para que, em sua vida, o melhor de Deus seja possível, por graça e misericórdia de quem, como seu pastor, jamais lhe abandonou: o Senhor Jesus!

Vamos estar juntos no fim de 2008 e início de 2009. Deus nunca desistirá de você!

Nenhum comentário: